Nunca diga nunca senão for para…

Tempo de Leitura 4 Minutos

Você já sentiu a sensação de estar travado em alguma área da sua vida? Mas porque isso acontece? De quem é a culpa? Seria algo espiritual? Muitas vezes a raiz pode estar em uma decisão que tomamos em algum momento da nossa vida.

Muitas vezes falamos algumas coisas sem pensar nas consequências e assim acabamos determinando algumas situações em nossas vidas, isso devido á palavras “mal ditas” devido alguma experiencias traumática que vivemos ou um momento de stress. Os votos secretos ou votos íntimos são determinações, votos que fazemos em nosso interior, dai surge o nome de secreto ou intimo pois ele acontece dentro de nós porem mesmo acontecendo dentro de nós afetam a nossa vida num todo.

Por exemplo, uma criança que presenciou o seu pai agredir a sua mãe, maltratar os seus irmãos, chegando alcoolizado em casa, esta criança pode determinar em seu intimo:– Eu nunca vou me casar! 

Agora já adulto este homem não consegue levar os relacionamentos a sério, as vezes tudo esta certo, tudo esta bem mas no momento de tomar aquela decisão de se casar é como se um gatilho fosse ativado sem que ele tenha controle desta situação então ele recua não consegue avançar “empaca” porque aquele voto intimo feito na infância mesmo que “esquecido” ficou gravado em seu subconsciente e agora se traduz em uma atitude que trará consequências negativas.

Dom Cipriano Chagas contava uma história muito interessante de uma mulher que tinha o desejo de ter um filho, um menino, porem todas as vez que engravidava e havia possibilidade de ser um menino ela perdia o bebe. E foi através do atendimento de oração  que foi possível perceber que na infância e juventude  aquela moça foi muito maltratada pelos seus irmãos e em determinado momento de raiva ela disse: -Eu nunca vou querer ter um filho homem!

É importante observar que geralmente esses votos são feitos em momentos de raiva, são palavras ditas no impulso do momento.

É possível anular/quebrar um voto intimo?

Os votos secretos se alojam em nosso subconsciente e por ser algo interior não temos fácil acesso, somente pela Graça de Deus através dos dons do Espirito Santo será possível fazermos  um diagnóstico correto e assim orarmos pela causa pedindo a quebra daquele voto.

Após o diagnóstico, acho importante dizer que este pode ser feito de forma pessoal em momento de oração profunda, pedindo para que o Espirito Santo mostre se existe algum voto intimo escondido e que precisa ser quebrado ou também auxiliado por um servo do ministério de oração por cura e libertação (MOCL) em um plantão de oração ou sacerdote que trabalhe na área de cura interior ambos não possuem nenhum poder especial mas oram utilizando os dons do Espirito Santo que revela todas as coisas.

Identificando o voto é sempre importante pedirmos perdão a Deus porque aquele voto intimo mesmo que inconsciente  não permitiu que a vontade de Deus acontecesse em nossas vidas em sua totalidade assim como rezamos no Pai-Nosso:

Seja feita a Sua vontade assim na terra como no céu

Quando nós rezamos o Pai-Nosso nós estamos nos submetendo a vontade de Deus, que é sempre boa e agradável ao passo que o voto secreto faz reinar a nossa vontade e por isso sofremos.

Após este processo de perdão a Deus é preciso renunciarmos ao voto secreto em Nome de Jesus e a todas as forças malignas que possam estar de alguma forma se utilizando desta brecha para nos fazer algum mal.

Ainda dentro do processo de perdão existe a necessidade de também nos perdoarmos  pois não sabíamos das consequências negativas que atrairíamos por conta de um voto feito no passado mas também é necessário perdoarmos aquelas pessoas que foram as “responsáveis” por aquele voto feito em um momento de raiva, desespero, perda…

É possível dizer que quase todos nós fizemos algum tipo de voto intimo em algum momento da vida e precisamos ficar atentos as características, se algum fato se torna recorrente como no exemplo da gestação citado acima pode haver um voto intimo nesta área que precisará ser quebrado para que esta pessoa viva o que Deus tem para ela.

Todo voto intimo é ruim?

Lembra do exemplo que demos do menino que via o seu pai chegar alcoolizado em casa?

Ele pode fazer uma opção positiva, ele pode dizer: “Eu nunca farei isso para os meus filhos e minha esposa, serei um bom pai e um bom esposo”   tal decisão apoiada na Graça de Deus dará bons frutos de conversão e só poderá dar bons frutos apoiados na Graça de Deus, de outra forma terá seu fundamento na superação do outro, na autossuficiência e na soberba e não no perdão e na caridade.

Para vencermos um vicio por exemplo, será  necessário um voto, uma decisão. No meio carismático conhecemos bem o termo PHN (
Por Hoje Não, por hoje eu não vou mais pecar) após um encontro pessoal com Cristo nos decidimos a viver uma nova vida e em nossos corações dia após dia a buscarmos pela santidade e a renunciar o pecado que a toda hora bate a nossa porta, na verdade estaremos apenas perseguindo a vontade de Deus para nós e por isso Ele derrama a Sua Graça e nos fortalece, por isso decida-se.

Vamos orar juntos?

Pare um instante na presença de Deus e peça ao Espirito Santo que percorra toda a sua história e revele os votos secretos que estão alojados, impedindo a Sua Santa vontade de acontecer em sua vida para que você seja plenamente feliz, e após listar todos eles continue…

Senhor Jesus, eu me submeto a Sua Vontade e peço perdão por todas as vezes em que a minha vontade esteve em primeiro lugar, peço que quebre e anule todos os votos íntimos que pronunciei (trazer os votos que listou…) ,eu renuncio a todos eles em Teu Nome Jesus.

Senhor Jesus, com a Suas Mãos chagadas toque no mais profundo do meu coração chegando a raiz desses votos, cura-me de toda falta de amor, falta de atenção que não recebi, carências,  falta de perdão… que eu seja liberto para amar e perdoar todos aqueles que me feriram, eu agora me decido por amar e abençoar aqueles que me machucaram, Senhor, daí-me esta Graça Senhor.

Que a partir de hoje á minha boca proclame as Suas bençãos sobre a minha vida e a vida de todos que me rodeiam, que Maria Santíssima me ensine a silenciar quando preciso e que os Santos Anjos de Deus me auxiliem.

Eu aceito a Sua Vontade em minha vida Senhor pois sei que Ele é perfeita e agradável.

Obrigado Senhor pois sei que escuta a minha oração.

Amém!