São João Paulo II rogai por nós!

Tempo de Leitura 3 Minutos

Celebramos hoje São João Paulo II, este grande santo dos nossos dias que muitos de nós tivemos a graça de ver e ouvir, lembro-me quando criança ainda vê-lo pela TV, e o quanto a sua imagem mexia como meu coração, mesmo não entendendo sabia de alguma forma que aquele homem era diferente dos demais, um santo, um homem de Deus. Karol Wojtyla nasceu em 18 de Maio de 1920 em Wadowice – Polônia já em 1942 entrou para o seminário de Cracóvia de forma clandestina por conta da invasão comunista que aconteceu na Polônia, invasão esta que causou grande estrago e sofrimento ao povo polonês.

São João Paulo foi forjado neste contexto de sofrimento e perseguição, como nos diz a Palavra de Deus em Eclesiástico 2:

“1.Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; 2.humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,* 3.sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. 4.Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. 5.Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.”

Quando lemos essa passagem é possível identificarmos como São João Paulo II viveu de forma autentica a Palavra de Deus, mesmo diante das perseguições que ele e seu povo enfrentaram não perdeu a esperança e se tornou um Apóstolo da Esperança, estima-se que seis milhões de poloneses foram mortos durante este período de perseguição e conflito, primeiro por parte dos soviéticos e em seguida pelo regime comunista.  

Totus Tuus Marie (Todo Teu Maria)

Este era o lema episcopal de São João Paulo II, lema este tirado do Tratado da Verdadeira Devoção a Virgem Maria de São Luís Maria Grignion de Montfort, livro que São João Paulo tinha grande apreço.

Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura deste livro, no qual “encontrei a resposta às minhas perplexidades” devidas ao receio que o culto a Maria, “dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo”. Sob a orientação sábia de São Luís Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste

FonteVatican.VA

Bendizemos a Deus pela vida de São João Paulo II e como ele queremos nos entregar totalmente a Jesus pelas Mãos de Maria Santíssima.

Oração a São João Paulo II – (Cardeal Angelo Comastri)

Ó São João Paulo, da janela do céu, dá-nos a tua bênção! Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo, para levar Jesus a todos e todos a Jesus!

Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão. Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na terra.

Abençoa as famílias, abençoa cada família! Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a terra.

São João Paulo, com a tua intercessão, protege as famílias e cada vida que nasce dentro da família.

Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças. Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz.

Ó São João Paulo, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós a bênção de Deus!

Amém.