Possessão diabólica, quais as causas?

Tempo de Leitura 5 Minutos

Esta semana um amigo me enviou um vídeo de 2013 em que mostra o Papa Francisco realizando um “exorcismo” na Praça de São Pedro, talvez você até já tenha visto esse vídeo na internet, na verdade não houve um exorcismo mas sim uma oração de libertação, mas o fato é que aquele homem sofria da possessão diabólica.

O vídeo me motivou a escrever este artigo sobre a possessão demoníaca e outros fenômenos diabólicos.

Com certeza o tema da possessão diabólica mexe com o imaginário de muita gente, sobretudo por conta dos filmes como o famoso “O Exorcista”, porem alguns por medo ou falta de conhecimento evitam falar sobre o assunto.

Mas primeiro, para falarmos sobre possessão diabólica partimos do principio que se acredite na existência do demônio e na sua ação ordinária e extraordinária no mundo. Lembro que para aqueles que aderem a fé católica crer na existência do demônio não é uma opção, é antes uma verdade de fé.

Satanás ou o Diabo, bem como os demais demônios, são anjos descaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus e a seu desígnio. Sua opção contra Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus.

Catecismo da Igreja Católica, 414

É uma heresia afirmar que o demônio não existe.

“19. Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.”

I São João, 5

Não nos deixeis cair em tentação…

Basicamente existem duas formas de ação diabólica, a ordinária e a extraordinária.

A ação ordinária nada mais é que a tentação. Embora seja negligenciada e diminuída é muito mais perigosa que as demais manifestações. Pois ela pode nos levar a cair no pecado (mortal ou venial) e assim perdermos a nossa salvação, tenha a certeza que o maior intuito de Satanás e seus demônios não é possuir uma pessoa mas sim levá-la ao pecado e usar de todos os meios para condená-la ao inferno.

A todo momento somos tentados, e nem sempre percebemos de inicio que trata-se de armadilha do inimigo, pois somos tentados em nossas fraquezas e feridas interiores.

Saiba, o inimigo sabe bem como explorar essas brechas, a única forma de vencermos é nos mantermos vigilantes na virtude da prudência e oração, São Pedro nos adverte:

“8.Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.”

I São Pedro, 5

Por isso, não brinque com a tentação, não queira ser super-homem, somente Deus pode nos dar a força para vencermos, por si só é fato que cairemos na armadilha.

Por isso não deixe de sempre recorrer ao Sacramento da Confissão.

Mas livrai-nos do Mal

Neste pedido, o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O “diabo” (“diabolos”) é aquele que “se atira no meio” do plano de Deus e de sua “obra de salvação” realizada em Cristo.

Catecismo da Igreja Católica, 2851

Quando falamos em ações extraordinárias do demônio referimo-nos aos fenômenos causados pelos demônios, tais fenômenos não se limitam somente as pessoas como a tentação, mas se estendem á locais, objetos e animais.

Os exorcistas classificam esses fenômenos como: Possessão, Infestação, Vexação e Obsessão.

A Infestação diabólica é o fenômeno sobre lugares, objetos e animais, sim acredite, o demônio pode possuir lugares. Sobretudo quando ele é convidado a entrar por meio de invocações, rituais, consagrações ou cruzamentos.

“12.E os espíritos suplicavam-lhe: “Manda-nos para os porcos, para entrarmos neles”.”

São Marcos, 5

Assim como nossas casas podem ser habitadas pelo Céu e esse é o nosso desejo, o mal procura formas de entrar e se instalar e atrapalhando nossa relação com Deus e com o próximo.

Engana-se quem pensa que o demônio só entre em lugares onde ele seja invocado diretamente através do ocultismo, saiba que simples palavras podem atrai-lo.

Ou seja, é certo que em um ambiente onde reine a mentira, discussões, disputas, falta de perdão, fofoca, xingamentos aquele ambiente se torne um prato cheio para ação do inimigo.

O demônio trabalha sem repouso para perder-te, e tu tanto te descuidas?

Santo Agostinho

É comum que padres sejam chamados para exorcizar e abençoar locais onde costuma-se ver vultos, ouvir ruídos e outros fenômenos estranhos. Mas, muitas vezes o simples fato da família se reconciliar com Deus através dos sacramentos e iniciarem uma vida de oração, renunciando as obras das trevas, seja o suficientes para afastar a presença maligna.

Obsessão & Vexação

A obsessão é quando uma pessoa é alvo de pensamentos obsessivos, constantes e que a pessoa não consegue se desviar, levando muitas vezes ao desespero, pois a todo momento é alvo daquele pensamento, sugestão ou vontade ruim.

Muitos irmãos que passaram por essa situação relatam que ouviam vozes que a todo momento sugeriam algo, infelizmente existem casos extremos que levam ao suicídio por exemplo. Porém é preciso ter cautela no diagnóstico para que não se atribua ao demônio sintomas causados por enfermidades psíquicas.

Por outro lado, na Vexação os ataques se tornam mais intensos, muitos irmãos relatam que sofrem arranhões, mordidas, queimaduras pelo corpo, socos, empurrões dentre outras agressões físicas e mentais, que assustam a pessoa levando-a ao isolamento muitas vezes. O que acaba por desencadear outros problemas.

Segundo o dicionário a palavra vexar significa: fazer ou receber maus-tratos; atormentar(-se), molestar(-se) ou ainda causar vexame ou humilhação a; afrontar, humilhar. E é exatamente isso que o demônio faz com a pessoa vexada, ele procura humilhar e causar vexame sobre ela.

A vexação também pode acontecer em uma área especifica da vida, como saúde, relações afetivas, trabalho…. No caso da saúde a pessoa faz todos os exames, sente dores intensas mas os médicos não encontram uma explicação.

11.Havia ali uma mulher que, havia dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se. 12.Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: “Estás livre da tua doença”. 13.Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus.

São Lucas, 13
Possessão & Exorcismo

E finalmente trataremos de forma bem resumida sobre a possessão diabólica que é o distúrbio mais grave que o demônio pode produzir sobre uma pessoa.

96. o fenômeno pelo qual um espirito maligno reside em um corpo e em determinados momentos pode falar e se mover por meio desse corpo, sem que a pessoa possa evitá-lo. O espirito maligno não reside na alma, permanecendo esta livre e incapaz de ser possuída. Apenas o corpo é suscetível de possessão.

Summa Daemoniaca, Pe. José Antonio Fortea

Pe. Gabriel Amorth explica que uma pessoa possessa pelo demônio não fica o tempo todo em transe, este ocorre em alguns momentos de “estresse espiritual”, como o próprio rito do exorcismo, a Santa Missa e orações de libertação durante um retiro ou grupo de oração pois incomodam o demônio.

Cân. 1172 — Ninguém pode legitimamente exorcizar os possessos, a não ser com licença especial e expressa do Ordinário do lugar. § 2. Esta licença somente seja concedida pelo Ordinário do lugar a um presbítero dotado de piedade, ciência, prudência e integridade de vida.

Código de Direito Canônico.

Lembrando que o exorcismo é um sacramental e que não é contagioso, os irmãos que sofrem desse mal precisam de acolhimento, cuidado e direção.

Primeiramente precisam ser encaminhadas ao pároco, que fará o primeiro discernimento e acompanhamento e ali poderá encaminhar o caso ao exorcista diocesano.

O ideal é que em toda diocese tenha ao menos um exorcista nomeado pelo bispo, mas infelizmente nem sempre é possível.

Infelizmente a grande maioria das pessoas que sofrem esses males, acabam recorrendo as falsas doutrinas e as seitas o que agrava a situação e somente depois de algum tempo batendo de porta em porta chegam a um grupo de oração ou paróquia que saiba como ajudar aquela pessoa.

Mas e as causas?

Após esta pequena introdução chegamos a resposta da pergunta que está no titulo desse artigo. Mas também vimos que existem outras ações diabólicas além da possessão.

Mas, de forma muito resumida, as maiores causas para a possessão diabólica são:

  • Pacto feito com o demônio;
  • Ocultismo, seitas e culto ao demônio;
  • Maldições;
  • Malefícios (feitiços, magia-negra, bruxaria, macumba);
  • Dentre outros…

Deixarei abaixo, um vídeo do exorcista Pe. Duarte Lara, recomendo que assista é bem curtinho mas muito rico.

Leia também: Cura Interior, o toque de Deus na alma