Maria escolheu a melhor parte. E você?

Tempo de Leitura 5 Minutos

Maria irmã de Lázaro, foi aquela que escolheu estar aos pés do Senhor enquanto a sua irmã Marta atarefada se inquietava na lida da casa.

Creio que todos temos um pouquinho de Marta e Maria dentro de nós, por isso te convido a juntos refletirmos essa passagem.

38.Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mu­lher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.39.Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40.Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”. 41.Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42.no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.

São Lucas, 10

Maria soube receber o Senhor

Perceba que foi Marta quem convidou Jesus á sua casa, mas foi Maria quem o recebeu, daqui nós tiramos a primeira lição dessa passagem, pois corremos o risco de sermos visitados por Cristo e não o recebermos, não basta convidá-lo para entrar senão estivermos dispostos á recebe-lo.

A todo tempo Jesus nos espera, Ele é como aquele Pai Misericordioso que aguarda pelo retorno do filho para casa. Quantas não foram as vezes que na correria do dia-a-dia nos perdemos no meio das ocupações e deixamos o Senhor esperando por nós.

O dia sem a presença de Deus é vazio, é cheio de coisas porem falta o essencial que é Ele. Como toda relação humana a nossa relação e intimidade com Deus está condicionada a frequência que o buscamos.

Marta em sua intenção não errou totalmente, pois ela queria agradar o Senhor e mostrar o seu amor a Ele através das obras exteriores.

Muitas vezes nós cometemos este mesmo erro e achamos que poderemos impressionar o Senhor com o nosso serviço.

Deus não se impressiona com o que é externo por mais belo que seja, lembre-se Ele sendo Deus escolheu nascer em uma simples manjedoura. Porem, simplicidade não é desculpa para fazermos as coisas de qualquer jeito.

Não é quantidade de coisas que fazemos que agradam a Deus, mas sim o quanto de amor que nós colocamos em cada pequena obra.

As obras externas só são belas quando primeiro geradas dentro de nós, um pintor por exemplo, quando faz uma obra ela primeiro nasce no seu interior e depois é representada na tela.

Compreendi que, sem o amor, todas as obras são nada, mesmo as mais brilhantes.

Santa Terezinha do Menino Jesus

O Deus das Obras e as “obras de Deus”

Será que em cada: “-Sim e -Não!” que damos ao longo da nossa jornada, realmente agradam á Deus ou muitas vezes queremos mais satisfazer o nosso ego e impressionar os outros?

Talvez Marta estivesse determinada em preparar um grande banquete para o Senhor e impressioná-lo, mas na verdade Jesus só estava interessado em uma coisa, o coração dela.

Veja meu irmão(ã), Jesus não exclui a necessidade da obra externa, mas nos mostra que para todo trabalho, a oração e a escuta são indispensáveis.

Senão for assim perdemos o foco e corremos o risco de substituir Deus pelo serviço á Deus. Mas, é Ele quem dá sentido a todo serviço, obra, apostolado e ministério.

“…que o Deus das obras jamais deve ser abandonado pelas obras de Deus…”

Livro: A alma de todo apostolado, Dom J.B Chautard.

Marta além de estar preocupada com o serviço da casa também estava prestando atenção no que fazia sua irmã Maria, ou melhor, naquilo que ela deixava de fazer por estar aos pés do Senhor, já ouviu aquela expressão: “-um olho no peixe e outro no gato!”

E desse ponto tiramos uma segunda lição: Pare de observar os outros e se preocupe com o que Deus confiou a você.

O que moveu Marta a reclamar talvez não tenha sido o zelo com o serviço mas sim o ciúmes, afinal foi ela quem havia convidado o Senhor e não sua irmã, talvez ela tenha pensado: “-Essa folgada vai me deixar com todo serviço?”

Perdemos tanto tempo olhando para os outros quando na verdade devemos olhar para Deus, e cuidar daquilo que Ele nos confiou.

Marta poderia ter feito como Maria e primeiro estar aos pés do Senhor e depois cuidar das coisas da casa. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus.

Marta, Marta, andas inquieta como muitas coisas…

Diante de um mundo tão barulhento como o nosso é fácil e até convidativo nos inquietarmos com tudo o que acontece ao nosso redor.

São noticias, situações difíceis, problemas que muitas vezes nos tiram a paz, e só existe um antidoto para vencermos este mal, estar aos pés do Senhor, a melhor parte.

Diante das distrações da vida, e de situações que muitas vezes nos cegam, temos uma escolha, ficar ali observando, reclamando ou corrermos para os pés do Senhor. Pois, aos pés Dele sofremos e choramos mas temos a certeza que Ele está cuidando de tudo e vê muito além.

Penso que quando Marta foi até Jesus para reclamar, Ela no mesmo instante tenha se juntado a Maria e ali recebido o Senhor em seu coração. Ela deixou tudo para trás para estar com o Senhor.

O que tem inquietado o teu coração? Hoje você está mais pra Marta ou Maria?

Agora, te convido a fazer uma experiência com Deus.

Onde você estiver, pare por alguns minutos e tenha um momento de intimidade com o Senhor. Fale com Ele da sua vida, dores…, não procure palavras bonitas, mas opte pelo simples, apenas fale pra ele.

Peça direcionamento ao Senhor, peça calma e sabedoria a Ele, se preciso chore aos seus pés…

Eu não sei onde você está agora mas sei, Deus está ai do seu lado.

Perceberá que ao final desse momento com Ele as situações difíceis continuarão lá onde estavam antes, mas você estará diferente. Ele te dará força para enfrentar.

Quando Marta e Maria se levantaram, o trabalho estava esperando por elas, mas elas já não eram mais as mesmas.

Não tente resolver as coisas sozinho, mas deixe nas Mãos Dele, lembre-se do que nos ensina Nossa Senhora “-Fazei tudo o que Ele vos disser!”.

Jesus se tu queres também eu quero!

A melhor parte é tudo aquilo que Deus tem para nós, existe duas formas de caminharmos, uma é fazendo a vontade de Deus e a outra não.

Com toda certeza fazer a vontade Dele é o melhor para nós, mas pra sabermos o que Ele quer de nós é preciso investir tempo aos seus pés, adorá-lo.

A adoração é o ato por excelência que tem o poder de transformar simples homens e mulheres naquilo que Deus sonhou.

“Jesus, se tu queres também eu quero.”

Beata Chiara Luce

O Monsenhor Jonas da Canção Nova tem uma frase que precisamos carregar para nossa vida: “-Quem não adorar não vai aguentar!”

A adoração abrirá os seus olhos e o seu coração para Deus ampliando assim a sua visão, experimente Ele está te esperando.

Deixo esse vídeo do amado Pe. Léo que hoje canta essa canção na Glória de Deus, espero que te ajude a orar…

Se você gostou desse artigo compartilhe com sua família.

Salve Maria Imaculada!

Créditos da imagem: Mãos foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Leia também: Quando o sofrimento bater a sua porta