O que é Oração de Amorização?

Tempo de Leitura 4 Minutos

Conforme Pe. Alirio J. Pedrini, SCJ em seu livro “Oração de Amorização” a palavra amorização é formada por outras duas palavras “amor” e “izar-ização”. Amorizar significa produzir amor, fazer o coração produzir e jorrar amor como de uma fonte permanente.

A amorização é um trabalho de fazer com o que o coração produza amor para amadurecer, preencher as carências afetivas, curar as feridas, encher os vazios com amor e transbordá-lo, é uma súplica a Deus para que Ele nos ensine amar, Ele que é o próprio Amor nos ensine a amar a nós mesmos e ao próximo, em São Mateus 22, 36-40 Jesus responde a uma pergunta feita pelos fariseus:

 

Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Ele respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espirito. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O Segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Jesus resume toda a lei e os profetas no ato de amar a Deus e ao próximo, mas como amar a Deus e ao próximo estando ferido? A verdade é que todos nós precisamos de cura pois em algum momento fomos feridos ou ferimos alguém. Temos o costume de darmos nome as nossas dores de acordo com a sua intensidade ou repercussão: mágoa, raiva, ódio, vingança, ressentimentos, amargura, tristeza, revolta, falta de perdão.

Libertando-se das lembranças negativas

Existem lembranças tão dolorosas que só de pensar em lembrar já dói, e por isso muitas vezes fugimos dessas lembranças, mas fugir da dor não nos cura, pelo contrário vai criando um vazio cada vez maior dentro de nós, as vezes “tapamos o sol com a peneira”, achamos que já superamos aquela situação, mágoa, traição… quando na verdade estamos caminhando feridos em nosso interior e o único que pode nos curar é Jesus Cristo. Uma coisa é certa quando olhar para o nosso passado nos causa dor é porque ainda não fomos curados do que está lá.

Pessoas que foram traídas tendem a não confiarem nas pessoas pois a lembrança daquela dor do passado assola o seu interior e a única forma de superarmos é assumirmos que precisamos de cura e ajuda do Senhor, pois da mesma forma que as doenças físicas para serem tratadas precisam ser identificas por um médico que vai medicar o remédio correto e eficaz as feridas interiores também precisam de diagnóstico e tratamento e quem melhor para curar que o Médico do médicos?

A oração de amorização é esta ferramenta  que podemos utilizar no tratamento das feridas interiores pois é uma oração pessoal feita diretamente ao Senhor onde sem máscaras falamos para Ele das nossas dores, das nossas feridas mostramos o nosso coração chagado, e Ele com a Sua Graças nos ama, nos toma em seu colo nos acalma e nos cura. 

Talvez você já tenha feito essa experiência através de uma canção, sabe aquele louvor que rasga o nosso coração e que revela o nosso interior? é como se aquela canção contasse toda a nossa história não é mesmo? Neste anos de caminhada com o Senhor já vi muita gente sendo tocada por Deus em uma simples canção ministrada com unção, a música tem esse poder de nos colocar nos braços de Deus.

Como barro nas mãos do oleiro

O nosso coração produz amor quando o entregamos verdadeiramente nas Mãos de Deus, pois Ele vai trabalhando tudo aquilo que está dentro de nós, tudo que esta retraído, enraizado, amorizar é ir ao profundo na raiz daquela dor e permitir que Deus coloque Suas Mãos para curar.

Em um mundo como o nosso, onde estamos a todo tempo correndo pra lá e pra cá estamos a todo tempo nos ferindo e ferindo os outros, em simples coisas do dia a dia, as vezes uma simples palavra “maldita”, mal falada, mal colocada tem o poder de arruinar o nosso dia, sobretudo se esta palavra for de alguém que amamos, já aconteceu com você? O resultado é sempre mágoa, frustração, tristeza… Por isso da importância da oração de amorização para nos ajudar nesse processo de cura interior.

Oração de Amorização: A cura do coração

Esteja em um momento a sós na presença do Senhor Jesus, procure um local calmo onde você possa estar em intimidade com O Senhor (talvez o único lugar que você encontrará será o banheiro mas não tem problema pois o importante não será o lugar físico mas sim o lugar espiritual que estaremos, que é o Trono de Deus).

Faça um momento de oração espontânea ao Senhor, adore, louve, agradeça pelo seu dia, pela sua vida, pelas benção que O Senhor tem derramado sobre a sua vida, creia existem muitas bençãos que O Senhor tem derramado sobre você mesmo que talvez não perceba.

Traga a sua memória as situações e pessoas que te feriram, vá recordando com calma sem pressa e conforme for lembrando faça a decisão de perdoar, lembre-se você está na presença de Jesus peça ajuda a Ele para que te capacite a perdoar aqueles que te feriram, saiba que perdoar não é esquecer mas decidir em Deus a recomeçar e caminhar livre daquele sentimento que nos aprisionava. Peça perdão ao Senhor pelas pessoas que você feriu (e assim que possível peça perdão a pessoa também, com palavra e atitude, as vezes um abraço fala melhor que um discurso).

Entregue essas feridas ao Senhor Jesus e peça que Ele toque com Sua Mão chagada e cure.

Termine louvando e agradecendo ao Senhor por este momento de graça.

A oração de amorização não é uma mágica por isso é preciso fazê-la algumas vezes até que vejamos o efeito em nossas vidas, é um exercício de humildade, lembre-se também de buscar o sacramento da reconciliação para que o seu coração esteja reconciliado com Deus e com o irmão.