Coroa das 7 dores e 7 gozos de São José

Tempo de Leitura 4 Minutos

Neste ano em que a Igreja dedica um olhar especial a São José, também nos chama a nos aproximarmos deste Grande Santo com maior devoção e pedimos o seu patrocínio sobre nossas vidas.

Por isso peçamos a sua poderosa intercessão sobre nossas famílias e nossa causas mais urgentes.

São José é o Guardião Universal da Igreja, pai adotivo de Jesus e castíssimo esposo da Virgem Maria. Os santos nos revelam que São José foi o homem mais santo, mais ilustre e o mais perfeito que o mundo já viu, a criatura mais perfeita saída das Mãos de Deus, depois de Maria Santíssima.

“Parece-me que Deus concede aos outros santos a graça de nos auxiliar nesta ou naquela necessidade, mas sei por experiência que São José nos socorre em todas, como se Nosso Senhor quisesse fazer-nos compreender que, assim como Ele lhe era submisso na terra, porque estava no lugar de pai e como tal era chamado, também no céu não pode recusar-lhe nada”

Santa Teresa d’Ávila – Livro da Vida, VI, 6.

O culto de protodulia

A Igreja concede a São José o culto de protodulia, lembremos que existem três espécies de culto: latria, hiperdulia e dulia.

  • Latria é o culto dado somente a Deus;
  • Hiperdulia o culto especial dado a Mãe de Deus e nossa, Rainha dos Anjos, Nossa Senhora.
  • Dulia o culto dado a todos os outros santos.

Mas porque protodulia?

Porque o culto a São José não se pode ser comparado ao que damos a Virgem Maria, pois Ela foi coroada como Rainha dos Céus, e também não deve ser o mesmo culto dado aos demais santos pois na ordem da Graça São José é superior, afinal foi escolhido por Deus para a missão de ser pai de Jesus.

Por isso, o culto que damos a São José costuma ser chamado de suma dulia, ou protodulia, que significa, culto acima do dos santos: dulia. E abaixo do de Maria: hiperdulia.

Esse culto de suma dulia foi um pedido ao Papa Pio IX pelos padres do Concilio do Vaticano I no ano de 1869, onde na ocasião se reuniram com o Papa Pio IX, setecentos e setenta e sete Bispos, seis mil sacerdotes e ali pediram a aclamação solene de São José como Guardião Universal da Igreja.

Coroa das 7 dores e 7 gozos de São José

Assim como Nossa Senhora sofreu as dores São José seu cassitíssimo esposo também as sofreu, convido você não somente a ler mas orar comigo a coroa das 7 dores e 7 gozos de São José.

Primeira dor:

Compadeço-me de Vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ao verdes que vossa Santíssima Esposa era mãe, ignorando Vós o mistério da encarnação do Filho de Deus; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes ao ouvir do Anjo do Senhor aquelas palavras tão consoladoras: “José, filho de Davi, não temais morar com Maria vossa esposa, porque o que leva em suas entranhas é obra do Espírito Santo”. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de estar livre da soberba, adornado da virtude da humildade e enriquecido com o dom de sabedoria.

Pai-Nosso e Ave Maria.

Segunda dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo a Jesus e a Maria alojados no presépio de Belém; e me comprazo no gozo e alegria, que vos causou ver a Jesus adorado dos anjos, pastores e reis. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da avareza, adornado da virtude da liberalidade, e enriquecido com o dom de entendimento.

Pai-Nosso e Ave Maria.

Terceira dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo o sangue que derramava Jesus no dia da circuncisão; e me comprazo no gozo e alegria que vos causou a imposição do nome de Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da luxúria, adornado da virtude da castidade e enriquecido com o dom do conselho.

Pai-Nosso e Ave Maria.

Quarta dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ouvindo as palavras de Simeão, quando dizia a vossa esposa Maria, que uma espada de dor havia de transpassar sua alma; e me comprazo no gozo e na alegria que experimentastes, ouvindo os louvores que Simeão e Ana tributaram a Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da ira, adornado da virtude da paciência e enriquecido com o dom da fortaleza.

Pai Nosso e Ave Maria.

Quinta dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo a Jesus perseguido de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que sentistes vendo como caiam os ídolos do Egito. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da gula, adornado da temperança, e enriquecido com o dom da ciência.

Pai-Nosso e Ave Maria.

Sexta dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ao saberdes que reinava Arquelau em lugar de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que experimentou vosso coração em poder estar seguro em Nazaré. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da inveja, adornado da caridade, e enriquecido com o dom da piedade.

Pai-Nosso e Ave Maria.

Sétima dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes por terdes perdido a Jesus, ainda que sem culpa; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes quando O achastes no templo. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da preguiça, adornado da diligência e enriquecido com o dom do temor de Deus.

Pai-Nosso e Ave Maria.

Oração

Ó glorioso Patriarca São José, animado de uma fé viva, chego ao vosso trono de glória, em que firmíssimamente Deus vos colocou pelos méritos de Jesus e de Maria, por vossos especiais méritos e virtudes. Eu vos peço que me alcanceis a graça de livrar-me dos sete pecados capitais, e que fique firme e constante nas virtudes a eles contrárias, e adornado dos sete dons do Espírito Santo, e que ame com fervor a Jesus e a Maria. E para mais obrigar vosso compassivo coração, lembro-vos as sete maiores dores.

Amém.

Leia também: As 7 dores de Nossa Senhora