Purgatório, 11 Pensamentos Consoladores

Tempo de Leitura 2 Minutos

Dando sequência ao nosso estudo e aprofundamento sobre o purgatório, gostaria de trazer onze pensamentos que São Francisco de Sales nos ensina a respeito desta realidade.

Conforme os ensinos desse grande santo e doutor da Igreja “é preciso tirar mais consolação do que temor do pensamento do Purgatório”.

E este é o nosso objetivo, sobretudo nesse mês de novembro em que a Igreja reserva de forma especial para orarmos pelas almas dos fiéis.

Lembrando que o purgatório é o estado de purificação final reservado para aqueles que morrem na amizade com Deus mas que ainda trazem em suas almas as cicatrizes dos pecados cometidos.

Ensinamentos de São Francisco de Sales á cerca do purgatório:

1 – As almas ali vivem uma contínua união com Deus.

2 – Estão perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer. Se lhes fosse aberto o Paraíso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchadas diante de Deus.

3 – Purificam-se voluntariamente, amorosamente, porque assim o quer Deus.

4 – Querem permanecer na forma que agradar a Deus e por todo o tempo que for da vontade Dele.

5 – São invencíveis na prova e não podem ter um movimento sequer de impaciência, nem cometer qualquer imperfeição.

6 – Amam mais a Deus do que a si próprias, com amor simples, puro e desinteressado.

7 – São consoladas pelos anjos.

8 – Estão certas da sua salvação, com uma esperança inigualável.

9 – As suas amarguras são aliviadas por uma paz profunda.

10 – Se é infernal a dor que sofrem, a caridade derrama-lhes no coração inefável ternura, a caridade que é mais forte do que a morte e mais poderosa que o inferno.

11 – O Purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são chamas de amor.

(Trecho Extraído do livro O Breviário da Confiança, de Mons. Ascânio Brandão, Editora Cléofas, 2013)

Por fim, tenha a certeza meu irmão(ã), que a única porta de saída do purgatório leva-nos para o céu, por isso aproveitemos este tempo de Graça que O Senhor nos dá nesta terra para buscarmos os sacramentos, o jejum, a Santa Eucaristia e a oração, a santidade.

6.Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto. 7.Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente. – Isaías, 55

Vamos orar um pouco?

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Nossa Senhora disse á húngara Elizabete Kindelmann (Movimento Eclesial Chama do Amor): “Quem rezar três Ave Marias com o pedido da Chama de Amor, liberta uma alma do Purgatório. No mês de novembro, uma Ave Maria com o pedido da Chama de Amor liberta dez almas do purgatório”

Ave Maria com o pedido da Chama do Amor: 

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus rogai por nós pecadores e derramais sobre a humanidade inteira as graças eficazes da vossa Chama de Amor, agora e na hora de nossa morte. Amém