Ainda existe esperança para nós?

Tempo de Leitura 4 Minutos

“Este é um livro precioso: escrito por um santo, meditado pelos santos, e que possui a bela missão de formar os santos de Deus”

Tratado da Verdadeira Devoção á Santíssima Virgem Maria (TVD).

Neste últimos tempos em que vemos a humanidade caminhando a passos largos para o abismo, a sociedade vivendo longe dos valores cristãos, éticos e morais, longe de Deus, onde praticamente todos os dias ouvimos histórias de pessoas que tiraram as suas próprias vidas ou que tiveram suas vidas ceifadas pela violência, famílias destruídas, crianças abortadas, catástrofes, muitas vezes nos perguntamos: – Onde está Deus? ou ainda – Será que tem jeito para este mundo? Será que a minha vida tem jeito? Será que ainda existe salvação?

É possível afirmarmos que neste exato momento existem pessoas fazendo essas mesmas perguntas dentre tantas outras pois talvez encontram-se em situações de desesperança.

É fato que se olharmos para o mundo e para tudo aquilo que a grande mídia faz questão de noticiar todos os dias  (e quanto maior a tragédia mais exploram repetindo por diversas vezes a mesma noticia exibida de forma sensacionalista) podemos cair na desesperança, mas hoje gostaria de chamar a sua atenção para outro angulo da história pois infelizmente nós temos a tendência de pararmos o nosso olhar para aquilo que é negativo e acabamos não percebendo a ação de Deus ao nosso redor.

Quantas pessoas que você conhece que já perderam a esperança de que dias melhores estão por vir? Que até já perderam o sentido da vida e caíram em um vazio existencial? Talvez você me responda: – Muitas pessoas não é mesmo?

A verdade é que estamos sendo envenenados com desesperança e falta de fé a todo instante através da  quantidade massiva de informações que recebemos á cada instante através dos meios de comunicação e mídias sociais que chamam sempre a nossa atenção para a “desgraça”, é claro que temos problemas no mundo mas será que tudo que vemos e ouvimos é realmente real? O mundo é totalmente mal? As pessoas são todas más?

Se olharmos para história da Igreja veremos quantos santos que nasceram em cenários tão tensos ou até “piores” que o nosso, mas que de alguma forma souberam olhar além daquela realidade que lhe apresentavam e puderam tocar naquilo que os outros não conseguiam ver.

Mas e nós para onde estamos olhando?

Disse que isto acontecerá especialmente no fim do mundo, e em breve. Porque o Altíssimo e sua Santa Mãe devem suscitar grandes santos, que ultrapassarão tanto em santidade a maior parte dos outros santos, quanto os cedros do Líbano excedem os arbustozinhos… 

TVD 47

Apoiados neste pequeno trecho do Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria é preciso buscarmos a santidade de forma ativa na prática no ordinário do dia-á-dia em um tempo em que até mesmo dentro da Igreja muitos já não acreditam na santidade, ou pouco se fala ou se prega a cerca da santidade.

Não é a toa que o Papa Francisco escreveu recentemente uma exortação apostólica chamada Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e exultai) falando sobre o chamado a santidade no mundo atual onde ele vai discorrendo pelo tema belamente falando da santidade de forma prática.

A santidade é o rosto mais belo da Igreja…

…todos os fiéis, seja qual for a sua condição ou estado, são chamados pelo Senhor à perfeição do Pai, cada um por seu caminho…

…uma pessoa não deve desanimar quando contempla modelos de santidade que lhe parecem inatingíveis. Há testemunhos que são úteis para nos estimular e motivar, mas não para procurarmos copiá-los…

Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra…

Gaudete et Exsultate – Papa Francisco 

As vezes pensamos santidade como algo inatingível para nós pois nos comparamos com os grandes santos e ai esta o erro pois muitas vezes tentamos imitá-los porem não é ai que esta a vontade de Deus de para nós pois a vontade de Deus para nós é que sejamos nós mesmos, do jeito que Ele nos criou, que sim tenhamos bons exemplos como os santos mas não para que os imitemos mas para que eles nos ajudem a descobrirmos o caminho que o Senhor criou para nós, a nossa via de santificação. 

Mas como?

A humanidade nunca possuiu tanto entretenimento a sua disposição, tanta diversão e ao mesmo tempo foi tão vazia, nunca tivemos tanta informação nas mãos e ao mesmo tempo ser tão desinformados das coisas do alto estamos como que hipnotizados por tantas promessas e propostas deste mundo como Adão e Eva no Paraíso encantados com o fruto proibido no Paraíso.

Precisamos detectar os grandes inimigos da santidade e nos afastarmos deles com todas as nossas forças, e ao passo que vamos nos afastando destes inimigos vamos nos aproximando do Grande Amigo, Cristo, é preciso esforço de nossa parte mas isto só será possível pela Graça de Deus, pela força do Espirito Santo pois é Ele que nos faz santos como nos ensina Santo Agostinho: “Deus convida você a fazer o que pode e a pedir o que não pode“, não podemos gerar santidade mas podemos e devemos pedir.

“Como fazer para chegar a ser um bom cristão?”

A resposta é simples, é necessário fazer aquilo que Jesus disse no sermão das bem-aventuranças.

Gaudete et Exsultate – Papa Francisco 

Para nós que somos católicos devemos sempre recorrer a forma dos santos Forma Dei Nossa Senhora pois é nos entregando totalmente a Jesus por Suas Mãos que poderemos chegar a santidade, e Ela como Mestra e Rainha nos ensinará a fazer tudo aquilo que Ele nos disser, quem melhor que Aquela que carregou o menino Deus em seu ventre, que o viu caminhar, que o ensinou a falar as primeiras palavras, é certo disser que a Mãe entende e sabe o que o Filho espera de nós, Quer ser santo? Inicie com uma devoção fervorosa pela Virgem Maria pois através desta devoção Ela te conduzirá a Jesus pois ninguém melhor recebeu o Senhor senão Ela, não tenha medo ou receio, neste tempo O Senhor deseja levantar santos para a Igreja pelas Mãos de Maria Santíssima.