Família projeto divino

Tempo de Leitura 5 Minutos

A família como Deus á criou é um projeto divino, e por mais que o muitos tentem destrui-la através de ideologias malignas jamais poderão destruir a beleza de um lar cristão.

Foi Deus quem instituiu o sacramento do matrimônio e nos fez famílias, através do batismo somos inseridos na família de Deus e através do matrimônio respondemos a esse chamado contribuindo com a criação.

Encontramos essa realidade logo no primeiro livro da bíblia, bem como ao longo de toda a história da salvação. No Apocalipse de São João encontramos a expressão as núpcias do Cordeiro (Apo 19,7), fazendo referencia ao encontro da Noiva que é a Igreja com o Noivo que é Cristo.

“26.Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança… Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.* 28.Deus os abençoou: “Frutificai – disse ele – e multiplicai-vos,”.”

Gênesis, 1

No antigo testamento Deus abençoa as famílias e faz aliança com o seu povo através da benção matrimonial.

Na plenitude dos tempos, nosso Senhor nasce de uma família simples de Nazaré, e não por acaso mais tarde realiza o primeiro milagre em uma festa de casamento as Bodas de Caná.

Perceba Deus quer nos comunicar algo.

O próprio Deus é o autor do matrimônio. A vocação para o Matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme saíram da mão do Criador. O casamento não é uma instituição simplesmente humana,”

Catecismo da Igreja Católica, 1603

Uma aliança de amor

O Senhor deseja fazer um aliança de amor e compromisso conosco. Nos foi confiada a missão de anunciar Cristo ao mundo através do nosso testemunho de amor, fidelidade e compromisso e fé.

Saiba, a sua família faz parte de uma plano divino, algo muito maior do que podemos compreender, por isso mesmo somos atacados por todos os lado. A mesma serpente que é satanás e que tentou destruir o primeiro matrimonio no Éden continua tentando contra nós.

Mas, nunca se esqueça que Deus tem planos, bênçãos e sonhos para vocês por isso é preciso compromisso pois Deus não faz aliança com quem não tem compromisso com Ele.

A benção matrimonial nos dá autoridade dada por Deus através da Igreja de também abençoarmos os nossos filhos e selarmos nossas casas em Nome do Senhor Jesus. Por isso é preciso resgatarmos a tradição de abençoarmos os nossos.

8.Em ato e palavras respeita teu pai, a fim de que venha sobre ti a sua benção.
9. Porque a bênção do pai consolida a casa dos filhos, mas a maldição da mãe desenraiza os alicerces.

Eclesiástico, 3

-Bença Pai! Bença Mãe!

Essa expressão é uma das coisas mais gostosas de se ouvir da boca de um filho, alegra o coração dos pais.

Poder em nome de Deus exercer o sacerdócio espiritual de pai e mãe abençoando um filho com um “-Deus te abençoe!”, é maravilhoso, e existe um poder sobrenatural nessas palavras, abençoar e ser abençoado é receber o toque de Deus.

Creia meu irmão(ã), a sua família é uma benção e tem jeito sim, com Deus tudo tem jeito. Não há no mundo outra família igual a sua, ela é só sua. Deus a sonhou antes de você e lhe deu a missão de zelar e cuidar dela, lembra da canção?

-Eu protejo a minha família eu rezo por ela! A maior vitória que podemos conquistar é ser família do céu aqui na terra…

Um amor exigente

61. “A comunhão familiar só pode ser conservada e aperfeiçoada com grande espírito de sacrifício. Exige, de facto, de todos e de cada um, pronta e generosa disponibilidade à compreensão, à tolerância, ao perdão, à reconciliação. ”

Familiaris Consortio, São João Paulo II

O Senhor nos chama a um amor exigente e nos convida a sacrificarmo-nos uns pelos outros nas coisas simples do dia-a-dia. Quando eu renuncio a minha vontade para socorrer ao outro revelo o rosto de Deus ao outro.

Uma mãe que deixa tudo de lado após um dia pesado de trabalho para socorrer a dor de um filho, é Deus se manifestando ali.

Quantos pais não tiveram que renunciar aos seus sonhos para que os filhos vivessem o seus?

Por isso seja grato, pois pra você chegar até aqui alguém te amou e sustentou em oração.

Muito diferente do falso “amor” das músicas, dos filmes e das novelas o amor que Cristo nos chama como família é uma amor de cruz, amar como Cristo amou, e amar dói.

“21.Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. 22.As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, 23.pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. 24.Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. 25.Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, 26.para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,*”

Efésios, 5

Amar exige renúncia

Nas pequenas e nas grandes renuncias o amor deve ser o estimulo e a razão, renuncio porque amo e não por interesse em algo lá na frente, renuncia não é troca é desprendimento.

A cruz, especialmente as fadigas e os sofrimentos que suportamos para viver o mandamento do amor e o caminho da justiça, é fonte de amadurecimento e santificação.

Gaudete et Exsultate, 92 – Papa Francisco

Sem renuncia não há amadurecimento no amor ao próximo, os pais devem ser os primeiros a darem o exemplo, mas infelizmente muitas famílias caem na armadilha da rivalidade onde se vive á disputa perdendo assim o respeito um pelo outro, pois quando há disputa eu enxergo o outro como meu adversário.

Casa edificada na Rocha

Como os passarinhos aprendem a cantar escutando seus genitores, assim as crianças aprendem a ciência das virtudes, o canto sublime do Amor divino, junto às almas encarregadas de formá-las.

História de uma alma, Santa Terezinha do Menino Jesus

Edifique a sua casa na Rocha que é Cristo, nossas casas devem ser um pedaço do céu, o lugar seguro onde encontramos um alento, o ombro amigo mas sobretudo, encontramos Deus. E tudo o que ouvimos, assistimos e conversamos devem fazer parte dessa dinâmica.

Os pais tem a responsabilidade de lançarem os primeiros fundamentos da fé cristã na vida dos filhos, mas semear a boa semente leva tempo e exige trabalho continuo.

Depois, subíamos para fazer a oração em comum, e a rainhazinha ficava só ao pé do seu Rei, não precisando senão olhar para ele para saber como rezam os Santos… Afinal, íamos por ordem de idade dar boa-noite a Papai e receber um beijo

A relação de Santa Terezinha com seus pais era um reflexo do céu, ela conta que bastava olhar para o seu pai para saber como um santo rezava, é de tirar o folego não é mesmo?

Problemas? É claro que tinham, e não eram poucos não, mas em todos superaram através da oração, entrega e confiança em Deus.

Perseverança e esperança

Eu sei que nossas famílias estão longe de serem modelos de oração e santidade mas não devemos nos conformar e entregar as pontas, precisamos buscar a santidade do nosso lar e essa edificação na rocha exige esforço, suor, lágrimas, renuncias, sacrifícios,

-Você pode e Deus quer isso!

É justo que muito custe o que muito vale

Santa Tereza de Jesus

A Palavra de Deus nos chama atenção, por isso não descuidemos de nossas famílias, que O Senhor Jesus nos abençoe nessa nobre missão.

“Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel. “

I Timóteo, 5

Em toda casa existe um lugar privilegiado onde Deus deseja se manifestar, foi Jesus mesmo quem disse:

“6. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará. “

São Mateus,6
Oração pelas famílias

Senhor Jesus, esta casa é tua. Fazei nela entrar a felicidade sem fim a alegria serena, a caridade sincera a saúde duradoura. Põe em fuga, Senhor, os anjos maus e venham os anjos portadores da paz.

Desapareça desta casa toda discórdia pois selamos esta casa Senhor com o teu Preciosíssimo Sangue.

Manifesta em todos os que nela moram, em todos os que por ela passam, o poder do teu Santo Nome Senhor, e abençoa esta casa, derramais sobre todos nós um tempo de prosperidade como nunca experimentamos.

Maria Santíssima te pedimos, passa á frente dos nosso sonhos e projetos e ajudai-nos a sermos fiéis ao vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, cobre-nos com o Teu Mando de Mãe e socorre-nos em nossas necessidades, que nenhum dos nossos se perca no caminho.

Tudo isso selamos em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo. Amém,

Se você gostou desse artigo compartilhe com sua família.

Salve Maria Imaculada!

Leia também: Quando o sofrimento bater a sua porta

Crédito da imagem: Fundo vetor criado por kjpargeter – br.freepik.com