As sete palavras de Jesus na Cruz

Tempo de Leitura 6 Minutos

Quando lemos as Sagradas Escrituras vemos a todo tempo Jesus pregando e ensinando sobre as coisas do Alto, vemos também Ele expulsando os demônios, curando e libertando o seu povo das garras do maligno. E ainda por muitas vezes sendo confrontado pelos fariseus e doutores da lei ao ponto de ser condenado a morte e morte de cruz.

Mas a Cruz não foi empecilho para o anuncio da Palavra, pois mesmo diante da cruz nosso Senhor não recuou, e mesmo diante da morte mais cruel, por amor e obediência ao Pai, deixou-nos as suas “Sete Palavras que são essenciais para bem vivermos a caminhada cristã rumo ao céu.

Vamos agora meditar uma á uma, está preparado(a)?

O Perdão e a Cruz

1ª – “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34):

A pregação do Evangelho esta enraizada no amor e no perdão, e ali do alto da cruz Jesus testemunha a todos o seu imenso amor pela humanidade, perdoando os seus algozes e aqueles que gritaram : “Crucifica-o, Crucifica-o”, Jesus testemunha não somente aos que creem mas também aos que não creem afim de que creiam e sejam salvos.

Existe um dito popular que diz: As palavras convencem mas o testemunho arrasta multidões, Jesus do alto da cruz nos dá o maior testemunho de amor e perdão, mesmo diante da dor Ele é todo amor pois Nele não há treva alguma. Ele que havia ensinando os seus discípulos:

“44.Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.”

São Mateus 5,44

Agora, Jesus não apenas prega mas vive esta Palavra em sua essência, e ali ensina-nos através da ação, do testemunho a também fazermos o mesmo.

Saiba meu irmão(ã), o perdão é fonte de cura e milagres para nós, nós que trabalhamos com a Cura Interior vemos e ouvimos diversos testemunhos de pessoas que foram curadas através do perdão, quantas curas o Senhor derrama através do sacramento da reconciliação.

Temos dois exemplos clássicos sobre o perdão nas escrituras, Judas e São Pedro, os dois eram discípulos, ouviram as mesmas pregações, receberam o ensinamento, e mesmo assim ambos traíram o Senhor. Judas entregando-o por 30 moedas de prata e Pedro negando Jesus publicamente, a diferença entre eles é que Judas desesperando-se não se entrega ao perdão e dá lugar a voz do demônio, enquanto São Pedro após chorar amargamente de arrependimento é atingido pelo Perdão e pela Misericórdia de Deus.

Por isso, abra-se ao perdão pois é vontade de Deus.

Abre-nos a porta do Paraiso

2ª – “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43)

E por falarmos em perdão, o “bom ladrão” também foi atingido pela Misericórdia Infinita de Deus, Jesus não olhou quantos anos de ministério aquele pobre homem tinha, não olhou se Ele sabia a Palavra ou não, quantas pregações ele havia escutado até ali, Jesus olhou para Dimas como filho, por isso não importa o tamanho do seu e do meu pecado pois a Misericórdia de Deus é infinitamente maior para nos perdoar, basta entregarmo-nos a Ele de verdade.

A Santa Igreja nos oferece o perdão através da Pessoa de Cristo presente no sacerdote, por isso não percamos tempo, pois é tempo de conversão.

Segundo a tradição, Dimas não era judeu, mas sim egípcio, Dimas e Simas praticavam roubos nos desertos de passagem para o Egito, o mesmo caminho onde a Sagrada Família de Nazaré passou quando fugia da perseguição de Herodes, e ali foi assaltada por dois ladrões e um deles a protegeu, este era Dimas.

Havia o costume entre os bandidos daquela época de nunca roubar, nem matar, crianças, velhos e mulheres. Assim, Dimas deu abrigo ao Menino Jesus protegendo a Virgem Maria e São José. Diante da Cruz Jesus olhando para Dimas lembrou do bem que ele havia feito.

Deus é Justiça e Misericórdia.

Dimas foi um bandido muito perigoso da Palestina. E isso, realmente pode ser afirmado pela sua condenação a morte de cruz que era reservada somente aos grandes criminosos e aos escravos. Assim como o perdão alcançou e redimiu Dimas assim também acontece conosco.

Meu Deus nunca me deixou só…

3ª – “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” (Mt 27,46)

Jesus faz esta oração de súplica durante aquele momento de sofrimento da cruz, Ele ora ao pai suplicando a sua ação diante de tal sofrimento para nos ensinar que durante os momentos de maior dificuldade devemos confiar em Deus mesmo quando o sofrimento for insuportável.

Tudo que Jesus faz é ensinamento do céu para nós, não perca os detalhes.

“Eloí, Eloí, lamá sabactâni”, estas palavras que estão no Salmo 21, não são palavras de desespero como muitos pensam mas sim de confiança a Deus, pois o Pai jamais abandonou o Filho, por isso ao terceiro dia Ele O ressuscita Glorioso.

A suplica de Jesus é também a nossa:-Não nos abandone Senhor!” e Ele mesmo nos responde:

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.

São Mateus 28,20

4ª – “Mulher, eis aí o teu filho”…“Filho, eis aí tua Mãe” (Jo19,26)

Jesus nos entrega a Sua Amada Mãe para que nos acolha e tome-nos em seus braços, ao contrário do que muitos pensam, não foi São João quem acolheu Nossa Senhora como mãe mas sim Ela que acolhendo-o como filho, acolhe também a cada um de nós.

“Maria mostrou-se à altura da dignidade que correspondia à Mãe de Cristo, quando os Apóstolos fugiram, ela estava de pé diante da cruz, olhando para as chagas de seu Filho, não como quem aguarda a morte do seu tesouro, mas a salvação do mundo“.

Santo Ambrósio

Esta Santíssima Mãe deseja acolher a cada um de nós, e não há motivos para resistirmos sendo que foi Jesus mesmo que nos afirma: “-Eis ai a tua Mãe!“.

Leia também: Quem é esta que avança como aurora?

5ª – “ Tenho sede! ” (Jo 19,28)

Os “Santos Padres” afirmam que esta expressão de Jesus não faz referencia apenas a sede de água devido a perda de sangue, mas sim a sede almas, Cristo tem sede de almas, tem sede da minha e da sua vida meu irmão(ã).

Jesus tem sede, e o seu pedido brota das profundezas de Deus que nos deseja. A oração, saibamo-lo ou não, é o encontro da sede de Deus com a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede d’Ele.

Catecismo da Igreja Católica, 2560

O Papa Francisco em seu discurso da Via Sacra de 2015 disse:

Em tua sede, Senhor, vemos a sede de teu Pai misericordioso que em Ti quis abraçar, perdoar e salvar toda a humanidade (…) Senhor, cobre nossos corações com sentimentos de fé, de esperança, de caridade, de dor por nossos pecados e leva-nos a arrepender-nos dos pecados que te levaram à crucificação. Leva-nos a transformar nossa conversão feita de palavras em conversões de vida e obras”

6ª – “Tudo está consumado” (Jo 19,30)

Jesus tinha plena convicção que havia cumprido todo o desígnio estabelecido pelo Pai, não faltou nada, Ele tinha plena convicção que havia feito a Santa Vontade de Deus amando-nos até a morte de cruz.

Há se compreendêssemos o tamanho desse amor por nós com certeza mudaríamos a nossa conduta e amaríamos a Deus e ao próximo de forma diferente não é mesmo?

“Queres saber o teu valor? Olha para a Cruz, tu vales um Deus crucificado.”

Santo Agostinho
7ª – “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46)

Jesus novamente retorna aos salmos, agora ao Salmo 30,6, aqui Ele faz uma oração de abandono e entrega nas Mãos do Senhor.

É curioso percebermos como o Espirito Santo (“o meu espirito“) sempre esteve presente na vida de Jesus. A primeira frase pronunciada por Jesus no inicio de sua vida pública naquela passagem na sinagoga de Nazaré foi:

“1.O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa-nova aos humildes, a curar os corações doloridos, a anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;”

Isaías, 61

No batismo o Espirito Santo vem sobre Ele em forma de pomba, no dia de sua morte Ele entrega o seu Espirito ao Pai, no dia de sua ressureição Ele entrega o seu Espirito a Igreja instituindo o sacramento da reconciliação:

“22.Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23.Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”.”

São João, 20

E 50 dias depois de sua ressureição acontece o grande derramamento do Espirito Santo, o vento impetuoso, as línguas de fogo o Pentecostes, onde Ele derrama o Espirito Santo sobre toda humanidade.

E no ultimo livro da bíblia o Apocalipse, no ultimo capitulo diz:

“17.O Espírito e a Esposa dizem: “Vem!”. Possa aquele que ouve dizer também: “Vem!”. Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!”

Apocalipse, 22

É Jesus Cristo quem batiza no Espirito Santo de Deus, Ele é quem derrama o Espirito Santo sobre a Igreja.

Pai santo, no nome de Jesus, manda o Teu Espírito para renovar o mundo!

Créditos da imagem: Fundo foto criado por kjpargeter – br.freepik.com