Eis o Cordeiro de Deus!

Tempo de Leitura 6 Minutos

Você sabe o que é o Altar do Sacrifício narrado nas Sagradas Escrituras?

A Palavra Sacrifício quer dizer oferta, a primeira oferta narrada nas Sagradas Escrituras é a oferta de Caim e Abel, os filhos de Adão e Eva (cf. Gênesis 4).

Abel era pastor de ovelhas (cuidava de cordeiros) e Caim por sua vez, cultivava do solo, os dois fizeram uma oferta a Deus, Caim ofertou os produtos do solo (as primicias), enquanto Abel ofertou um cordeiro.

Deus se agradou com a oferta de Abel, Caim tomado de inveja, matou o seu irmão Abel, e como consequência de seu pecado foi expulso daquela terra que possuia um solo fértil.

Mais pra frente, no capitulo 22 do Gênesis, vemos o Sacrifício de Abraão:

Deus disse: “Toma teu filho, teu único, que amas, Isaac, e vai á terra de Moriá, e lá ofereces em holocausto sobre uma montanha que eu te indicarei”.

Três pontos importantes:

  • Isaac era o único filho de um Pai amoroso (Abraão);
  • Ele sobe o monte Moriá carregando a lenha para o sacrificio;
  • E ao chegar no topo, vê tudo pronto e pergunta ao seu pai Abraão:

“7.Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!”. “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?”.”

Gênesis, 22

O Sacrifício no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, era o Sacrifício que restaurava a comunhão entre os homens e Deus, basicamente tinha os fins de:

  1. O Reconhecimento da soberania de Deus sobre a criação (Adoração);
  2. Um ato de agradecimento (Louvor, Ação de Graças);
  3. Selar uma aliança, firmar um compromisso com o Senhor (Pedido a Deus);
  4. Expiação dos pecados (Expiar os pecados)

No templo de Jerusalém, por volta do ano 960 A.C, diariamente os sacerdotes ofereciam sacrifícios de dois cordeiros, sendo um pela manhã e outro pela noite, estes serviam para expiação dos pecados da nação.

Mas, existia também um outro altar de bronze que ficava ao ar livre, na entrada do átrio interior do Templo onde outras ofertas eram oferecidas a Deus ao longo do dia.

Façamos uma pausa aqui para lembrarmos que, Nossa Senhora e São José vão ao templo de Jerusalem para oferecerem sacrifício, um par de pompas

Voltando a nossa reflexão…

É Deus mesmo quem manda contruir um altar, para que ali fossem oferecidos os sacrifícios:

“1.O Senhor disse a Moisés e a Aarão:2.“Este mês será para vós o princípio dos meses: vós o tereis como o primeiro mês do ano. 3.Dizei a toda a assembleia de Israel: no décimo dia deste mês cada um de vós tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa. 4.Se a família for pequena demais para um cordeiro, então o tomará em comum com seu vizinho mais próximo, segundo o número das pessoas, calculando-se o que cada um pode comer. 5.O animal será sem defeito, macho, de um ano; podereis tomar tanto um cordeiro como um cabrito.”

Êxodo, 12

A Primeira Páscoa…

Na primeira Páscoa, Deus disse a Moisés e Araão para que toda familia deveria sacrificar um cordeiro, mas não só isso, era necessário comer da carne (consumir) do cordeiro e marcar os batentes das portas das casas com o sangue do cordeiro, este era o sinal da aliança com Deus para o povo judeu.

Todo aquele que comia da carne do cordeiro e tinha os batentes das portas de suas casas marcados com seu sangue eram preservados da morte.

Fato interessante é que quando Nosso Senhor Jesus Cristo, estava diante de Pilatos, era o dia da preparação da Páscoa, perto da sexta hora (meio-dia) , e era exatamente nesta hora que os sacerdotes começavam a abater os cordeiros pascais, exatamente neste mesmo momento o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo estava se oferecendo em Sacrifício por cada um de nós, sendo

“7.Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. Ele não abriu a boca.”

Isaías, 53

Como o cordeiro no Antigo Testamento, o Cordeiro de Deus deveria ser preservado (Imaculado): macho (Homem), e sem defeito (Lembre-se que nenhum dos ossos de Cristo foram quebrados).

Cordeiro, Servo e Filho…

Jesus, O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, é o Sacrificio Perfeito, oferecido uma vez por todas para a remissão dos pecados, é por meio Dele que temos acesso a esta Graça (cf. Hebreus 10,10).

Outro detalhe importante, quando São João Batista vê Jesus ele diz: “-Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” a palavra em aramaico dita por São João Batista foi “talya” que quer dizer “cordeiro, servo ou filho”.

Jesus é ao mesmo tempo: O Cordeiro de Deus, o Servo Sofredor narrado por Isaias e o Filho Amado de Deus.

Os sacrificios oferecidos no templo eram imperfeitos porque eles cumpriam apenas uma parte da lei, o povo oferecia a sua oferta no altar mas o seu coração não se convertia, estavam longe do Senhor ao ponto de Deus mesmo declarar através do profeta:

“…este povo me louva com os lábios mas seu coração esta longe de mim… (Isaias 29, 13)”

Será que muitas vezes isso também não acontece conosco?

Cordeiro Perfeito e sem mancha…

O Sumo Sacerdote que oferecia o sacrificio no altar, era um homem pecador oferecendo o sangue de um cordeiro a Deus, por outro lado, Jesus oferece o seu próprio Corpo e Sangue e ao mesmo tempo Ele é o Sumo e Eterno Sacerdote.

Por isso, que a Santa Igreja nos ensina que o padre não é apenas um homem, mas é a Pessoa de Cristo, “Persona Christi”, embora o sacerdote seja um homem pecador, no momento em que ele entra na procissão de entrada da Santa Missa, é Cristo mesmo caminhando rumo ao Calvário.

Por isso podemos dizer que, quando adentramos no mistério da Santa Missa, adentramos no Céu, estamos diante de Deus, dos Anjos, de Nossa Senhora para celebrarmos juntos a Paixão e Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, estamos ali Adorarmos a Deus mas também para sermos alimentados por Dele, estamos diante do Sacrificio Perfeito.

São Pio de Pietrelcina Frases. diz que: “Seria mais fácil o mundo sobreviver sem o sol que sem a Santa Missa.”

“Vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrificio perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação. Recebei ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrificio de Abraão e os dons de Melquisedeque. Nós vos suplicamos que ela seja levada á vossa presença, para que ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as Graças e Bençãos do Céu”

Oração Eucaristica I

O Pai firmou essa Aliança de Amor conosco por meio do Filho, e a forma de participarmos do Banquente do Cordeiro, é comungando dignamente do seu Corpo e Sangue, e como na primeira páscoa aconteceu com os israelitas, ao comungarmos nós seremos preservados da morte eterna.

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressucitarei no último dia.”

São João 6, 54
Santa Missa, local da Manifestação da Glória de Deus!

Cristo nos fez esta promessa, e delegou a Santa Igreja Católica Apostólica Romana a Graça de participarmos do Sacrificio Perfeiro, o Banquete do Cordeiro, a Santa Missa.

Assim com os sacrificios no Antigo Testatmento, A Santa Missa que é O Sacrificio Perfeito, também possui 4 finalidades:

  • Adoração: A Santa Missa é o local por excelência, onde adoramos ao Senhor vivo e presente na Eucaristia;
  • Ação de Graças: não é a toa que a palavra Eucaristia quer dizer “Ação de Graças“;
  • Reparação / Expiação: É o local onde nós humilhamos o nosso coração e pedimos perdão a Deus dos nosso pecados, onde reparamos as nossas faltas, as faltas do mundo inteiro.

    “Este é o meu Sangue, que será derramado por muitos para a remissão dos pecados” (cf. Mt 26, 28).
  • Petição: Também é o lugar onde podemos pedir Graças ao Senhor, sobretudo a Graça da conversão e do arrependimento, a Graça de uma verdadeira contrição, ao passo que quanto melhor nos confessarmos melhor comungaremos.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós…

Na Oração das ofertas, o sacerdote diz:

PE: Orai, Irmãos, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso.

T: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

Na Comunhão, recebemos Cristo vivo, a vitima perfeita, não por acaso, a palavra Hóstia, quer dizer vitima expiatória.

Jesus Cristo, o Cordeiro sem mancha, é Ele quem nos aperfeiçoa, não somos nós que chegamos a perfeição por nossas próprias forças, mas é Ele que vem ao encontro da nossa fraqueza, e por Sua Graça e Misericórdia nos dá a Graça de sermos um com Ele.

“53.Então, Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57.Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.”

São João, 6

Créditos da Imagem: Alimento foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com