O Anticristo, a Besta e Satanás são a mesma coisa?

Tempo de Leitura 6 Minutos

Todos aqueles que já leram o livro do Apocalipse talvez já se viram com essa dúvida, porem a Bíblia faz questão de deixar muito claro que essas três figuras: o Anticristo, a Besta e Satanás são figuras distintas mesmo que embora compartilhem da mesma raiz que é o mal.

O Apocalipse distingue muito bem entre as três figuras: Anticristo é um homem, a Besta é um poder politico, uma grande nação que leva a guerra aos confins do mundo, e o Dragão (ou Serpente), que é o diabo.

Summa Daemoniaca, Pe. José Antonio Fortea

É certo afirmarmos que o Anticristo não é o demônio em pessoa, mas sim um homem a serviço dele, totalmente disposto a propagar a maldade, uma espécie de “encarnação do mal“. Temos alguns exemplos de anticristos na história da humanidade como: Nero, Napoleão, Hitler, Stalin que foram homens que propagaram a destruição e a maldade por onde passaram e por certo estiveram a serviço de Satanás.

Anticristo é aquele que faz oposição a Cristo.

Jesus Cristo era homem e por isso o Anticristo também é um homem, Cristo pregou o amor, a paz, a misericórdia e o Reino de Deus, enquanto o Anticristo prega o ódio, a guerra, a vingança e a iniquidade na terra.

Cristo é manso e humilde de coração enquanto o opositor é arrogante e orgulhoso.

Nosso Senhor tem Deus por Pai enquanto o Anticristo tem Satanás por seu pai, não que o demônio o tenha gerado pois somente Deus tem o poder criador, mas passa a ser seu filho por ser porta voz da mentira e do engano.

44.Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

São João, 8

Os disfarces do Anticristo

675. Antes da vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra, porá a descoberto o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado.

Catecismo da Igreja Católica

Mas não se engane, pois o Anticristo não virá pregando a maldade e ódio de forma declarada, virá disfarçado como alguém amável, tolerante, com uma doutrina fácil de seguir sem muitas regras, muito do que já vemos impregnado em nossa sociedade. Um mundo onde a ecologia vale mais que o ser humano, notou alguma semelhança?

O Anticristo, porém, não se dará a conhecer como tal; do contrário, poucos haveriam de segui-lo

Ele virá travestido de grande humanitário, portador de paz, prosperidade e abundância, não como meios de nos conduzir a Deus, mas como fins em si mesmos. De sua pena sairão livros sobre um novo conceito de Deus, escritos com o fim de mudar nossa maneira de viver, de estimular a fé na astrologia, a fim de que o responsável pelo pecado sejam, não as nossas decisões livres, mas as estrelas.

Ele explicará a culpa com jargões psicológicos, como um “erotismo” inibido, de sorte que os homens se envergonharão de não ser liberais e “mente aberta” aos olhos dos colegas. De fato, ele será tão “mente aberta” a ponto de identificar tolerância com indiferença ao que é certo e errado, verdadeiro e falso.

O Anticristo não quer que a hierarquia da Igreja proclame princípios imutáveis, mas que organizações de massa, sob a direção de um sujeito qualquer, se sirvam de métodos de propaganda para orientar o gosto e a preferência das sociedades: ele quer opiniões, não verdades; palpiteiros, não professores; pesquisas de opinião, não princípios; natureza, não graça….

(Sermão via rádio do Venerável Fulton Sheen em 26/01/1947) In: Light Your Lamps, 8.ª ed., 5-17. Huntington: Our Sunday Visitor, 1958.

O “mistério da iniquidade” e a Besta

“18.Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvis­tes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isso conhecemos que é a última hora. 19.Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isso se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.”

I São João, 2

Nos últimos tempos temos visto muitas heresias, escândalos e uma tentativa constante da grande mídia em manchar e desgastar a imagem da Santa Igreja Católica, a está politica cada vez mais voltada a leis de morte e assim acabam trabalhando a favor do Anticristo.

7.Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém. 8.Então, o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o ani­quilará com o resplendor da sua vinda. 9.A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. 10.Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar.

II Tessalonicenses, 2

A Besta é o poder politico já narrado no livro do Apocalipse, essa grande nação que leva a guerra aos confins do mundo. Para São João naquele momento tratava-se do Império Romano, mas o livro do Apocalipse não esta limitado aquele tempo apenas, pois o Apocalipse é um livro profético e atual, uma mensagem a Igreja.

A antiga Serpente

“9.Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro.”

Apocalipse, 12

São João não nos deixa dúvidas de que este Dragão é Satanás mesmo, a antiga Serpente do livro do Genesis que seduziu Eva no Éden.

Satanás alegra-se com o pecado do homem e não perde a oportunidade de armar contra nós e tentar-nos para que percamos a salvação.

395. No entanto, o poder de Satanás não é infinito. Satanás é uma simples criatura, poderosa pelo facto de ser puro espírito, mas, de qualquer modo, criatura: impotente para impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás exerça no mundo a sua ação, por ódio contra Deus e o seu reinado em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves prejuízos – de natureza espiritual e indiretamente, também, de natureza física – a cada homem e à sociedade, essa ação é permitida pela divina Providência, que com força e suavidade dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério. Mas nós sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8, 28).

Catecismo da Igreja Católica
A Mulher vestida de Sol

Enquanto a primeira Eva foi seduzida pela Serpente, a Nova Eva que é Maria Santíssima pisará a cabeça da Serpente, foi Deus mesmo quem determinou.

Deixarei abaixo um trecho de uma das mensagens de Nossa Senhora ao Padre Gobbi dada em 31 de dezembro de 1997 em Milão.

A Mensagem:

Assim, a humanidade foi seduzida com o erro do ateísmo teórico e prático; em lugar de Deus, construíram-se os ídolos que todos adoram: o prazer, o dinheiro, o divertimento, o poder, o orgulho e a impureza.

Satanás conseguiu seduzir verdadeiramente todas as nações da terra com a taça da luxúria. Substituiu o amor pelo ódio; a união pela divisão; a justiça por muitas injustiças; a paz pela guerra contínua.

Assim, em Fátima indiquei o caminho que a humanidade devia percorrer para o seu retomo ao Senhor: o caminho da conversão, da oração e da penitência. E ofereci-vos como refúgio seguro o meu Coração Imaculado.

Tudo vos foi revelado.

A humanidade caiu nas mãos de satanás e do seu grande poder, exercido por meio das forças satânicas e maçónicas; a minha Igreja foi obscurecida pelo seu fumo, que penetrou no seu interior.

Anunciei-vos o triunfo do meu Coração Imaculado no mundo: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”. Isto há de acontecer no maior triunfo de Jesus, que trará ao mundo o seu glorioso Reino de amor, de justiça e de paz, e renovará todas as coisas.

Combatei filhos da Luz, porque a hora da minha batalha já chegou. No mais rigoroso inverno, vós sois os rebentos que desabrocham no meu Coração Imaculado e que deponho nos ramos da Igreja, para vos dizer que está para chegar a sua mais bela primavera.

Será para ela o segundo Pentecostes.

Por isso vos convido a repetir frequentemente a oração que Eu vos pedi: -“Vinde Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria vossa amadíssima Esposa”.

Deixarei aqui abaixo o link para um curso ministrado pelo Padre Wander de Jesus Maia sobre o assunto, são 12 lives para aprofundarmos no tema.

Leia também: Acaso não sabeis que eu sou da Imaculada?
Créditos da imagem em destaque: Canção Nova