Halloween algo ingênuo ou uma armadilha?

Tempo de Leitura 3 Minutos

Dia 31 de outubro será Halloween, também conhecido como dia das bruxas, mas qual seria a finalidade desta data? A sua origem? Um cristão pode “celebrar” esta data?

O Halloween tem as suas raízes na cultura celta, um conjunto de povos organizados em tribos da antiguidade, eles acreditavam que no dia da colheita os espíritos dos falecidos voltavam para se alimentar e assustar as pessoas, para se proteger os celtas se fantasiavam de figuras assustadoras com o intuito de espantar tais espíritos, algo muito semelhante as carrancas, aquelas figuras que comumente vemos nas portas das casas de umbanda.

É sabido que entre o povo celta existiam os druidas que eram considerados sacerdotes, cultuavam árvores em especial o carvalho, árvore esta que era considerada sagrada para eles, também acreditavam na imortalidade da alma, para eles a alma do individuo mudava de corpo após a morte porem no dia da colheita ela voltava para o seu corpo de origem “seu hospedeiro”, também neste dia eles comemoravam a passagem de ano.

Halloween ou All Hallow’s eve?

A Igreja instituiu a solenidade de todos os santos em inglês “All Hallow’s Day” substituindo assim a festa pagã dos celtas, porem mesmo após a evangelização muitos não deixaram os antigos costumes, por isso hoje tal celebração coincide com a “véspera da solenidade de todos os santos” que em inglês fica “All Hallow’s eve“, percebeu a semelhança entre as palavras “All Hallow’s eve” e “Halloween”?

Com o passar dos anos outros elementos foram incluídos por outras culturas, como o culto as bruxas, sacrifícios, adoração ao demônio dentre outros. Porem atualmente o Halloween além de ser uma festa regada de ocultismo se tornou também uma data comercial. 

Muitos filmes de terror são lançados próximo a esta data, em sua maioria  recheados de mensagens obscuras, fora a comercialização de fantasias, guloseimas e festas regadas a bebida, drogas e sensualidade, ou seja gera lucro.

Muitos cristãos são levadas pelo espirito mundano a acreditar que “-Não tem nada haver!“, que “-É só uma brincadeira!“, “-Não faz mal nenhum!”, inclusive muitas escolas e condomínios promovem festas a fantasia.

Caso real de possessão demoníaca no Halloween

No livro Summa Daemoniaca do Pe. José Antonio Fortea ele nos narra a história de um menino de apenas onze anos de idade que em uma noite de halloween após ter se fantasiado de caveira com uma foice e bola da qual saia um liquido que representava sangue notou que uma sombra se aproximava dele constantemente, tais imagens se intensificaram ao ponto do garoto não sair mais do quarto sozinho pois via e ouvia figuras malignas o seguindo.

Sua mãe conta que de cara não gostou da fantasia, causou estranheza creio que era Deus alertando-a.

Infelizmente como na maioria dos casos quando a coisa complicou a “ajuda” que a família do garoto buscou não foi em Deus mas nas falsas doutrinas, resultado, o garoto piorou o seu quadro evoluiu para possessão diabólica.

Saiba que este não é um caso isolado, pois diversas pessoas ao terem contato com as coisas das trevas mesmo que de brincadeira e sem pretensão acabam sofrendo alguma consequência em suas vidas.

Por graça de Deus o jovem foi liberto após alguns meses de exorcismo com o Pe. Fortea.

Abro aqui um parênteses para esclarecer que apenas um sacerdote delegado pelo bispo local pode celebrar o exorcismo, nós leigos não realizamos exorcismos, podemos sim fazer orações de libertação que são de grande valia, onde pedimos a Deus que liberte a pessoa que sofre  de “ataques mais leves”, possessão é caso para o exorcista.

Sede sóbrios e vigilantes

O intuito desse artigo não é assustar mas sim trazer a consciência, saiba de uma coisa meu irmão(ã), apenas Deus é Misericórdia, o inimigo não se importa se você acredita nele ou não para poder destruir a sua vida, ele procura apenas um descuido, uma brecha para atacar, ele é intrometido.

“Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.” – I São Pedro 5,8

Não estou afirmando que o ato de se fantasiar de demônio ou coisa parecida fará a pessoa ficar possessa ou passar por surtos malignos mas posso afirmar sem sombra de dúvidas que se vestir de tal forma não agradará o coração de Deus e será com toda certeza um louvor ao demônio.

Nós católicos podemos e devemos aproveitar esta data para nos prepararmos para a solenidade de todos os santos e vivê-la de forma devota e santa.

Padre Duarte Sousa Lara que é padre exorcista na diocese de Lamego em Portugal afirma que os satanistas celebram o ano novo satânico no dia 31/10 iniciando na noite de halloween tendo o seu cume as três horas da manhã (contrária as três horas da tarde, Hora da Misericórdia).

E nós católicos o que estamos fazendo?

Gostaria de convidar você a colocarmos tudo isso em oração, no Santo Terço, no Rosário, na Santa Missa para que as famílias e as crianças do mundo inteiro sejam libertas das garras do demônio, se possível jejue por esta causa para que o mundo se converta ao Senhor Jesus pois existe um combate espiritual e eu e você não podemos nos esconder, pois infelizmente o mal tem avançado porque os bons se calam.

Embora no Brasil esta cultura não seja tão explicita como nos Estados Unidos e Europa devemos estar alertas pois nos últimos anos cresceu sua promoção e incentivo pelas mídias, moda e muitas vezes sem perceber vamos caindo na armadilha do inimigo.

Pe. Gabriel Amorth grande exorcista afirmou que “O Halloween é o Hosana do Diabo.

Termino com aquilo que São Paulo nos ensina em I Cor 6:

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém.”

Salve Maria Santíssima!