O combate contra si é indispensável!

Tempo de Leitura 4 Minutos

Quando falamos em combate espiritual temos a tendência de considerarmos apenas o combate contra os espíritos malignos, e negligênciarmos os outros aspectos do combate, sobretudo aquele combate que é travado dentro de nós, 24 horas por dia, e este combate é indispensável.

Todos os males aos quais a alma está sujeita procedem dos três inimigos já mencionados:
o mundo, o diabo e a carne.”São João da Cruz

A palavra indispensável quer dizer, aquilo que não pode ficar de fora, o que é obrigatório, vital, e necessário, em resumo o combate contra si é um conhecimento obrigatório para todos nós, sobretudo se quisermos vencer a batalha.

São João da Cruz nos ensina a respeito dos nosso três principais inimigos, falaremos de cada um deles a seguir.

O mundo: Muitas vezes pensamos erroneamente que o mundo todo é mal por si só, e que tudo que nele há é pecaminoso, porém afirmar isso seria uma heresia, porque foi Deus quem o criou, e após criá-lo contempla a sua obra perfeita, em Gênesis 1,31 o autor diz que ao terminar a criação, Deus viu que tudo era muito bom, não apenas bom mas muito bom.

Acontece que, após a queda do homem, o pecado entra no mundo por inveja do demônio, e assim inicia aquilo que chamamos de pecado original. E aquela obra perfeita criada por Deus é manchada.

O demônio tem uma habilidade de sedução muito apurada, capaz de fazer cair até mesmo os anjos como narra o livro do Apocalipse 12,4, e assim ele fez, levando Adão e Eva a queda por meio do seu poder de influência.

Então quando nós falamos deste inimigo chamado mundo, estamos falando daquilo que está a nossa volta e que é mal aos olhos de Deus. Falamos daquele ambiente de pecado que esta fora da harmonia da Palavra de Deus e que esta manchado pelo pecado original.

Exemplos:

  • Deus nos chama a vida = o mundo propõe a morte, o aborto;
  • Deus abençoa o matrimônio = o mundo propõe o divórcio, a traição;
  • Deus nos chama a santidade = mundo nos chama a uma vida de prazeres desordenados (drogas, bebedeiras, sexo desordenado..);
  • Deus nos chama a pureza, a castidade, a modéstia = o mundo nos chama a malicia e a depravação;
  • Deus nos chama ao perdão = o mundo nos chama a vingança;
  • Deus nos dá a sua Palavra que é viva e eficaz, que nos cura e liberta = o mundo nos oferece as suas ideologias e nos aprisiona a doutrinas de demônios.

A palavra ideologia vem de ideia, e ideias surgem apenas dos homems e não de Deus, pois Deus não tem ideias, por isso, uma das formas de ataque do demônio é influenciar o homem no campo das idéias, das ideologias.

Olhe para o mundo e perceba quantas ideologias malignas tem surgido nos últimos tempos.

Por trás desse plano maligno estão os demônios, com a sua voz sedutora, procurando uma brecha em nós para nos derrubar, a sua a inteção é nos distrair e distanciar-nos de Deus, nos atraindo para o seu território, e assim perder a nossa alma.

“O demônio é como um cão preso na coleira, Cristo o prendeu;
só morde quem dele se aproxima” – Santo Agostinho.

E assim, ele vai trabalhando as escondidas como uma serpente, agindo através das tentações, explorando os apetites da nossa carne que todos nós temos.

Lute ferozmente contra as tentações da carne.”São Padre Pio

No Jardim do Éden, o homem caiu e assim foi manchado porque aderiu as mentiras do demônio e desprezou a Palavra de Deus.

Sempre que nós desprezamos a Palavra de Deus, automaticamente caimos nos enganos do mundo e de satanás.

O homem foi criado santo, imaculado e na amizade com Ele, aquilo que a Santa Igreja chama de santidade original, (cf. Catecismo da Igreja Católica, 375).

O homem que se perdeu, foi resgatado por Cristo, o novo Adão, o castigo que nos salva pesou sobre Ele. Porém. agora por Ele, temos acesso a eternidade porque Cristo pagou o preço da nossa redenção.

A nós compete vivermos santamente, resistindo as tentações e combatendo os nossos inimigos para que assim retornemos a amizade plena com Deus.

São Francisco de Sales, nos ensina que existem três estágios da tentação:

  1. O pecado é proposto a nós – O nosso inimigo nos faz uma proposta; Ele tenta nos convencer que aquele pecado será bom para nós, e que muitas vezes somos até merecedores dele, “não reze hoje pois você está cansado”, “experimenta uma vez, não tem problema”, “todo mundo faz..”

    O inimigo trabalha na propaganda do erro, explorando as nossas vulnerabilidades, porem apresentando de uma forma atraente, ele sempre nos tenta nas nossas fraquezas pois nos ronda como leão, ele mantem a mesma estratégia do Éden.
  2. Tenta despertar a nossa vontade, o nosso sentir, as nossas emoções, despetando em nós um desejo por algo. Por isso ele trabalha nas ideias do homem, o demônio não tendo acesso a nossa vontade, tenta nos influenciar, nos convencer a aceitar a sua proposta.

    Somente Deus tem acesso a nossa vontade, e mesmo assim em sua Infinita Bondade, nos dá o livre arbitrio.
  3. E por último, na liberdade teremos uma opção de consentir com a tentação ou fugirmos dela.

“O demônio só tem uma porta para entrar na nossa alma: a vontade.
Não há nenhuma porta secreta.”São Padre Pio

Sendo assim, concluimos que o demônio não pode nos forçar a pecar, por mais que ele tente a escolha sempre será nossa. Enquanto ele nos tenta não existe pecado, o pecado está no momento em que aceitamos a proposta feita por ele.

Ao consentir e aceitar a tentação sou derrotado pelo inimogo, dou vitória a serpente, ao mundo, e a carne. Mas se eu resistir, fugir das ocasiões de pecado, venço e não apenas isso dou Glórias a Deus.

São Felipe Neri diz: “A batalha contra o pecado é a única batalha na qual vence aquele que foge.”

O livro O Combate Espiritual, de Lorenzo Scupoli nos dá um precioso ensino para vencermos este batalha contra nossa carne.

  1. Considerar o quanto somos limitados, francos e incapazes por nós mesmos, que de fato somos necessitados de Deus; (Por isso é necessário nos alimentarmos frequentemente da Palavra de Deus, da Santa Eucaristia);
  2. Pedir a Deus a Graça da humildade, considerando que não somos humildes ainda; (O Santo Terço/Rosário é uma arma poderosa para nos ensinar a sermos humildes);
  3. Cultivar o hábito de desconfiar de si mesmo, vigiar os desejos, os pensamentos, os sentimentos, devido nossa inclinação ao pecado. (Busque sempre a prática do jejum, pois ela é capaz de domar a nossa carne);
  4. Aprender com as nossas quedas no pecado. (sempre recorra ao sacramento da confissão, pois é através deste sacramento que os nosso pecados são perdoados).

E sobretudo é necessário que sejamos constantes na vida de oração e não apenas intensos para assim progredirmos nas virtudes vencendo os vicios da carne.

“Quem não progride volta para trás” – Santa Catarina de Sena.