“Descerá sobre vós o Espírito Santo” – Atos 1,8

Tempo de Leitura 6 Minutos

“Vinde, Espírito Santo, Vinde Por Meio Da Poderosa Intercessão Do Imaculado Coração De Maria, Vossa Amadíssima Esposa”.

Esta passagem de Atos dos Apóstolos narra acontecimentos logo após a Ressureição de Jesus, Ele aparece aos apóstolos durante 40 dias e ali os forma a respeito das coisas do Céu.

Jesus dá uma ordem a eles para que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem ali o cumprimento da Promessa do Pai, e qual era esta promessa? Jesus mesmo responde:

João batizou com água mas vós sereis batizados no Espirito Santo daqui a poucos dias”

A promessa do Pai é o derramamento do Espirito Santo sobre a Igreja, Ele que pairou sobre as águas da criação no Genesis e foi derramado sobre os profetas do Antigo Testamento, agora deseja se derramar sobre toda a Igreja de Cristo.

Os discípulos perguntaram a Jesus: “Senhor, é porventura agora que vais instaurar o reino de Israel?”

Jesus então responde:

Não pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espirito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo”.

Os apóstolos pensavam que Jesus iria restaurar Jerusalém assumindo o trono, pois não tinham entendimento do que se tratava a “Promessa do Pai, e este foi o motivo de Jesus ensiná-los a respeito do Reino de Deus durante esses 40 dias.

É também por isso que o Espirito Santo deveria ser derramado sobre a Igreja, para dar-nos força e entendimento das coisas do Céu.

“12.Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. 13.Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos anunciará as coisas que virão.”

São João 16

Martírio Vermelho x Martírio Branco

São Lucas utilizou a língua grega para escrever o livro de Atos dos Apóstolos, a palavra testemunha utilizada nesta passagem no original é “martyría” que significa martírio, e ser testemunha de Jesus é estar com Ele até o martírio se for necessário, e este foi o testemunho que os discípulos nos deixaram.

“A Igreja cresce também com o sangue dos mártires, homens e mulheres que dão a vida. Hoje existem muitos. Curioso: não são notícia. O mundo esconde isso. O espírito do mundo não tolera o martírio, o esconde. (…). Peçamos também ao Senhor que, olhando os mártires de ontem e de hoje, possamos aprender a viver uma vida plena, acolhendo o martírio da fidelidade diária ao Evangelho e à conformação a Cristo.”

Papa Francisco na Audiência Geral do dia 25 setembro 2019.

Existem dois tipos de martírio se assim podemos dizer, o Martírio Cruento (Vermelho) e Martírio Incruento (Branco).

O vermelho é aquele que envolve o derramamento de sangue enquanto o branco é aquele martírio interior do sofrimento, muitos santos passaram pelos dois estágios de martírio, primeiro sofrendo em seu interior através da humilhação, do desprezo, da perseguição e da calúnia e depois na própria carne, ao exemplo de Nosso Senhor Jesus no Horto das Oliveiras que sentiu tamanha dor ao ponto de soar sangue por amor.

O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da fé; designa um testemunho que vai até à morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Suporta a morte com um ato de fortaleza.

Catecismo da Igreja Católica 2473

Ser testemunhas de Cristo é exatamente isso, é darmos testemunho da verdade até as ultimas consequências por amor a Ele e para Ele.

A todo tempo o mundo espera que neguemos a Cristo seja com a nossa boca ou com nossas atitudes, mas aquele que assume o testemunho de Cristo em sua vida se torna inimigo do mundo e das suas propostas.

Quem diz verdades perde amizades.”

Santo Tomás de Aquino

E sabendo Deus o quanto somos lentos para compreender, fracos e medrosos, envia-nos o Espirito Santo que nos dá força e discernimento, para assim avançarmos e lutarmos contra o mal. Para isso nos capacita através dos seus dons e carismas que são as ferramentas para a missão, o dom e carisma só é fecundo quando colocado a disposição da Igreja.

A vinda do Espirito Santo no Cenáculo foi como o beijo da reconciliação dado por Deus à humanidade redimida com o Sangue de Cristo.”

Beata Elena Guerra

E hoje Jesus diz esta mesma Palavra para nós: “mas descerá sobre vós o Espirito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas”.

Diante de todos os ataques que temos sofrido, como o aborto e as leis de morte, a ideologia de gênero, a destruição das famílias, a apostasia da fé e tantos outros, eu e você somos chamados por Cristo a sermos verdadeiras testemunhas.

Pois se o Espirito Santo está verdadeiramente em mim eu não barganho com o mundo e precisarei fazer uma escolha.

A quem você quer servir? O Espirito Santo ou espirito do mundo?

Não dá mais para sermos mornos diante das realidades que nos agridem a todo tempo, mas devemos ser quentes e estarmos quentes em Deus, mas para isso é preciso estar envolvidos pelo Fogo Divino.

E quem é o Fogo? É o Espirito Santo, é Deus mesmo, aquele que Jesus diz em São Lucas 12,49:

Eu vim lançar fogo sobre a terra e como gostaria que esse fogo já estivesse aceso”

Não nos enganemos meus irmãos pois sim, nós estamos vivendo os “últimos tempos” que foi inaugurado no dia de Pentecostes (CIC 732/726). E nestes “últimos tempos” o Espirito Santo deseja se derramar-se de forma extraordinária em nosso meio, trazendo sobretudo conversão e santidade ao nosso coração.

A maior obra que Ele deseja fazer em nós não são os dons mas sim a Santidade pois Ele é o Santificador.

O Espirito Santo e seus Dons…

Os dons e os carismas são ferramentas apenas para este tempo, mas a santidade nos abre as portas do Paraiso Eterno. Corremos uma sério risco de sermos homens e mulheres conhecedores de dons e carismas mas perdermos o céu por não vivermos a santidade na radicalidade que o Evangelho nos pede, quando o dom e o carisma não é conduzido pelo Espirito Santo nós nos perdemos facilmente.

Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E no, entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!”

São Mateus 7, 21-23.

Veja o que São Paulo diz a respeito dos dons, mas de nenhum modo o Apóstolo diminui os dons do Espirito apenas diz que o Amor é o maior de todos os dons e que todos os dons de serviços devem ser ministrados com amor e pelo Amor que é Deus mesmo.

“1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. 2.Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e co­nhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. 8.A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.

I Coríntios, 13

Para sermos fecundos só existe uma maneira:

É necessário que nós voltemos ao Espirito Santo, para que o Espirito Santo volte para nós… Mas a Sua vinda é fruto de oração unânime”

Beata Elena Guerra
Ser Sal da terra e Luz do mundo!

Assim como o fogo ilumina as trevas, nós também devemos ser luz neste mundo tenebroso, a propósito como está a sua lâmpada?

Não é a toa que no batismo nós recebemos uma vela com fogo, no crisma nós recebemos uma outra vela com fogo, a Vigília Pascal inicia com o Rito do Fogo, onde também o Círio Pascal é aceso e ali nós renovamos as promessas do batismo.

Quando nós recebemos a Efusão do Espirito Santo nós também recebemos este fogo de amor, e as mesmas Línguas de Fogo de Pentecostes descem sobre nós para que proclamemos as maravilhas de Deus. Ele derrama autoridade sobre nós para que como batizados falemos em Seu Santo Nome.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o Fogo do Vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e assim então, renovareis a face da Terra.”

É por isso que Israel o povo escolhido foi chamado a ser Luz das Nações, foram chamados a serem fogo neste mundo de trevas, e esta promessa é para nós.

“6.Disse-me: “Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo”.

Isaías, 49

É necessário que o Espirito Santo forme em nós o homem novo gerado pelas Mãos da Santíssima Virgem Maria, pois Ela é repleta do Espirito Santo, não houve e nunca haverá criatura como Ela.

E neste tempo Ela está reunindo o seu exército, para a vinda ultima de Cristo, para o “Segundo Pentecostes”.

Apesar das dificuldades e dos sofrimentos que a Igreja é chamada a suportar e das dolorosas horas de agonia e de paixão que marcam o tempo da sua sangrenta purificação, está se preparando para ela o momento de um renovado esplendor e de um segundo Pentecostes.

Meus filhos muito amados, nunca percais a confiança e a esperança.

Mensagem de Nossa Senhora ao Pe. Gobbi – 01 de Janeiro de 1985 .

Por isso peçamos insistentemente:

“Vinde, Espírito Santo, Vinde Por Meio Da Poderosa Intercessão Do Imaculado Coração De Maria, Vossa Amadíssima Esposa”.

Amém!