Santa Missa, alivio eficaz para alma

Tempo de Leitura 3 Minutos

A Santa Missa é o ápice da vida eclesial, nela todos os outros sacramentos e ministérios estão enraizados, de fato a Eucaristia é a fonte e o coração de todo patrimônio espiritual da Santa Igreja,

Conforme o parágrafo 1326 do C.IC, a Celebração Eucarística antecipa o céu para nós. É o próprio Cristo na pessoa do sacerdote quem celebra e nos une a esta realidade.

Sendo assim, podemos afirmar que a Missa une o céu a terra. Nos une com todos os Santos e Anjos do Céu e juntos celebramos o Senhor dizendo: “Santo, Santo, Santo é o Senhor…”.

É dogma de fé, professamos no Credo: “Creio na comunhão dos Santos…

O Pão Vivo descido do céu vem até nós para nos alimentar e fortificar a nossa alma, na Santa Missa estamos ligados com todos os fiéis que estão no céu, isso é, os santos, mas também com aqueles que estão no purgatório.

A comunhão dos Santos estende-se também ao Céu e ao Purgatório ?

Sim, a comunhão dos Santos estende-se também ao Céu e ao Purgatório, porque a caridade une as três igrejas (triunfante, padecente e militante); e os Santos rogam a Deus por nós e pelas almas do Purgatório, e nós damos honra e glória aos Santos, e podemos aliviar as almas do Purgatório, aplicando, em sufrágio delas, Missas, esmolas, indulgências e outras boas obras.

Catecismo, São Pio X, 222

Santa Missa, vinculo perfeito do amor

Antes de morrer, em seu leito de morte Santa Mônica faz um pedido ao seu filho Santo Agostinho::

— Meu filho, logo não tereis mãe. Quando eu não estiver mais neste mundo, rezai pela minha alma, não vos esqueçais daquela que tanto vos amou. No Sacrifício do Cordeiro sem mancha, recomendai minha alma a Deus.

Livro: Tenhamos compaixão das pobres almas! – Mons. Ascânio Brandão

Santo Agostinho jamais esqueceu de sua mãe, afinal ela foi a sua grande intercessora, ela o gerou em seu ventre e em suas orações, e não desistiu enquanto não viu a conversão de seu, filho.

Em suas orações Agostinho sempre pedia por sua mãe, de fato fora obediente ao pedido dela e constantemente oferecia-lhe Santas Missas por sua alma,

“Deus de misericórdia, dizia ele, perdoai à minha mãe e não entreis em juízo com ela. Lembrai-vos de que antes de deixar este vale de lágrimas, não pediu para os seus restos mortais funerais pomposos, mas somente que vossos ministros se lembrassem dela no Altar do Divino Sacrifício”

Livro: Tenhamos compaixão das pobres almas! – Mons. Ascânio Brandão

A Santa Missa é o tesouro das almas, tanto daqueles que peregrinam nessa caminhada rumo ao céu, quanto para os que estão sendo purificados no purgatório e os santos que já contemplam a Glória de Deus.

Diante do altar, começaram a sair umas sombras de pessoas de cor cinza que levantavam as mãos para cima. Disse a Virgem Santíssima: “São as almas do Purgatório que estão á espera de vossas orações para se refrescarem. Não deixeis de rezar por elas. Pedem por vós, mas não podem pedir por elas mesmas, sois vós que deveis pedir por elas para ajudá-las a sair para encontrarem-se com Deus e Dele gozar eternamente”.

Livro: A Santa Missa, Testemunho de Catalina.

Padre Pio e as almas do Purgatório

Padre Pio não perdia oportunidade de interceder em favor das almas do purgatório, seja durante a Missa ou em outros momentos de oração.

É preciso reconhecer que as almas do purgatório não eram indiferentes a tais orações. Conta-se que o santo via mais almas do Purgatório em San Giovanni Rotondo do que gente viva, pois elas pediam-lhe socorro em oração, e eram muitas.

Segundo contado por dois frades da ordem, certa vez eles viram o São Padre Pio levantar-se da mesa durante o almoço e sair andando em direção ao portão de entrada do convento, curiosos seguiram-no.

Quando ali chegaram, viram que o padre parou e começou a conversar com alguém, mas eles não viam ninguém, até acharam que o santo estava com alguma confusão mental.

Espantados questionaram com quem ele estava conversando e para a surpresa deles o Padre explicou com um sorriso em seus lábios:

– Oh, não se preocupem! Estou falando com algumas almas que, no seu caminho do purgatório ao céu, pararam aqui para me agradecer porque esta manhã lembrei-me delas durante a Santa Missa.

Livro :“Padre Pio: O mistério do Deus próximo”

É de estremecer não é verdade?

Que a partir de hoje possamos viver a Santa Missa de forma intensa e santa pois na Nela adentramos o Céu, pense nisso meu irmão(ã). Pergunte-se:

-Como estou participando do Santo Sacrifício da Missa?

Que a paixão de Cristo esteja sempre esculpida na tua mente e no teu coração!” – São Pe. Pio de Pietrelcina.

Veja também esse vídeo dos nossos irmãos do Instituto Hesed:

Leia também: Purgatório, uma invenção da Igreja Católica?