O que os santos dizem sobre a morte?

Tempo de Leitura 2 Minutos

Por mais que tentemos fugir ou mudar de assunto, a morte é uma realidade natural desta vida, ela chega quando menos esperamos.

Estamos chegando no Dia de Finados (02 de novembro) mas antes a Igreja nos ensina a celebrarmos a Solenidade de Todos os Santos (01 de novembro).

Os santos são estas almas fiéis que gozam da Glória de Deus pois foram admitidos em sua carreira terrestre, foram provados e aprovados em sua missão e deixaram um legado de santidade para a Igreja, e agora triunfam no céu.

E quem melhor que eles para nos ensinar a vivermos uma vida virtuosa para que quando chegar o nosso momento tenhamos uma santa morte? O CIC (Catecismo da Igreja Católica) nos ensina no parágrafo 1013:

A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir o seu destino. Quando tiver terminado “o único curso de nossa vida terrestre “, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. “Os homens devem morrer uma só vez” (Hb 9,27). Não existe “reencarnação” depois da morte.

O que os santos dizem sobre a morte?

1) “Ó grande dia, em que se confirmará o amor de Deus em mim! Nesse dia, pela primeira vez, entoarei diante do céu e da terra o cântico da insondável misericórdia do Senhor.” – Santa Faustina – (Diário, 825).

2) “Tu, se és apóstolo não hás de morrer. Mudarás de casa, e é só.” – São Josémaria Escrivá – (Caminho, 744).

3) “No entardecer da vida, seremos julgados sobre o amor.” – São João da Cruz.

4) “Não morro, entro na vida.” – Santa Terezinha do Menino Jesus.

5) “A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho.”  –Santo Agostinho – Reflexão sobre a morte.

6) “Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar.”

Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes á tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!” – São Francisco de Assis.

7) Certa vez um criança perguntou a São Padre Pio:

Padre Pio, porque as pessoas boas, geralmente morrem primeiro?
-Minha criança… Quando você vai a um jardim, que flores colhe primeiro? 
-As mais bonitas…” – São Padre Pio de Pietrelcina.

8) “Maria protege todos os seus devotos, em todas as necessidades, mas os protege especialmente na hora da morte.” – São João Bosco

9) “Os três inimigos do homem são: a morte que o surpreende, o tempo que escapa, e o demônio que nos arma seus laços.” – São João Bosco

Nosso Senhor Jesus Cristo afirma:

Eu sou a ressureição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” – São João 11, 25-26