As 7 dores de Nossa Senhora

Tempo de Leitura 7 Minutos

A Quaresma e sobretudo a Semana Santa nos chama á meditarmos com maior fervor a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, porém não há como separarmos a Paixão de Cristo, o seu Martírio Cruento das dores sofridas por sua e nossa Santíssima Mãe.

Maria Santíssima sofreu na alma aquilo que Cristo sofreu no Corpo, a ponto de São Bernardo de Claraval afirmar: “O que os cravos eram para o corpo de Jesus, para o coração de Maria era o amor… No mesmo tempo que Jesus sacrificava o corpo, a Mãe imolava a alma”.

Por isso unamos as nossas dores ao Imaculado Coração de Maria pedindo e clamando a Sua Poderosa intercessão.

O doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório nos ensina que Ela é a Rainha do Mártires:

Maria foi a Rainha dos Mártires por causa da duração e intensidade de suas dores

Mãe das dores

No livro Glórias de Maria, Santo Afonso Maria de Ligório nos ensina de forma maravilhosa sobre esta verdade que gostaria de aqui trabalhar com você.

-Vamos?

1ª Dor: Profecias de Simeão

“34.Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35.a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpas­sa­rá a tua alma.”

São Lucas, 2

Simeão ao tomar o Menino nos braços reconhece que está diante do Salvador, a Sagrada Escritura faz questão de afirmar que o Espirito Santo estava sobre ele. e é por esta Graça que Ele reconhece o Salvador e revela a Nossa Senhora que uma espada de dor transpassaria o seu Imaculado Coração.

Imagino que naquele momento a felicidade e o êxtase de Maria Santíssima e São José transformou-se em tristeza, e preocupação. Ao olharem para aquela criança indefesa, imagine comigo uma mãe olhando para o seu filho sabendo que ele sofreria muito, seria muito natural que esta mãe sofresse uma angustia tremenda dentro de seu coração, agora imagine a Mãe de Deus.

Precisamos aprender com Nossa Senhora, para que avancemos mesmo diante das noticias que nos entristecem e que nos roubam a paz, confiando sempre na promessa do Senhor.

Vida, doçura, esperança nossa, salve!

2ª Dor: Fuga para o Egito

“13.Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em so­nhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. 14.José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.”

São Mateus, 2

A perseguição á Jesus não iniciou com a sua vida pública, mas já em seu nascimento, pois ao nascer Herodes procurava mata-lo, chega á pedir informações precisas de sua localização aos reis magos, mas ao perceber que foi enganado manda assassinar todos os meninos menores de dois anos na região de Belém.

O coração de Maria Santíssima sofre por ter que fugir como o Menino para um lugar desconhecido mas também sofre por tantas mães que tiveram os seus filhos assassinados. Infelizmente em nosso tempo muitas mães entregam os seus filhos para serem assassinados ainda no ventre.

Que pesar para o coração de Maria, escreve São Pedro Crisólogo, ao ouvir a intimação do cruel exilio, ao qual ela e o Filho eram condenados! Foge dos teus para os estranhos, do templo do verdadeiro Deus para a terra dos ídolos! Há lástima que se compare à de uma criança que, apenas nascida, já se vê obrigada a fugir, levada nos braços de sua Mãe?

Glórias de Maria

A Vós suspiramos, gemendo e chorando

3ª Dor: Perda de Jesus no templo

“48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. 49.Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá­veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”.* 50.Eles, porém, não compreen­deram o que ele lhes dissera. 51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração.”

São Lucas, 2

Esta dor de Nossa Senhora deveria nos ensinar, deveríamos sentir esta dor todas as vezes que perdemos Jesus no meio do caminho, pois quantas são as vezes que o deixamos para seguir outras novidades, Nossa Senhora procura desesperadamente por Jesus, e esta deve ser a nossa atitude, sobretudo nesta quaresma é hora de procurarmos ao Senhor com toda a nossa força.

-Volte para Ele!

Estes três dias longe de Jesus tornou essa dor uma das maiores, pois nas outras dores Ela tinha ele por perto mas este foi o primeiro momento em que Ela sentiu o Filho longe, veja, Nossa Senhora trazia em seu coração as Palavra de Simeão sobre a espada de dor que atravessaria o seu Coração, trazia ainda a a memória de Herodes e tudo isso veio a tona quando se perderam.

Possivelmente naquelas noites Maria não tenha dormido pois ficava orando a Deus para que conseguisse reencontrasse seu Filho em segurança, e assim também Ela faz comigo e com você que somos teus filhos, Ela deseja nos reencontrar.

Como diz Orígenes: “Nós te procuramos com aflição.” Aprendamos com a Virgem como devemos procurar Jesus.

Neste vale de lágrimas

4ª Dor: Encontro com Jesus no Calvário

“16.Entregou-o então a eles para que fosse crucificado. 17.Levaram então consigo Jesus. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota.”

São João, 19

Os olhos de Nossa Senhora estavam inundados de lágrimas pois sabia que se aproximava a hora da despedida de seu Filho, que faltava pouco para a sua Paixão, imagino o coração aflito da Mãe ao saber que aproximava-se aquela hora, em que a espada de dor atravessar o seu Imaculado Coração.

Santa Brígida diz em sua revelações:

“Finalmente chegou o dia e Jesus despediu-se, chorando, de sua Mãe, antes de ir ao encontro da morte.”

Ó minha Mãe, não venhas comigo; aonde vais? aonde pretende ir? Se me acompanhares, serás atormentada pelo meu, e eu pelo teu suplicio! Entretanto, a amorosa Mãe não quer abandonar a seu Jesus, embora vê-lo morrer lhe deva causar grande dor. Adiante vai o Filho, e atrás segue a Mãe para ser crucificada com Ele, diz Guilherme, abade.”

Vossos olhos misericordiosos a nós volvei…

5ª Dor: Morte de Jesus

“25.Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26.Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. 27.Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe”

São João, 19

Nossa Senhora que viu o Menino Jesus nascer agora vê sua agonia e morte na Cruz, esta cena precisa converter os nossos corações meus irmãos…

Nossa Senhora revela a Santa Brígida dizendo:

“Estava o meu Jesus pregado ao madeiro, saturado de tormentos e agonizante. Seus olhos encovados estavam quase cerrados e extintos; os lábios pendentes e aberta a boca; as faces alongadas, afilado o nariz, triste o semblante. Pendia-lhe a cabeça sobre o peito; seus cabelos estavam negros de sangue, o ventre unido aos rins, os braços e as pernas inteiriçados, e todo o resto do corpo coalhado de chagas e de sangue.”

E, depois deste desterro,

6ª Dor: Jesus é transpassado pela lança e a descida da Cruz

“34.mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.

São João, 19

A lança que abriu o lado de Jesus, transpassou a alma de Nossa Senhora como Simeão havia predito, as dores do Filho e da Mãe se encontram.

A Tradição da Igreja nos ensina que foi ali aos pés da cruz que a Igreja nasceu, e Nossa Senhora estava ali testemunhando o nascimento da Igreja, por isso Nosso Senhor diz a Ela: “Mulher eis ai o teu filho!” entregando não apenas São João aos seus cuidados mas todos nós, por isso Deus lhe deu o titulo de Mãe da Igreja.

Quando Jesus é descido da Cruz Nossa Senhora toma-O em seu braços, Ela que havia tomado em seus braços o Menino Jesus em Belém agora recebe-O novamente, porem sem vida, que cena dolorosa, ver as lágrimas nos olhos de nossa Mãe ao ter nosso Senhor nos braços…

Imagino que Anjos tenham se prostrado em lágrimas naquele momento ao verem as lágrimas de Sua Rainha e como consolaram Jesus no Getsêmani tenham consolado ao seu Imaculado Coração.

Mostrai-nos Jesus…

7ª Dor: Sepultamento de Jesus

40.Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar. 41.No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado.

São João, 19

Nossa Senhora vê Jesus sofrer no Calvário, acompanha o momento da crucificação e morte agora acompanha o Filho em seu sepultamento, os Santos Padres da Igreja veem a referencia desse sepulcro novo com a virgindade de Maria, o sepulcro e o ventre virgens.

“Na sepultura de meu Filho estavam sepultados dois corações.”

Nossa Senhora a Santa Brígida.

O coração de Nossa Senhora é sepultado com Jesus, pois Ele é todo tesouro Dela, O seu Amado, o Seu Senhor… como nos diz a Palavra de Deus: Porque onde está o teu coração ali está o teu tesouro”, o Tesouro de Maria é Jesus.

Nossa Mãe volta para casa sem o Filho, em sua memória voltam as cenas do seu nascimento até a sua morte na cruz, Ela meditava tudo isso em seu coração transpassado pela dor, mas alimentava a esperança de vê-Lo em breve pois Ela tinha a certeza em seu coração que Ele ressuscitaria.

Prova disso é que os apóstolos e as santas mulheres correram para o sepulcro para verem o Corpo de Jesus, mas Ela permaneceu na presença Dele todo o tempo, pois tinha a certeza em seu coração que Ele ressuscitaria dos mortos.

Oração:

Ó minha Mãe dolorosa, não vos quero deixar chorando sozinha. Quero acompanhar-vos com minhas lágrimas. Está graça hoje vos peço: obtende-me uma continua memória com uma terna devoção à Paixão de Jesus e à vossa, para que os dias que me restam de vida me não sirvam senão para chorar vossas dores, ó minha Mãe, e as de meu Redentor. Essas vossas dores, espero eu, na hora de minha morte, me hão de dar coragem, força e confiança para não desesperar à vista do muito que ofendi ao meu Senhor. E elas me hão de impetrar o perdão, a perseverança e o paraíso, onde espero depois alegrar-me convosco, e cantar as misericórdias infinitas de meu Deus, por toda a eternidade. Assim o espero, assim seja.

Amém.

Nossa Senhora das dores, rogai por nós!

Leia também: Acaso não sabeis que eu sou da Imaculada?