A devoção as Chagas de Cristo

Tempo de Leitura 4 Minutos

A devoção as Chagas de Cristo é muito antiga e tradicional, pois ela iniciou não por atitude humana mas Divina. Foi o Pai quem determinou que o Filho deveria sofrer na carne a sua Paixão, e por suas Chagas de Amor nos curar e libertar de todo mal, e na Cruz do Madeiro nos resgatar.

“5.Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.

Isaías, 53.

Jesus aceitou sofrer em seu Corpo os golpes e açoites por amor a cada um de nós, sim, foi por amor a humanidade, para nossa salvação que Ele sendo Deus, se deixou ferir.

Na história da Igreja vemos que muitos santos e misticos que tiveram experiências sobrenaturais com nosso Senhor a respeito de Sua Paixão, há alguns Cristo trouxe revelações nesse sentido e á outros esta manifestações foram visiveis em seus corpos, o que chamamos de estigmas.

Á Santa Brigida por exemplo, Jesus revela o número exato de Chagas que recebeu durante sua Paixão:

“Recebi em todo o Meu Corpo 5.480 golpes. Se desejais honrar as chagas que eles Me produziram, mediante uma veneração particular, deveis recitar 15 Pai-Nossos e 15 Ave-Marias, acrescentando as seguintes orações, durante um ano inteiro; quando o ano terminar, tereis prestado homenagem a cada uma das Minhas Chagas.

As cinco Chagas de Cristo

As Cinco Chagas de Cristo, são aquelas feridas sofridas durante a crucificação, sendo nas duas mãos, nos dois pés e no lado (coração) ferido com a lança, de onde jorrou Sangue e Água.

Na Vigilia Pascal, quando o sacerdote crava os 5 grãos de incenso no Cirio Pascal, ali esta fazendo memória as 5 Chagas de Cristo, o Cirio representa Cristo.

“Como olho eu para o crucifixo? Como uma obra de arte, para ver se é bonito ou não? Ou olho para dentro, entro nas chagas de Jesus até ao seu coração? Olho o mistério de Deus aniquilado até à morte, como um escravo, como um criminoso?

Não vos esqueçais disto: olhar para o crucifixo, mas olhar dentro dele. Há esta bela devoção de recitar um Pai-Nosso por cada uma das cinco chagas: quando rezamos aquele Pai-Nosso, tentemos entrar através das chagas de Jesus dentro, dentro, precisamente do seu coração. E ali aprendemos a grande sabedoria do mistério de Cristo, a grande sabedoria da cruz.

…”Vai rumo às suas chagas, entra, contempla; vê Jesus, mas a partir de dentro.

Papa Francisco, no ângelus de 18 de março de 2018

A Virgem Santissima foi a primeira a contemplar as Chagas de Amor de Seu Filho Amado, quando Jesus é descido do Madeiro Ela o acolhe e envolve em seus braços. Conheça mais sobre as 7 dores de Nossa Senhora clicando aqui.

“Quereis conhecer o poder do Sangue de Cristo? Repara de onde começou a correr e de que fonte brotou”

São João Crisóstomo,

A Chaga do Ombro de Nosso Senhor

Jesus revela a São Bernardo de Claraval sobre esta Chaga de Seu ombro, que é desconhecida dos homens:

“Eu tinha uma ferida no ombro, em que havia carregado a Cruz, e esta ferida era mais dolorosa que as outras. Os homens não fazem menção dela, porque lhes é desconhecida. Honrai-a, pois, e Eu vos concederei tudo o que me pedirdes por sua virtude. Todos aqueles que a venerarem, obterão a remissão dos seus pecados veniais e graças eficazes para alcançar o perdão dos pecados mortais que tiverem cometido”.

Fato curioso é que São João Paulo II quando se encontrou com São Padre Pio, ouviu da boca dele ao perguntar sobre qual de seus ferimentos causava maior dor. Vale aqui lembrarmos que São Padre Pio recebeu em seu corpo as marcas da Paixão, os estigmas.

Que a paixão de Cristo esteja sempre esculpida na tua mente e no teu coração!” (São Padre Pio)

Como eu e você, Padre Wojtyla esperava que Padre Pio dissese que sua ferida mais dolorosa era a do peito, mas para sua surpresa, em vez disso Padre Pio respondeu: “É o meu ferimento no ombro, que ninguém conhece e nunca foi curado ou tratado”.

40 anos após a morte de Padre Pio, em 2008 o autor Frank Rega escreveu:

Uma vez em Padra, tinha confiado ao irmão Modestino Fucci, agora o porteiro no convento de Padre Pio em San Giovanni Rotondo, Itália,que suas maiores dores ocorreram quando ele mudou de veste. Irmão Modestino, como Padre Wojtyla, pensou que o Padre Pio estava se referindo às dores do ferimento no peito.

Então, no dia 04 de fevereiro de 1971, foi atribuído ao irmão Modestino a tarefa de fazer um inventário de todos os itens do falecido padre na cela do convento, e também os seus pertences nos arquivos. Naquele dia, ele descobriu que em uma das vestes do Padre Pio tinha um círculo de mancha de sangue na área do ombro direito

“Pai Eterno, eu vos ofereço as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas das nossas almas”;

“Põe a tua mão no meu lado…”

Após a crucificação Cristo apareceu aos apóstolos, e narra o Evangelho que São Tomé não estava presente e duvidou que Jesus havia aparecido aos seus irmãos.

“25.Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor”. Mas ele replicou-lhes: “Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!”.”

São João, 20.

Veja, Tomé queria tocar nas Chagas de nosso Senhor para que assim acreditasse. Então, novamente Jesus se coloca no meio deles e diz a Tomé:

“26.Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!”. 27.Depois disse a Tomé: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”. 28.Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”.”

São João, 20.

Não seria por acaso que nosso Senhor em Sua Infinita Sabedoria e Misericórdia disse a Tomé para tocar em sua Chagas.

Nós temos a Graça de crer sem termos visto, mas podemos tocar diariamente as Chagas de Nosso Senhor com nossa oração, e ao comungar não apenas tocamos Nele, mas Ele mesmo vem em encontro a nossa fraqueza e nos cura.

“Meu Jesus, perdão e misericórdia pelos méritos das Vossas Santas Chagas”.