Anjos das Nações, rogai por nós!

Tempo de Leitura 4 Minutos

Assim como nós homens possuimos um Anjo da Guarda, as Nações também possuem um Anjo Custódio. Encontramos esta fundamentação tanto nas Sagradas Escrituras quanto na Tradição da Igreja.

Santo Tomás de Aquino o doutor angélico, escreveu um Tratado sobre os Anjos na Suma Teológica, e nos ensina a respeito disso.

“… Principados, que são os primeiros na execução dos ministérios divinos, por presidirem ao governo dos povos e dos reinos,que é o primeiro e o principal dos ministérios divinos, porque o bem do povo é mais divino que o de um só homem. E por isso, diz a Escritura: O príncipe do reino dos Persas resistiu-me

Art. 6, Suma Teológica

Lemos no Antigo Testamento no livro do profeta Daniel, 12,1, que São Miguel Arcanjo era o Anjo Custódio de Israel, o povo escolhido. Hoje nós somos o povo eleito, por isso podemos afirmar que Ele é o Protetor da Santa Igreja Católica, e devemos clamar a sua intercessão sobretudo nestes tempos que estamos vivendo.

Assim como Ele bratou no céu: “Quem como Deus?” quando Lucifer tentou influenciar e enganar os outros anjos, assim também neste tempo São Miguel se levantará.

“Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo”. (Dn 12,1).

Em Fátima, na segunda aparição o Anjo diz aos pastorinhos:

“Que fazeis? Orai, orai muito. Os corações santíssimos de Jesus e de Maria, tem sobre vós desígnios de misericórdia… eu sou o Anjo da sua guarda, o anjo de Portugal”.

Veja o próprio anjo se apresenta como protetor daquela nação, logo podemos concluir que Deus em sua Infinita Misericórdia delegou Anjos para proteger cada nação.

O Anjo da Guarda do Brasil

Nossa nação passa por momentos dificeis, estamos travando um grande combate espiritual contra as forças das trevas e por isso devemos clamar com insistencia a intercessão do Anjo da Guarda do Brasil.

O Anjo da Guarda do Brasil é geralmente celebrado no dia 7 de setembro, embora não seja uma festa liturgica oficial, é uma bonita devoção e forma de pedimos auxilio do Anjo de Nossa Nação.

Na Revolução de 1930, alguns bispos se reuniram e pediram a intercessão de São Rafael Arcanjo consagrando o Brasil aos seus cuidados. O confronto sangrento durou 21 dias, e terminou no dia 24 de outubro, dia que era celebrado a festa do Arcanjo, que de 1921 até 1969 tinha uma festa oficial prevista no Calendário Romano Geral.

Atualmente celebramos no dia 29 de Setembro a festa dos Santos Arcanjos.

De Certo, não podemos afirma que São Rafael Arcanjo é o Anjo Custódio do Brasil, mas com certeza podemos sempre recorrer a sua poderosa intercessão.

Ele que derrotou Asmodeu, coloque em fuga todo espirito maligno que assola nossa nação.

Vence Jesus na Terra de Santa Cruz

Existe um imagem antiga que representa o Anjo do Brasil, não se sabe ao certo a origem dessa imagem, mas nela vemos o Anjo que trás em suas mãos uma cruz, fazendo referencia a Terra de Santa Cruz, e na outra mão trás a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Que nós voltemos a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora, voltemos a devoção do Santo Terço em familia, o Rosário, consagrando cada canto do nosso pais aos cuidados dos Céus.

Que eu e você, meu irmão profetizemos bençãos sobre nossa nação, e utilizemos nossas linguas para abençoa-la, quebrando assim toda maldição que mutias vezes nós próprios lançamos sobre este solo,

“23.Naquele dia, diz o Senhor, eu atenderei aos céus, e eles atenderão à terra. 24.A terra atenderá ao trigo, ao mosto e ao óleo, e estes atenderão a Jezrael. 25.Farei dele para mim uma terra bem semeada, usarei de misericórdia com Lo-Ruhama, e direi a Lo-Ami: “Tu és meu povo!”, e ele me dirá: “Vós sois meu Deus!”

Oséias, 2

Assim como os Anjos nos auxiliam na nossa caminhada rumo ao céu, auxiliando em nossa vocação, os Anjos de cada Nação auxiliam as nações a corresponderem a sua vocação diante de Deus, pois sim, cada nação tem um chamado dado por Deus, por isso oremos juntos com fé.

Que os Anjos do Senhor varram de nossa nação toda peste, corrupção, maldições, ideologias diabólicas, o pecado, o ódio, a divisão e estabeleça o Seu Senhorio em nossa terra.

Oração ao Anjo do Brasil

Santo Anjo do Brasil, vós fostes encarregado pelo PAI ETERNO de guardar esta Terra de Santa Cruz e ajudá-la a crescer e desenvolver-se conforme Seus desígnios benevolentes.

Nós cremos no vosso poder junto de DEUS e confiamos na vossa prontidão em socorrer-nos. Sede, pois, nosso guia para que cumpramos convosco a nossa missão no mundo.

Ajudai a Igreja no Brasil a anunciar CRISTO com franqueza e alegria e penetrar toda a sociedade com o fermento do Evangelho.

Afastai, com a força da Santa Cruz, todos os poderes inimigos que ameaçam o povo brasileiro. Unimos as nossas preces às vossas.

Apresentai-as diante do Trono de DEUS, para que, unidas ao sacrifício de JESUS, oferecido diariamente em nossos altares, alcancem aquelas graças que mais precisamos nesta hora de combate espiritual.

E guardai-nos, sempre debaixo do manto protetor de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Rainha, para que permaneçamos fiéis no caminho de JESUS, o único que nos conduz da terra ao Céu.

Lá na assembleia de todos os povos, unidos como uma só família de DEUS, louvaremos e agradeceremos convosco ao PAI Eterno, com seu FILHO e ESPÍRITO de Amor, por toda a eternidade.

Amém

Veja também…