Quando o sofrimento bater a sua porta.

Tempo de Leitura 4 Minutos

O sofrimento faz parte da nossa vida, neste mundo enfrentamos a todo tempo as tempestades, os desafios, as tristezas, desilusões, medos, angústias, decepções, perdas, dentre tantas outras contrariedades que muitas vezes nos fazem perder o chão.

Diante dessas situações cada um reage de forma diferente, é comum que a maioria das pessoas não entendam as nossas dores pois é algo muito pessoal.

Somente quem sofreu e sofre sabe o quanto dói não é verdade? 

Todos nós já passamos ou passaremos por momentos difíceis em nossas vidas, crentes e não crentes, pobres ou ricos, adultos e crianças…

A cada momento uma tempestade diferente nos atinge e nos desafia, algumas nos devastam por dentro deixando marcas profundas em nossa alma. Destruindo coisas que pareciam inabaláveis, outras ainda nos ensinam que não somos tão fortes o quanto achávamos não é mesmo?

Fugir do sofrimento não é uma opção para nós

Quando o sofrimento bater a sua porta fugir não será uma opção, pois ele chega e não respeita planos, sonhos, sentimentos e nem mesmo a nossa fé. Por isso quando ele chegar receba-o mesmo que em lágrimas mas peça ajuda ao Senhor Jesus para que Ele lhe dê sabedoria durante esse tempo, pois saiba será passageiro, a Palavra de Deus nos diz no livro de Eclesiastes 3:

1. Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu: 2. tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. 4.Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de gemer e tempo de dançar.

Mas talvez você se pergunte, como se manter de pé diante de cada dor e sofrimento?

Diante das inconstâncias da vida, aprender a confiar em Deus é e sempre será um exercício eficaz, prova a nossa fé e nos dá sustento na batalha nos ensinando a depender do Senhor.

Por isso tenha calma, é um processo que se realiza aos poucos, muitos santos também passaram por isso mas na perseverança descobriram a chave que vence todas as batalhas: A confiança em Deus.

Certa vez Santa Catarina de Sena pergunto a Jesus:

Onde estavas, meu Jesus, durante esta tempestade?

E Jesus respondeu a ela:

Eu estava no meio do teu coração!

Qual o caminho a seguir?

Só conheço duas formas de atravessar uma situação dolorosa:

A primeira e mais dolorosa é a via sem Deus porque sem Ele as nossas esperanças se vão, não há estímulos nem ânimo de dias melhores, nos vemos sozinhos mesmo as vezes cercados de pessoas, mas por estarmos longe do Senhor vamos afundando e tentando resolver as coisas por si só,  acabamos abrindo portas para coisas que “enganam a dor” mas não resolve, causam uma sensação de prazer momentâneo e um remorso avassalador na sequencia.

Quantas pessoas conhecemos que caíram em uma situação de vicio após viverem um momento de perda?

A segunda maneira de atravessarmos uma tempestade é tendo a certeza que Jesus está no nosso barco ainda que dormindo, saiba Ele é poderoso para aquietar todas as tempestades, não importa o tamanho, por isso quando o sofrimento chegar não fique com ele sozinho convide o Senhor para estar ao seu lado e da sua família.

Abraçar a cruz com Cristo, pois a Cruz é o local da ação extraordinária de Deus, creia nisso, é o local onde a Misericórdia de Deus se encontra com a nossa miséria humana.

Creia, o Céu está ao seu favor neste combate

Peça a intercessão de Nossa Senhora, pois Ela intercederá para que aja um milagre assim como fez nas Bodas de Caná. 

Quando faltou o vinho naquela festa de casamento Nossa Senhora intercedeu, pare um pouco e pense comigo, se Ela intercedeu para que houvesse vinho em uma festa de casamento quanto mais Ela intercederá por sua vida, por sua família?

-Você é precioso(a) para Deus!

Nossa Senhora sempre traz consigo seu Filho Jesus Nosso Senhor, chame por Ela, Nossa Senhora das Dores soube transformar as dores os sofrimentos em fortaleza.

Maria Santíssima esteve de pé diante da Cruz, os santos souberam transformar os sofrimentos em combustível para serem mais de Deus. 

O sofrimento tem o poder de nos aproximar do Senhor e em alguns casos nos afastar Dele por conta da nossa revolta.

Oração para entregar-se a vontade de Deus

Gostaria de te convidar a fazermos um exercício de oração junto comigo, você aceita?

Primeiro recorde todas as situações que te fazem sofrer e traga-as a presença do Senhor em oração.

Senhor Jesus, meu Deus, Pai Santo, eu preciso da Sua Graça sobre a minha vida, preciso do seu toque curador e libertador, me ajude Senhor!

(conte para Ele as situações que tem feito você sofrer…).

Senhor me ensine a confiar, e depender somente de ti, a abraçar a cruz contigo, por isso entrego-me em Suas Mãos Poderosas e submeto as minhas vontades a Tua Santa Vontade.

Faz a Tua vontade em minha vida Senhor,

Me ensine a colher os frutos desse sofrimento para avançar na fé, esperança e amor.

Mãe Santíssima cuida de mim e cobre-me com Seu Manto Sagrado, embala-me como fizestes com o Menino Jesus, toma-me em Teu colo de Mãe.

Vinde Espirito Santo e aviva-me, dai-me a Força necessária para vencer.

Sozinho eu sei que não consigo mas contigo tudo é possível Senhor.

Jesus eu Confio em Vós (repetir 3x)

Obrigado Pai por ouvir a minha oração,

Amém!

Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. – Romanos, 8,18

Leia também: Não entregue a sua alma a tristeza