São José, rogai por nós!

Tempo de Leitura 3 Minutos

Da vida de São José nada consta de extraordinário. Tudo simples. Não foi um taumaturgo, não fez milagres em vida, não profetizou, não consta fenômeno algum, a seu respeito, da natureza daqueles que, à leitura da vida de alguns santos, arrebatam-nos a admiração.

O milagre maior do Santo Patriarca foi o do seu abandono e conformidade à Vontade de Deus. Que modelo de paciência! Pensa em abandonar a Esposa após a encarnação do Verbo. É avisado pelo Anjo e sem demora obedece.

Nasce Jesus na pobre manjedoura, e ali está São José, cheio de amor e confiança, adorando o Verbo feito Homem. Que paciência ante os desprezos de Belém, quando procurava uma hospedagem! O Anjo de novo o avisa. Foge para o Egito com Maria e o Deus pequenino. Sofre no exílio privações, insultos e mil reveses.

Sempre paciente, abandonado e confiante. Recebe nova ordem do Céu. Volta para Nazaré e ali vive no silêncio, na simplicidade, na mais profunda humildade, a vida comum de um operário pobre. Morre nos braços de Jesus e Maria.

Vida tão simples!

A virtude heroica de São José foi o abandono, que é a perfeição do amor. O coração de São José foi, por certo, o coração de um serafim, todo abrasado de Amor Divino. E como o abandono é o fruto mais belo do Amor, pode-se imaginar qual seria a vida de confiança e abandono de São José!

Fonte: O Breviário da Confiança(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 90)

O que os santos dizem sobre São José?

“Depois de Jesus e de Maria, amai São José”São João Bosco.

São José, guarda fiel e providente dos maiores tesouros do Pai eterno: o Filho de Deus e a Virgem Maria.” São Bernardino de Sena.

“Sejam devotos de São José, que pode muito.”Santa Teresa de Jesus.

Deus concedeu aos demais Santos o serem protetores numa necessidade especial; mas a São José concedeu o ser protetor universal.” – Santo Afonso Maria de Ligório.

Quisera subir à mais alta montanha para gritar a todos: Ide a São José! Jamais recorri a ele em vão.” – Santa Teresa de Jesus.

São José, que passou a vida na obscuridade é o modelo da santidade interior.”São João Bosco.

São José, Pai de Cristo, é também teu Pai e teu Senhor. – Recorre a ele.” – São Josemaria Escrivá.

“São José pediu que eu tivesse incessante devoção a Ele. Ele mesmo me disse que eu rezasse diariamente três orações e uma vez o ‘Lembrai-vos’. (…) Prometeu-me a sua especial ajuda e proteção. Todos os dias rezo essas orações pedidas e sinto a Sua especial proteção”. [Diário de Santa Faustina 1203].

“São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo”São João Paulo II.

“O Senhor descobriu nele um segundo David, a quem pôde confiar, com toda a segurança, os seus desígnios mais secretos. Revelou-lhe, como a outro David, os mistérios da sua sabedoria e deu-lhe a conhecer aquilo que nenhum dos grandes deste mundo conhecia”.São Bernardo.

Oração:

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis. Vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Santa Família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José do Perpétuo Socorro, rogai por nós que recorremos a vós.

Amém“.

Leia também: Coroa das 7 dores de São José