Eu e minha casa serviremos ao Senhor!

Tempo de Leitura 5 Minutos

Podemos dizer que o livro de Josué é a sequência direta do Pentateuco, pois no fim do Deuteronômio, Josué é designado como sucessor de Moisés, aqui Josué nos ensina como edificarmos a nossa casa no Senhor.

No capítulo 31, Moisés aos seus 120 anos já sabendo da sua morte elege Josué como líder de Israel.

Sê forte e corajoso, pois tu entrarás com todo este povo na terra que o Senhor jurara dar aos seus pais, e tu os farás herdá-las… Não tenhas medo, nem te apavores”

Deuteronômio, 31,8

Porem, esta mesma missão que foi dada a Josué, também é data a cada um de nós, de forma diferente, mas com a mesma essência.

Deus nos deu a missão de caminharmos com Ele mas de também conduzir os nossos a terra prometida, edificando a nossa casa na Rocha que é Cristo.

Ele nos chama, e por isso não devemos ter medo e sim coragem, diante dos desafios e perigos que aparecem ao longo da jornada. Em nós não encontraremos a força nem mesmo a coragem, mas sim em Cristo, pois Ele é a nossa força.

“No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo!” (João 16, 33).

Edificando a casa na Rocha

Josué é este homem decido por Deus, em seu testamento (Josué 24) ele nos deixa valiosas lições para termos êxito na missão.

  1. Servir a Deus com reta intenção (Santidade & Fidelidade) : “14a. Servi-vos na perfeição (santidade) e na fidelidade”;
  2. Renunciar ao mal : “14b.Lançai fora os deuses aos quais serviram os vossos pais do outro lado do Rio e no Egito”;
  3. Declarar o Senhorio de Jesus em nossas vidas: “15. Escolhei hoje a quem quereis servir” – Eu e minha casa serviremos ao Senhor;

Para servimos a Deus com “perfeição e santidade” precisamos primeiro, observar as nossas ações, e observar quais são as reais intenções do nosso coração quando fazemos algo para o Senhor, será que de fato nós estamos buscando a santidade, a Glória de Deus, ou estamos buscando prestigio próprio?

Muitas vezes condicionamos o servir a Deus a uma simples “troca de favores“, sendo “fiel” a Deus apenas quando as coisas vão bem, mas o fato é que Deus está nos chamando a um servir autentico, servir a Ele não porque pode me dar algo mas porque o amo com todas a minhas forças, afinal este é o primeiro mandamento.

Uma vez ouvi uma pregadora dizer que: “Muitos querem os bônus da cruz mas não o ônus”, e isso é verdade, por vezes paramos nos benefícios e queremos renunciar as renuncias e isso é um erro grave na relação com o Senhor.

“Pedis, mas não recebeis, porque pedis mal, com o fim de gastardes nos vossos prazeres…”

São Tiago 4: 3.

Deixe a Luz do Céu entrar na sua casa!

Devemos renunciar o mal a todo tempo, e declarar que somos de Cristo, que a nossa família é de Cristo, fazendo isso não só com palavras e orações de renuncia mas sobretudo com atitudes.

Aquilo que consumimos, falamos, ouvimos e assistimos, de fato demostra se a nossa renuncia é verdadeira, e se somos de fato de Cristo.

Não negocie a sua salvação, não seja morno lembra? Pois são nessas pequenas brechas que vamos abrindo para o mal que acabamos nos perdendo mais a frente, e nos distanciando do caminho do Senhor, pois o inimigo vai nos dominando e cativando aos poucos, por isso corte na raiz as pequenas brechas, não brinque achando-se ser forte demais.

Quem fica perto de uma fogueira, mesmo que não tenha acendido o fogo ou mexido com ele, mas somente observado de longe acabará absorvendo o cheiro da fumaça. Quando eu abro brechas para o mal mesmo que só observe e não atue diretamente acabo ficando com esse “cheiro de fumaça” impregnado na alma.

Por descuido ou desconhecimento nosso, acabamos dizendo muitas palavras malditas dentro de nossas casas, e assim acabamos abrindo brechas para o maligno.

Use seus lábios somente para abençoar!

O palavrão é sempre um insulto direto a imagem e semelhança de Deus em nós, e fere o mandamento, pois quando xingamos não estamos amando o próximo como deveríamos, pois o palavrão é sempre ofensivo.

Ao invés de usarmos os nossos lábios para xingar e amaldiçoar devemos usá-los para abençoar, não foi a toa que O Espirito Santo veio em forma de línguas de fogo, pois quer nos ensinar a linguagem do Amor.

E ainda existem palavras que não são palavrões, mas que certamente não deveríamos dizer…

  • Sua peste (faz referencia a doenças graves, ou males que caem sobre uma determinada nação ou região);
  • Cabrunco (deriva-se de carbúnculo, que é uma doença provocada por uma bactéria e que atacava os gados), e também está relacionada ao demônio;
  • Danado(a)/Danadinho(a): Condenado ao inferno;
  • Desgraçado: é aquele(a) que esta fora da Graça de Deus, ou seja, esta danado.
  • Miserável: é aquele que escolheu viver fora da Divina Providencia de Deus, lembra do “filho pródigo” da parábola?
  • Fulano está com o demônio no corpo (geralmente dito sobre mulheres na TPM).
Por isso, vigilância a todo tempo!

Sede sóbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé”

São Pedro 5:8

Ser sóbrio e vigilante é também estarmos atentos sobre nossas palavras, ações, pensamentos, pois certamente, sozinhos não conseguiremos vencer todas as propostas maléficas, mas sim auxiliados pelo Poder do Espirito Santo, afinal Ele veio em Pentecostes para nos dar força e nos fazer santos.

Uma luta árdua contra o poder das trevas perpassa a história universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo vai durar até o ultimo dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxilio da Graça de Deus”.

CIC 409 (Catecismo da Igreja Católica).

Já no Gênesis, vemos de forma clara a serpente atacando e tentando destruir a obra de Deus, e essa luta durará até o fim do mundo e por isso devemos dia após dia declarar a nossa pertença a Cristo, resistindo ao maligno e suas propostas, anunciando sempre Cristo com a nossa vida.

Em Medjugore Nossa Senhora nos deixou a seguinte mensagem:

Filhos queridos, vos convido a conversão individual. Este tempo é para vocês, porque o meu Filho dileto sem a vossa cooperação não pode realizar o que deseja. Filhos queridos orem a fim de que possam crescer espiritualmente e ficarem mais próximo de Deus. Entrego para vocês as 5 pedrinhas, que representam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais poderão vencer qualquer batalha”

Derrubando o gigante!

E essas são as 5 pedrinhas dadas por Nossa Senhora para para vencermos o maligno e edificarmos nossa casa na Rocha que é Cristo, assim como Davi venceu Golias nós também venceremos os inimigos que se levantam.

  1. A oração com o coração: Te convido a ler esse artigo sobre o poder do rosário: Leia esse artigo.
  2. A Santa Eucaristia, Jesus mesmo afirma que não poderemos ter parte com Ele senão nos alimentarmos do Seu Corpo e Sangue. Quando comungamos nos tornamos sacrários vivos.
  3. A Bíblia: A Palavra de Deus é Deus mesmo a se revelar a nós, devemos ser homens e mulheres da Palavra, pois a boca fala daquilo que o coração esta cheio, então só poderemos falar das coisas do Céu reveladas nas Sagradas Escrituras se o nosso coração estiver cheio Dela.
  4. O jejum: esta arma poderosa treina o nosso espirito, nos deixa mais sensíveis as inspirações do Espirito Santo, ao ponto de Jesus afirmar que existem demônios que só podem ser vencidos com jejum e oração.
  5. A confissão mensal: é o banho da alma, não é possível estarmos limpos sem o sacramento da confissão, até podemos ser boas pessoas, ter bons costumes mas isso não nos isenta da confissão pois todos nós somos pecadores.

    Imagine a confissão como um banho, de quantos banhos você acha que uma alma precisa para estar verdadeiramente limpa se a todo tempo a fumaça esta nos sujando? Naamã precisou se banhar 7 vezes para ficar curado da lepra que é um mal físico, imagine agora um mal espiritual como o pecado…

    (lembre-se do exemplo da fogueira citado anteriormente?)

Agora, convido você a orarmos juntos esta oração, pedindo que Cristo sele a nossa casa com seu Precioso Sangue.

Créditos da Imagem: Pessoas foto criado por jcomp – br.freepik.com