Como se preparar bem para Comunhão Eucarística?

Tempo de Leitura 5 Minutos

Para fazermos uma boa e fervorosa comunhão, três coisas nos são necessárias: Preparação Remota, Preparação Próxima e Ação de Graças.

Comungar o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo é se tornar um com Ele, pois é Deus mesmo que vem em auxilio da nossa fraqueza e pequenez para habitar em nosso ser, e esta união tem uma finalidade: unir o nosso coração ao Dele.

“Não somos nós que transformamos Jesus Cristo em nós, como fazemos com os outros alimentos que tomamos, mas é Jesus Cristo que nos transforma nele.”

Santo Agostinho

Ele deseja fazer morada em nosso coração, a Santa Eucaristia deve gerar em nós um novo ardor, uma sede pelo Céu e pela Santidade, afinal é Deus mesmo que recebemos, O Sumo Bem.

A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja.”

ECCLESIA DE EUCHARISTIA, São João Paulo II.

A Eucaristia é Banquete do Cordeiro, onde Cristo se dá em alimento por nós e para nossa salvação. Foi Cristo mesmo que afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” – (Jo 6, 53).

Do Cenáculo brota Comunhão e Fogo!

Chamou o pão seu corpo vivo, encheu-o de Si próprio e do seu Espírito. […] E aquele que o come com fé, come Fogo e Espírito. […] Tomai e comei-o todos; e, com ele, comei o Espírito Santo. De facto, é verdadeiramente o meu corpo, e quem o come viverá eternamente ” – Santo Éfrem.

É por isso que no Cenáculo, Jesus instituiu a Eucaristia, mas é também no Cenáculo que o Espirito Santo é derramado em Pentecostes, isso porque a Eucaristia e Espirito Santo estão intimamente ligados, quem comunga, recebe Fogo. “E aquele que o come com fé, come Fogo e Espirito”.

Se é com o dom do Espírito Santo, no Pentecostes, que a Igreja nasce e se encaminha pelas estradas do mundo, um momento decisivo da sua formação foi certamente a instituição da Eucaristia no Cenáculo

ECCLESIA DE EUCHARISTIA, São João Paulo II.

“É preciso preparar-se para receber Jesus”Chiara Lubic:

A Preparação Remota:

Este é o primeiro grau de preparação para recebermos a Santa Eucaristia, primeiro para comungarmos é necessário não estarmos em pecado mortal, isso é em Estado de Graça. É justo que preparemos a nossa alma para receber Nosso Senhor de forma digna.

Também é necessário pedirmos perdão a Deus de todos os pecados veniais, que embora não nos separem completamente da amizade com Deus nos relaxam na vida espiritual.

Consiste também esta preparação remota num ardente desejo de receber a Jesus Cristo, visto
como este alimento só aos que têm fome é proveitoso. Deus quer ser desejado, mas principalmente
dos que comungam

As Chamas do Amor de Jesus, Abbade D. Dinnard

Há ainda uma forma de preparação remota, que consiste nas seguintes práticas:

  • Alguns dias antes de comungar, no mais tardar na véspera (por exemplo no sábado), faça orações e preces pedindo a Deus ás graças necessárias para comungar bem;
  • Junte a isto mais algumas boas obras, alguma esmola, alguma mortificação, etc.
  • Busque maior recolhimento, pensando na felicidade que terás ao receber o teu Deus. Neste santo pensamento adormeça, quando acordar. Diga então: -Que belo dia! brevemente vem Jesus tomar posse do meu coração! Ó meu bom Mestre! vinde, vinde tomar posse do coração desta vossa pobre criatura… etc.

Crie expectativas meu irmão(ã) pois é Deus mesmo que você receberá na Santa Eucaristia.

A Preparação Próxima:

Dizem os santos e mestres da vida espiritual que para da santa comunhão se recolherem abundantes frutos é preciso aproximarmo-nos dela:

1.° Com muita humildade e respeito;

2.° Com muito amor e confiança;

3.° Com muito ardor e desejo de comer deste pão celeste

Esta é a preparação durante o rito do da Santa Missa, você já fez a preparação remota em casa, mas ainda se organizaou para chegar na Igreja alguns minutos antes da Santa Missa para se retirar em oração e adorar ao Senhor, e agora aguarda com expectativa.

Por isso mesmo,devemos nos apresentar a Ele, com muita humilidade e respeito, assim como o publicano que não ousava olhar para o Senhor, mas que batia em seu peito e dizia: “Senhor, tende piedade de mim que sou um pecador”. Deus é o remédio para a nossa alma ferida e doente pelo pecado.

Ou ainda podemos dizer como o filho pródigo diante do Pai Misericórdioso que é Deus: “Senhor, pequei contra o céu e contra vós; não mereço ser chamado vosso filho; recebei-me somente como um dos servos da vossa casa”.

Como Santa Izabel podemos exclamar: “Donte me vem a honra de receber..”.

“Quando tens de receber o meu Corpo e o meu Sangue, deseja, para glória do meu Nome, ter todo o fervor e todo o zelo que o mais inflamado coração jamais teve, e então poderás aproximar-te de mim confiadamente e com preparação; porque eu atenderei ao fervor que desejavas ter, e tê- lo-ei no mesmo preço que se realmente o tiveras”

Santa Mectilde
Ação de Graças:

Nada há mais importante que a ação de graças depois da comunhão. É o melhor momento para de nosso Senhor obtermos tudo o que temos necessidade. Empenha-te pois, em bem a fazer, para o que, depois de haveres recebido a Santa Hóstia, retira-te ao teu lugar, toma uma postura que indique o teu respeito profundo, fecha os olhos e esquece todas as criaturas para não pensar senão nAquele que em teu coração possuis.

Multiplica então os atos de amor, de contrição, de ação de graças e de firme propósito de ser todo de Deus; dá-lhe cem e cem vezes o teu coração, conjura-o que to aceite, que te faça melhor, que te tire tudo o que Lhe desagradar. Imagina que como Maria Madalena estás de joelhos aos pés de Jesus, que Ele te fala e te pede tal ou tal sacrifício; por tua parte fala-Lhe também com toda a confiança, expõe-Lhe as tuas necessidades e misérias; mostra-Lhe as chagas da tua alma; dize-Lhe com uma simplicidade de menino tudo o que dentro em ti se passa de bem ou mal e pede-Lhe o Seu socorro, graça, amor, fervor, a perseverança final, e o perdão dos pecados, etc., etc.

Pede-Lhe também a conversão dos pecadores, o livramento das pobres almas do purgatório, pede pelo teu marido, teus filhos, etc., etc.

Uma outra maneira excelente de fazer a ação de graças é oferecer a Deus depois da comunhão, o sacrifício de um defeito ou imperfeição. Aqui to vou brevemente expor o modo de o fazeres.

Depois de haveres feito todos os atos de amor, petição, etc., de que acabo de te falar, volta sobre ti mesmo e vê que faltas são as que mais vezes cometes, as imperfeições a que estás mais sujeito; procura sacrificar alguma a Deus em cada comunhão, e oferece-lha em ação de graças.

Aliás, por ti mesmo vês quão útil seja esta sorte de ação de graças, e que lucro poderás tirar em pouco tempo de tuas comunhões, se, todas as vezes que tiveres a dita de a fazer, tiveres o cuidado de te mortificar em alguma coisa e de te corrigir já de uma falta, já de outra

As Chamas do Amor de Jesus, Abbade D. Dinnard

Créditos da imagem: Dagmara_K | Shutterstock