Quem é esta que avança como aurora?

Tempo de Leitura 5 Minutos

Para entendermos quero voltar com você lá no livro Genesis 2, 18-25,  a história da criação do homem e da mulher, Adão e Eva, Deus cria o homem e a mulher coloca-os no paraíso terrestre chamado Éden, Deus dá autoridade para homem de dominar sobre todos os animais e deixa apenas um mandamento a eles:

E O Senhor Deus deu ao homem este mandamento

“Podes comer de todas as árvores do jardim. 17. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres terás que morrer”. 

Deus fez uma aliança com eles, enquanto não comessem daquele fruto e fossem fiéis a esta aliança eles viveriam, porem a serpente (satanás), por inveja engana Eva e a convence a quebrar a aliança com Deus. Eva a primeira mulher criada cai armadilha do demônio e leva consigo seu marido Adão, a partir daí o pecado entra na história da humanidade, Deus havia nos criado para vivermos para sempre com ele, sem sofrimento, sem doenças, sem vírus:

Sabedoria 2, 23-24: 

Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez imagem de sua própria natureza, foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo.

Porem ao serem expulsos do paraíso Deus coloca querubins com espadas fulgurantes para guardar o caminho da árvore da vida e faz uma afirmação a serpente:

15. Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre a tua geração e a geração dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.  – Gen.2

Inicia-se ai a batalha espiritual entre a mulher e a serpente e satanás, entre a geração da Mulher e da serpente. 

Prefigurações de Maria no Antigo testamento:

Ao longo de todo o AT vemos prefigurações dessa Mulher que luta contra a serpente, vamos pegar alguns exemplos:

O nome Rute significa “aquela que vê e se apressa”, quando nós vemos Maria Santíssima no novo testamento a Palavra diz que ela vai apressadamente até sua prima Santa Izabel não é verdade?

No livro do Cânticos dos Cânticos 6,10: “Quem é essa que avança como aurora….

Pegue comigo 2 Samuel 6, 9, um dos títulos de Nossa Senhora é Arca da Aliança,  agora  compare o que  Davi diz  e Santa Izabel em São Lucas 1,39-46, perceba também o tempo que a arca da aliança fica na casa de Obed-Edon, é exatamente o mesmo tempo que Nossa Senhora fica na casa de Santa Izabel,. 

Adão e Eva dão a luz Caim e Abel, e uma das consequências do pecado original, vem em seguida pois Caim mata o seu irmão, violência entra na história do povo de Deus, mas o Senhor não cessa de buscar os seus filhos, assim como o Senhor descia no Jardim e buscava pela sua criação Ele continua vindo a nossa procura, e por isso enviou os seus profetas, Noé, Abrão, Isaac, Jacó,  José do Egito, Moisés…, e chegando na “plenitude dos tempos” Deus envia o seu próprio Filho Unigênito: São João 3, 16-17.

Novo Adão e Nova Eva

Da mesma forma que na primeira criação Deus se utilizou de um homem e uma mulher para iniciar a sua obra, Deus agora deseja restaurar a sua obra através do novo Adão que é Jesus (Deus encarnado, Emmanuel Deus conosco) e da nova Eva que é a Virgem Maria.

Pegue comigo São Lucas 1, 26-38:

A Palavra nos afirma que é Deus mesmo quem envia o Arcanjo São Gabriel até a uma Virgem de nome Maria, o Anjo é aquele que traz uma mensagem do céu por ordem de Deus, é um mensageiro do Altíssimo. 

São Gabriel Arcanjo é enviado a uma Virgem, assim como Eva era virgem, Maria também era, Eva era Imaculada (ela não tinha a mancha do pecado original pois o pecado original não existia), Nossa Senhora foi preservada da mancha do pecado original é por isso que a Igreja a chama de “Imaculada Conceição”, assim como Eva, Maria também estava prometida em casamento, e ambas são visitadas por um Anjo, porém uma por uma Anjo enviado por Deus e outra por um anjo caído.

Enquanto Eva desobedeceu ao mandamento dado por Deus a nova Eva que é Maria é obediente em tudo: –Fazei tudo o que Ele vos disser!

Eva é a “Mãe de todos os viventes” (Gen. 3,20), Maria é Mãe da Igreja, A Mãe de Deus feito homem. O fruto da desobediência de Eva é a morte enquanto o fruto da obediência de Maria é a vida: “Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”.

Santo Irineu diz:

“Como a raça humana caiu prisioneira até a morte por meio de uma virgem, o resgate nos vem, também, por uma Virgem”.

São João 2, 1-5 (Bodas de Caná) a Mulher do Gênesis: 

Não por acaso o primeiro milagre de Jesus se dá em um casamento, acontece que vem a faltar o vinho e para o povo judeu faltar o vinho em uma festa de casamento seria uma grande vergonha, e Maria vendo aquela situação e sabendo quem era o seu filho Ela pede a Ele. Nesta passagem Jesus chama Maria de: “Mulher” e aqui Jesus está apontando para Aquela que é a Mulher da nova Criação, de forma alguma Ele sendo Deus poderia desrespeitar a sua Mãe, seguindo o 5º mandamento da lei de Deus é “honrar pai e Mãe”.

Maria Santíssima confia totalmente em Jesus a ponto de dizer aos serventes: -Fazei tudo o que Ele vos disser! Aqui nós vemos o poder de intercessão de Nossa Senhora, ela antecipou o milagre, Jesus mesmo disse que ainda não havia chegado a hora, mas Ele ouviu o pedido de sua Mãe por amor do seu povo. Meu irmão(ã) que lê esse artigo, se Maria intercedeu para que houvesse vinho naquela festa de casamento quanto mais Ela intercederá por coisas maiores em sua vida, creia!

Maria recebeu uma Graça extraordinária:

“O Espirito Santo virá sobre ti e o Poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” – São Lucas 1,35. 

Maria é tão cheia do Espirito Santo que quando Ela visita Santa Isabel a saudação Dela faz com que Santa Isabel fique cheia do Espirito Santo:

Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espirito Santo.

Neste momento Santa Isabel fica cheia do Espirito Santo e São João Batista recebe uma Graça, o pecado original é apagado, embora ele tenha sido concebido em pecado ele nasce sem a marca do pecado original porque neste momento o Espirito Santo apagou a mancha do pecado original.  Nós vemos uma situação semelhante em São João 20, 21-22 Jesus deseja a Paz aos discípulos e eles também ficam cheios do Espirito Santo.

Aos pés da Cruz Jesus nos dá Maria como Mãe: São João 19, 26-27.

Jesus chama novamente Maria de Mulher, Ele está reafirmando que Ela é a Mulher da nova Criação, você acha mesmo que na Cruz Jesus iria desprezar a sua Mãe? Chamar Maria de Mulher é afirmar que Ela é a Mulher que pisa a cabeça da serpente, a nova Eva, nossa Mãe e Mãe da Igreja.

A Mulher do Apocalipse

Apocalipse 12, 1-9 vemos a de forma muito clara a batalha entre a Mulher (M Maiúsculo) e o Dragão (a antiga serpente), e aqui nos remete ao livro do Genesis, porei hostilidade entre a serpente e a Mulher, entre a tua geração e geração Dela. Esta Mulher é Maria a Mãe da Igreja e ao mesmo tempo é a própria Igreja.

Nossa Senhora canta no Magnificat  São Lucas 1, 48-49 que todas as gerações proclamarão Ela como bem aventurada, mas porque? Porque O Senhor fez maravilhas, nós fazemos parte da geração da Mulher e não da geração da serpente.

A Mulher vestida de Sol, este Sol é Cristo Jesus é Ele quem reveste Maria de Toda Graça, O Espirito Santo, pois foi Deus Pai quem escolheu Maria para ser a Mãe do Salvador.

Se você deseja ser cheio da Graça você precisa entrar na forma de Maria (Forma Dei), São Luiz Maria G. Montfort diz  no Tratado da Verdadeira Devoção a Virgem Maria que:

“Quando o Espirito Santo, seu Esposo encontra Maria numa alma, voa para ela, entra nela com plenitude e comunica-se-lhe tanto mais abundantemente quanto maior lugar esta alma dá a sua Esposa”.

Termino com essa frase da Beata Elena Guerra (Livro Pensamentos de Fogo: 1354):

“Feliz a alma por quem Maria ora! A oração de Maria no Céu tem a força de uma ordem, e o Senhor não permitirá nunca que Maria reze em vão.”

Salve Maria Imaculada