Os 7 pecados capitais e seus demônios

Tempo de Leitura 4 Minutos

Quando falamos nos pecados capitais, tratamos daqueles pecados que podem gerar outros tipos, tanto os veniais quanto mortais.

Os pecados capitais possuem raízes que alimentam e se ligam a outros pecados, a palavra capital, vem de uma palavra latina caput que quer dizer “cabeça, parte superior…”, e assim são os pecados capitais, pois são como a “cabeça da serpente”.

Por isso precisamos combate-los e não somente combater os “pecados filhos“, pois senão atingirmos a sua fonte destruindo suas raizes, eles frutificarão novamente. É por isso que muitas vezes não conseguimos vencer os pecados pois estamos apenas atacando os frutos e não as raizés e suas fontes.

Padre Peter Binsfeld, foi um padre jesuíta, demonologista e teólogo na Idade Média, e após um longo estudo conseguiu associar os demônios a cada pecado capital. Também encontramos algo nesta mesma linha no Tratado do Inferno, escrito por Santa Francisca Romana:

  • Belzebu: Gula
  • Mamon: Avareza
  • Azazel: Ira
  • Lúcifer: Orgulho/Vaidade
  • Asmodeu: Luxúria
  • Leviatã: Inveja
  • Belphegor: Preguiça

Os demônios e os pecados capitais

1 – Belzebu: O seu nome significa “senhor das moscas“, o seu nome provem de “Baal-zebul”, é o responsável pela gula. No Evangelho ele é chamado de chefe dos demônios. (cf. São Mateus 12,22-28).

Santa Francisca Romana diz:

Belzebu pertencia na origem ao coro das Dominações, e agora está estabelecido sobre todos os crimes que gera a idolatria e preside às trevas infernais. Dele vêm as trevas que cegam o espírito dos homens.

2 – Mamon: seu nome vem do aramaico e significa “riqueza”, por isso, é remetido à avareza, aparece em duas passagens São Mateus 6,24 e São Lucas 16,13: “Você não pode servir a Deus e a Mamon”, também traduzido, algumas vezes, como “Você não pode servir a Deus e ao dinheiro”.

Santa Francisca Romana diz:

“[…] Mamon era outrora um espírito que pertencia ao coro dos Tronos, e agora preside os pecados de ganância que inspira o amor ao dinheiro…

3 – Azazel: O Padre Binsfield dizia que esse era o líder de um grupo de demônios que tinham relações sexuais com mulheres mortais. Foi ele quem teria ensinado aos homens como fabricar armas de guerra por isso, está ligado a ira, o seu nome significa “bode emissário”,

Levitico 16,8: “Lançará sorte sobre dois bodes, uma para o Senhor, e outra para Azazel”.

Azazel é o oposto de Cristo, O Cordeiro de Deus sem mancha, que é oferecido em sacrificio para a nossa Redenção.

Por outro lado Sébastien Michaelis, um dos priores da ordem dominicana na França, diz que esse tipo de pecado era causado por Baal-berith, que transformava homens em assassinos.

A referencia a este demônio aparece no livro de Juízes 9, 4, o seu nome é junção de duas palavras: Baal+Berith. Berith é uma palavra de origem hebraica e quer dizer “pacto” ou “aliança”, Baal era um falso deus adorado pelos povos antigos.

4 – Lucifer: o seu nome significa “estrela da manhã“, o profeta Ezequiel 28,14-15 diz: “Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo. Fostes irrepreensível em teu proceder desde o dia em que fostes criado, até que a iniquidade apareceu em ti.”

Santa Francisca Romanda diz:

[…] era no Céu o anjo mais nobre de todos que se revoltaram, e o seu orgulho fez dele o pior de todos os demônios…. esta estabelecido sobre o vício do orgulho…

Para o Padre Binsfield, Lúcifer era o orgulho, já que foi sua soberba causou sua queda e jundo dele a terceira parte do anjo.

No filme “O Advogado do Diabo“, o demônio diz: Vaidade definitivamente o meu pecado favorito!”

5 – Asmodeu: o seu nome significa “espírito de colera“, aparece no livro de Tobias, diz que este demônio matava os maridos de Sara, é o demônio representante do pecado da luxúria. Santa Francisca Romana diz:

“[…] Asmodeu era no Céu um Querubim, agora é o espírito impuro que preside a todos os pecados desonestos…patrocina os pecados de luxúria. Pode-se supor que, os demônios desta hierarquia estão na terra, quando as pessoas se entregam ao vício infame da impureza.”

6 – Leviatã: O Padre Binsfield afirma que este demônio é responsável pela inveja e leva as pessoas a obsessão pelos bens materiais. A Palavra de Deus no Salmo 73,14 diz: “Quebrastes as cabeças do Leviatã, e as destes como pasto aos monstros do mar.”

Assim como na Santa Igreja o Sumo Pontífice é a cabeça, e como todo Papa é uma pessoa, cada um a sua vez é a cabeça da Igreja. De forma semelhante o mal age, podemos ver na história personagens que são como cabeças visíveis e manifestas da iniquidade e do poder de Satanás.

Podemos citar alguns nomes: Antíoco-Epifânio, Nero, Diocleciano, Napoleão, Hitler, Stalin…

Santa Francisca Romana diz a respeito dos tormentos dos detratores:

Cada um deles era entregue a uma víbora de sete cabeças. Falo da forma tomada pelo demônio encarregado de atormentá-lo...”

7 – Belfegor: Belphegor quer dizer “o senhor do fogo“, é considerado o demônio da preguiça, das descobertas, do apodrecimento.

A ação demoníaca, segundo o entendimento comum da teologia é classificada em ação ordinária e extraordinária, e uma das formas que ele mais atua é através da tentação, em 1 Coríntios 10:13, São Paulo nos afirma que não podemos ser tentados acima de nossas forças, então cabe-nos combater o bom combate da fé.

Apocalipse 21:

” 6.Novamente me disse: “Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva. 7.O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8.Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte”.”

“O que lúcifer perdeu por orgulho, Maria ganhou por humildade. O que Eva condenou e perdeu pela desobediência, salvou-o Maria pela obediência. Eva obedecendo a serpente, perdeu consigo todos os seus filhos e os entregou ao poder infernal; Maria por sua perfeita fidelidade a Deus, salvou consigo todos os seus filhos e servos e os consagrou a Deus.”

São Luis Maria Grignion de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem,51.

Salve Maria Imaculada.