Como ter intimidade com meu anjo da guarda?

Tempo de Leitura 3 Minutos

A existência do Santo Anjo da Guarda é uma realidade expressa nas Sagradas Escrituras, encontramos diversas passagens que comprovam essa realidade de fé mas vamos nos atentar a uma passagem especifica que encontramos no livro do Êxodo 23:

“20. Eis que vou enviar um anjo diante de ti que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. 21. Respeita a sua presença e observa a sua voz…”

A Sagrada Escritura nos afirma que Deus envia um anjo para caminhar a nossa frente e que precisamos escutar a sua voz, o  CIC (Catecismos da Igreja Católica)  no parágrafo 336 reafirma dizendo:

“Cada fiel é ladeado por um Anjo como protetor e pastor para conduzi-lo a vida”

A Igreja sempre nos ensinou a termos devoção pelo nosso Anjo da Guarda, mostrando assim sua fidelidade aos ensinamentos bíblicos. No dia 02 de outubro de cada ano comemoramos o dia do do Anjo da Guarda. 

Através das experiências de muitos santos aprendemos que existe uma  hierarquia angélica organizada em  9 coros celestiais, dividida por 3 grupos (hierarquias) onde na primeira hierarquia encontramos os Serafins, Querubins e Tronos, na segunda hierarquia as Dominações, Potestades e Virtudes e finalmente na terceira hierarquia  os Principados, Arcanjos e os Anjos.  

Cada Anjo ocupa o seu lugar no plano da salvação sendo uma criatura única possuindo assim características próprias. Cada hierarquia possui “funções” bem definidas.

A partir desta pequena introdução podemos enfim entrar no nosso tema, a intimidade com o nosso anjo da guarda.

Existe uma pequena oração muito conhecida e que por vezes não damos muita atenção e talvez até menosprezemos por achá-la simples demais, ou oração de criança:

“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém”

O nosso anjo da guarda é este “zeloso guardador” que está ao nosso lado e deseja ardentemente trazer-nos as inspirações de Deus para que possamos bem empreender a nossa missão.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador:

A primeira coisa que precisamos para iniciarmos neste caminho de intimidade com ele é nos colocarmos disponíveis através da oração, do silencio e da escuta, e até mesmo antes de iniciarmos uma oração podemos pedir a ajuda do nosso anjo para que possamos fazê-la de forma agradável a Deus. Por exemplo ao iniciarmos o Santo Terço podemos pedir ao nosso anjo da guarda que nos auxilie e nos ensine a colhermos os benefícios desta oração tão bela, e quem melhor que Eles que são mestres na oração para nos ensinar a orar?

Em Fátima (Portugal) por exemplo vemos um Anjo ensinando os 3 pastorinhos a rezar (falaremos sobre o Mistério de Fátima em outro artigo), a primeira parte da oração da Ave-Maria  foi ensinada pelo Arcanjo São Gabriel, dentre tantas outras orações.

Conforme vamos pedindo ajuda do nosso anjo vamos também entrando em maior intimidade com ele e aos poucos começaremos a nos relacionar com ele, é como uma amizade que vai amadurecendo .

Durante a Santa Missa podemos e devemos pedir para que eles nos ajudem a vivermos o Mistério Eucarístico e levem as nossas intenções até o Altar de Deus.

Sempre me rege, guarda, governe e ilumine:

Muitas vezes nos esquecemos que todos possuímos um anjo, São Padre Pio costumava dizer que é preciso darmos missões aos nossos anjos e por esquecermos disso as vezes perdemos a oportunidade de darmos a missão ao nosso anjo da guarde de socorrer alguém que sofre, ou nos ajudar a perdoar alguém que nos feriu, de nos antecipar em um encontro com alguém que não nos relacionamos tão bem.

É verdade que o mundo angélico é ainda um mistério para nós porem algo que com certeza aumentará a nossa intimidade com nosso Anjo é a busca pela santidade, ao passo que vamos buscando a santidade vamos avançando na intimidade com a Graça de Deus, porem o anjo poderá nos auxiliar neste caminho, na verdade esta é uma de suas missões, nos levar a santidade para que assim sejamos salvos.

Experimente hoje iniciar este processo de intimidade com o seu anjo da guarda, mas atenção não espere manifestações cinematográficas, pois os nossos anjos são simples servos do Senhor e não querem chamar a atenção para si como faz o inimigo de Deus constantemente, para nós já é o bastante sabermos que temos um poderoso amigo fiel ao nosso lado para nos reger, guardar, governar e iluminar.

Crédito da Imagem: Aleteia