Quem inventou o presépio?

Tempo de Leitura 4 Minutos

A palavra presépio vem do latim praesaepium e faz referencia ao local onde o gado é guardado (curral ou estábulo), mas é impossível ouvirmos essa palavra, e não lembrarmos da cena do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo em Belém. E é exatamente isso que é o presépio, a representação em forma de uma pequena construção daquela cena narrada no Evangelho.

“6.Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 7.E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8.Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. 9.Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. 10.O anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: 11.hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12.Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura”.”

São Lucas 2

Conta a história que no ano de 1223 (século XIII) São Francisco de Assis inspirado pelo Espirito Santo fez uma pregação sobre o nascimento de Jesus em uma gruta na Itália, e ali fez uma representação do Nascimento de Cristo, levou consigo a imagem do Menino Jesus, colocou-o em uma manjedoura, e também trouxe um boi e um jumento vivos para enriquecer de detalhes aquele momento.

Vale lembrar que naquela época a Igreja não permitia representações litúrgicas nas paróquias mas São Francisco conseguiu a autorização pois a causa era nobre.

No Brasil, a primeira vez que o presépio foi representado foi no ano de 1552 aos índios e colonos portugueses por iniciativa do São José de Anchieta.

O Presépio e suas Figuras

Nossa Senhora foi aquela quem melhor recebeu o Senhor, ela o recebeu em seu ventre e o Menino Deus foi sendo gerado dentro dela, penso que Nossa Senhora sentia os “chutinhos” de Jesus e como toda boa mãe Ela já amava aquela criança em seu ventre com todas as suas forças, os santos nos ensinam que se nós queremos bem receber o Senhor é preciso aprendermos com Maria Santíssima.

“Maria soube transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns paninhos pobres e uma montanha de ternura”

Papa Francisco

São José, a Bíblia fala pouco sobre ele, mas quando faz referencia o chama de “homem justo“, este homem santo teve coragem para acolher o plano de Deus em seu coração, foi o provedor de Jesus. dando-lhe um lar e um nome que havia sido revelado pelo Arcanjo, ensinou uma profissão ao Menino Deus (carpinteiro) e deu-lhe segurança de pai, como diz São João Paulo II, São José é o Guardião do Redentor.

O Menino Jesus na Manjedoura, Jesus é o Filho de Deus encarnado, Emanuel “Deus Conosco“. tão simples e tão pequeno se fez, para que nós homens possamos subir até Ele, como nos ensina Santo Antonio de Pádua “Ele veio para ti para poderes ir a Ele!”. Ele sendo Deus se fez frágil, vulnerável e dependente de cuidados de uma mãe e um pai, disposto a sofrer por cada um de nós, Jesus na Manjedoura nos ensina a simplicidade, desprendimento e obediência.

São José e Nossa Senhora prepararam aquela manjedoura que representa o meu e o seu coração, o local onde o Senhor Jesus deseja nascer e fazer morada, quanta palha ainda existe dentro de nós e que precisam serem queimadas e consumidas pelo Fogo do Amor de Deus.

“Disse o Menino Jesus a São Jerônimo: ‘neste Natal, dá-me o melhor presente; dá-me teus pecados”

Diz ainda São Francisco de Sales:

“A manjedoura é um trono mais esplendoroso que o de Salomão”

Por isso meu irmão e minha irmã, não tenha medo de entregar o seu coração ao Menino Jesus, como nos ensina Santa Teresinha do Menino Jesus:

Ah, tu sabes, amo-te Menino Jesus, o Espírito de Amor inflama-me com o Seu fogo. É amando-Te que eu atraio o Pai

Santa Teresinha do Menino Jesus

O Anjo, é o mensageiro de Deus, aquele que traz a mensagem do Altíssimo aos homens, são mestres em adoração e cantam Glórias a Deus no mais alto dos Céus. Em toda a narrativa do nascimento de Jesus vemos a sua presença poderosa.

Os pastores e os magos, os pastores representam aquele o povo sofrido que aguardavam o nascimento do salvador e viram Nele a esperança nascer e ali o adoraram. Hoje também o Senhor deseja nascer em meio a tantas realidades que dividem o povo de Deus e as familias.

Os magos vieram de longe para adorar o Senhor e isso mostra que diante do nome de Jesus todo Joelho se dobra no céu na terra e nos infernos. Conheciam astronomia, medicina e matemática, mas se dobraram diante do Rei dos Reis, porque Ele é a Sabedoria Encarnada.

563. Pastor ou mago, ninguém pode atingir a Deus neste mundo senão ajoelhando diante do presépio de Belém e adorando-O oculto na fraqueza duma criança.

Catecismo da Igreja Católica (CIC)

Os animais, o Papa Emérito Bento XVI diz que: “O boi e o jumento, no presépio, representam incompreensões da humanidade de Deus na pobreza”.

A estrela de Belém representa a Luz de Deus em meio as trevas:

“1.O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.”

Isaías, 9

Como Será o seu Natal?

Leia também: Família projeto divino

Créditos da Imagem: Natal vetor criado por freepik – br.freepik.com