Não entregue a tua alma a tristeza.

Tempo de Leitura 3 Minutos

O nome do profeta Habacuc significa “Abraço” hoje O Senhor deseja te abraçar através deste pequeno artigo, cuidar de você, acalmar o seu coração e te levantar de toda tristeza e abatimento, colocando você em uma posição de adorador(a), de eleito(a) porque Ele te ama.

O profeta Habacuc tinha em seu coração um sentimento de abandono e de esquecimento, quantas vezes nós também não temos este mesmo sentimento não é mesmo? São tantos os problemas que nos cercam, corrupção, problemas financeiros, problemas sociais,  problemas de saúde, falta de esperança que muitas vezes perdemos o chão, perdemos o foco, e corremos o risco de perder a fé.

 

Até quando, Senhor, pedirei socorro e não ouvirás, gritarei a ti: “Violência!” e não me salvarás? –  Habacuc 1 ,2.

Como o profeta muitas perguntamos a Deus Até quando Senhor pedirei socorro e não me ouvirás… O Papa Francisco durante a via-sacra da JMJ 2016 fez as seguintes perguntas:

 

Onde está Deus, se no mundo existe o mal, se há pessoas famintas, sedentas, sem abrigo, deslocadas, refugiadas? Onde está Deus, quando morrem pessoas inocentes por causa da violência, do terrorismo, das guerras?

Onde está Deus, quando doenças cruéis rompem laços de vida e de afeto? Ou quando as crianças são exploradas, humilhadas, e sofrem – elas também – por causa de graves patologias?

Onde está Deus, quando vemos a inquietação dos duvidosos e dos aflitos na alma?

 

E ele responde com a sua suave voz de pastor:

 

Há perguntas para as quais não existem respostas humanas. 

Podemos apenas olhar para Jesus, e perguntar a Ele. E a sua resposta é esta: «Deus está neles», Jesus está neles, sofre neles, profundamente identificado com cada um. Está tão unido a eles, que quase formam «um só corpo».

O Senhor deseja curar a sua alma de toda tristeza

Talvez você tenha chegado até aqui e se encontre cansado, triste, preocupado, desanimado mas eu quero convidar você para olhar para o Senhor Jesus, Ele que está do seu lado agora, que sofre contigo, saiba O Senhor vê o seu sofrimento e sofre contigo.

Se nós olharmos para o mundo, para as noticias certamente nós perderemos as nossas esperanças facilmente. O profeta inicia o livro na dúvida mas em seu desenvolvimento ele vai se entregando a Deus e termina o livro na fé e na confiança, ele sai de um estágio de angustia para um estágio de confiança em Deus e afirma: Eu me alegrarei no Senhor, e isso porque olhou para o Senhor.

Como anda o meu relacionamento com o Senhor?

Reserve momentos para estar a sós com o Senhor, retire os seus olhos de tudo aquilo que rouba a sua esperança, é tempo de voltarmos para o Senhor e nos encontrarmos no intimo do nosso quarto com Ele, faça essa experiência, reserve alguns minutos com o Senhor e fale com Ele, pois Ele deseja te ouvir, tenho certeza que experimentará o Amor de Deus.

Ainda que a figueira não floresça e os campos não produzam eu me alegrarei no Senhor.” – Hab 3, 17-19.

Nele encontraremos alegria, devemos aprender a usar aquilo que nos machuca como combustível para sermos mais de Deus, para buscarmos mais a Ele e confiar na Sua Infinita Misericórdia, não permaneça na tristeza, pois O Senhor te estende a Sua Mão Poderosa para te levantar.

Ficarei de pé em meu posto de guarda me colocarei sobre a minha muralha e espreitar para ver o que ele me dirá e o que responderá à minha queixa” – Estar como sentinela. – Hab 2, 1.

 

Santo Agostinho nos ensina em forma de oração, gostaria de convidar você para orarmos juntos neste momento:

 

Deus da vida, há dias em que a carga nos desgasta os ombros e nós nos sentimos esgotados;

Dias em que o caminho parece monótono e interminável, e o céu cinzento e ameaçador;

Dias em que nossa vida carece de música, nosso coração está solitário e nossa alma perdeu a coragem.

Inunda o caminho com tua luz, te suplicamos; dirige nosso olhar para onde o céu estiver cheio de promessas.

Que O Espirito Santo de Deus venha agora em nosso socorro derramando toda alegria que vem do Céu e dissipando toda tristeza da nossa alma, pedimos isso pela intercessão de Nossa Senhora do Sorriso e de Santa Terezinha do Menino Jesus. Amém!