Cura Interior, o toque de Deus na alma

Tempo de Leitura 5 Minutos

Definitivamente, todos nós precisamos de cura interior, indiferentemente da faixa etária, condição, ou estado de vida, crianças, jovens, adultos, idosos religiosos ou não, todos nós precisamos de cura, alguns mais outro um pouco menos.

Dependerá da medida em que fomos feridos ao longo da nossa história e de como nos relacionamos perante tais sofrimentos.

Durante toda a nossa história de vida, da concepção á morte por mais que tentemos não conseguiremos fugir da dor, seja ela física ou interior.

Existem algumas feridas em particular que muitas vezes criam marcas profundas dentro de nós, experiências que se pudéssemos apagaríamos da nossa memória, os chamados traumas.

Tais feridas ficam gravadas em nosso subconsciente e muitas das vezes geram bloqueios em nós que nos impedem de avançarmos na Graça de Deus e em nossas relações humanas.

O subconsciente é responsável pela maior parte das decisões que tomamos diariamente. Mesmo as decisões que você acredita ter tomado conscientemente, podem ter sido tomadas no subconsciente e todo esse tempo de racionalização serve apenas para encontrar uma justificativa.

Fonte R7

Cura Interior chave para cura total

A cura interior é o processo de permitirmos que o Senhor Jesus nos toque curando de dentro para fora pois somente Ele tem esse poder.

Todos necessitam de cura interior e de libertação, pois dificilmente uma pessoa vive sem passar por nenhum tipo de sofrimento ou sem se contaminar com algo oculto.

A cura interior é a chave para a cura total, pois muitas das nossas doenças físicas podem ser sinais de uma doença interior maior.

Podemos citar algumas doenças que podem ter fundo emocional: bronquite, asma, dores de cabeça, enxaqueca, gastrite, úlcera, problemas de visão e de audição, dificuldades na fala, tiques nervosos, agressividade etc.

Não significa que em cem por cento dos casos essas enfermidades são emocionais, pois elas também podem ter outras origens.

Livro: Ministério de Cura e Libertação, Pe. Vagner Baia , 3ª edição – Canção Nova.

Perseverança e prudência no caminho

A medicina já classifica algumas enfermidades como psicossomáticas, que são aquelas enfermidades que tem um fundo emocional e se manifestam fisicamente em outras enfermidades.

No processo de cura interior não desprezamos de forma alguma a medicina, muito pelo contrário, muitas vezes utilizamos as duas vias para chegarmos a cura (oração e medicação).

Porem para alguns casos a medicina não resolve e apenas um toque de Deus poderá curar.

“25.Ora, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue. 26.Sofrera muito nas mãos de vários médicos, gastando tudo o que possuía, sem achar nenhum alívio; pelo contrário, piorava cada vez mais.”

“27.Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto.”

São Marcos, 5

Jamais um ministro de cura e libertação poderá suspender o tratamento dado pelo médico.

“9. Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará.
10.Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado.
11.Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação de uma vítima gorda.*
12.Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária.”

Eclesiástico, 38

Obs.: No tocante da medicina, vale lembrar que um cristão católico tem sua vida pautada pela Sã Doutrina, ou seja, questões como o aborto são inegociáveis para nós, neste caso o médico não tem a última palavra pois mais vale para nós o bem maior que é a vida.

Lembranças e Emoções

A cura de lembranças e emoções é uma área muito delicada da cura interior. Não gostamos de examinar as experiências dolorosas ou traumáticas de nossa vida.

A maioria de nós preferiria esquecê-las e nunca mais olhar para elas novamente. O problema é que essas lembranças dolorosas de nossa infância ou juventude afetam o modo como pensamos, agimos, reagimos e respondemos no presente a nós mesmos, aos outros e a Deus.

Livro: Caminhando na Luz, Pe. Paul Robert DeGrandis, 5ª edição, Raboni.

Quantos adultos que sofreram abusos na infância e ainda na fase adulta carregam as marcas. Muitas das vezes manifestas em forma de depressão, negação da sua própria sexualidade, isolamento, síndromes…

Crianças que não foram desejadas e que durante a gestação ou infância foram rejeitas pelos pais, crescerão com uma ferida interior, que poderá se traduzir em carência e/ou dependência afetiva.

Assim também um feto no ventre da mãe responde aos estímulos de carinho ele também percebem o que acontece ao redor, como discussões, brigas, xingamentos.

Mas como?

Através dos hormônios produzidos pela mãe durante aquele momento de alegria ou estresse.

Desde o começo da gestação, os sentimentos e os humores maternos afetam o filho, que está exposto aos mesmos hormônios que ela. Fetos rejeitados são candidatos sérios a distúrbios de comportamento.

“Para a criança, essas coisas não são simples estímulos”, diz a psicóloga Vera Iaconeli, professora da Universidade Paulista (Unip) e especializada em psiquismo fetal. “Aquilo é a vida, é tudo.

Por isso, se a gestação for desagradável, a criança já vai sair do quarto escuro (ventre) com uma impressão ruim da própria existência.

Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/o-feto-aprende/

O amor de Deus pode curar todas as feridas

Orar por cura interior é pedir a cura da raiz daquela ferida, pois as lágrimas, angustia, medo são apenas sintomas de uma dor enraizada. Neste processo, ao orarmos o Espirito Santo nos levará exatamente ao momento em que fomos feridos para remover aquela raiz de sofrimento.

Logo, não trata-se de esquecer o passado, mas sim de ter a capacidade de olhar para a dor com um olhar curado.

O Amor de Deus é o único remédio que pode curar todas as dores, ao permitimos que esse amor nos envolva é possível transbordamos para si e para o próximo.

É o verdadeiro Amor que nos dá força para olharmos para nosso passado não com um olhar de desespero, mas sim de esperança.

Este Amor é Deus mesmo, que verdadeiramente nos amou primeiro, nos toma em seus braços e nos consola.

“17. Vou enfaixar tuas chagas e curar tuas feridas”

Jeremias, 30

“16.A ovelha perdida eu a procurarei; a desgarrada, eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecerei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Irei apascentá-las todas com justiça.*”

Ezequiel, 34
Onde encontrar ajuda?

Lendo esse pequeno artigo talvez você percebeu algo em sua vida que necessite de cura interior e talvez vem a pergunta:

-Mas, Onde encontrar ajuda?

A Igreja de Cristo é esse grande hospital que acolhe a todos, e deixa ao nosso alcance todos os remédios.

Nos grupos de oração da Renovação Carismática Católica, há o ministério de oração por cura e libertação (MOCL) que são servos que poderão auxiliar neste processo.

Igualmente os sacramentos sobretudo a Eucaristia e a Confissão, são instrumentos eficazes, não somente para a cura interior mas para a cura total do homem.

“A Eucaristia é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia.”

Santo Agostinho

“É maravilhosos pensar que temos um sacramento que cura as chagas da nossa alma”.

São João Maria Vianney

Informe-se em sua diocese sobre os dias e locais onde acontecem os grupos de oração e os plantões de oração. Vale lembrar que a cura interior é um processo, não é mágica, sendo necessário alguns atendimentos de oração.

Logo, é primordial que se faça uma boa confissão e se possível uma direção espiritual com um bom sacerdote que poderá auxiliar na trilha da cura.

Enfim, lembre-se mais do que curar O Senhor Jesus deseja nos salvar, a cura é apenas uma das formas de Deus responder nossas orações.

Convido você a ouvir essa canção e fazer dela a sua oração de hoje, Deus te abençoe grandemente.

Salve Maria Imaculada a Mãe da Cura!

Leita também: Nunca diga nunca se não for para…

Crédito da imagem: Pessoas foto criado por jcomp - br.freepik.com