São Padre Pio, rogai por nós!

Tempo de Leitura 6 Minutos

São Padre Pio nasceu no dia 25 de Maio de 1887 em Pietrelcina, uma cidade no sudoeste da Itália, seu nome de batismo é Francesco Forgione, por sinal ele foi batizado um dia após do seu nascimento, na Igreja de Santa Maria dos Anjos pelo pároco Don Nicolantonio.

O nome Francesco vem da grande devoção sua que mãe Maria Giuseppa tinha a São Francisco de Assis.

No mesmo ano de seu nascimento, Marie Françoise-Thérèse Martin á nossa Santa Teresinha do Menino Jesus, com 15 anos visitava a Itália e pedia a Benção ao Papa Leão XIII para sua entrada no Carmelo de Lisieux. No mesmo mês de maio (08), a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia era solenemente coroada, e em em 17 de junho Gema Galgani fazia a sua primeira comunhão.

O menino Francesco tinha a saúde frágil mas muito disposto, todas as noites ao voltar da fazenda com sua família paravam na Igreja e recitavam o Ângelus, contudo levavam uma vida simples.

Desde cedo se tornou intimo de seu Anjo da Guarda, ao qual ela chama de “companheiro de minha infância“.

Padre Eusébio que foi quem auxiliou São Padre Pio de 1961 á 1965, conta no livro “Os Anjos da Guarda e o Pe. Pio:

“Ele (o anjo da guarda) iniciou o seu trabalho cedo, quando o Padre Pio ainda era menino. Ele tomou o semblante de outra criança e se fez visível para ele. Padre Pio passou a chamar o seu Anjo da Guarda de “o companheiro de minha infância.

Por outro lado, tratou também o demônio em perseguir o menino, que por vezes chorava muito a noite pois apareceriam figuras monstruosas em seu quarto, e este foi apenas o inicio dos intensos combates, que travaria ao longo de sua vida contra aquele que ele mesmo chamou de “Barba Azul” .

Combate espiritual

“… O Barba Azul não quer ser derrotado.” Ele chegou a mim assumindo todas as formas. Durante vários dias, vem visitar-me com seus espíritos infernais armados com bastões de ferros e pedras. O pior é que eles vêm com os seus próprios semblantes. Várias vezes eles me tiraram da cama e me arrastaram pelo quarto. Mas Jesus, Nossa Senhora, o Anjo da Guarda, São José e São Francisco estão frequentemente comigo.”

Fonte: Padre Pio da Pietrelcina: Epistolario I° (1910-1922) a cura di Melchiorre da Pobladura e Alessandro da Ripabottoni – Edizioni “Padre Pio da Pietrelcina” Convento S.Maria delle Grazie San Giovanni Rotondo – FG.

O demônio também tentava atrapalhar a comunicação entre São Pio e o Pe. Agostinho que era o seu diretor espiritual, tentando fazê-lo desviar das direções espirituais e tirar-lhe do caminho do Senhor.

Quando eu recebi a sua carta, recentemente, e antes que eu a abrisse, aqueles miseráveis disseram-me para rasgá-la ou jogá-la no fogo. Se eu fizesse isso eles se retirariam por bem e não me importunariam mais. Eu me mantive em silêncio sem dar-lhes nenhuma resposta, enquanto em meu coração tentava despistá-los.

Eles então completaram:

Nós queremos isso somente, como condição de nossa retirada. Se você, assim o fizer, não estará desobedecendo a ninguém.

Eu respondi que nada me faria mudar de ideia e eles se atiraram sobre mim como se fossem um bando de tigres famintos.

Cartas I, nº. 115 – Livro: “Envie-me seu Anjo da Guarda” – Frei Alessio Parente, O.F.M. Cap.

Padre Pio e os exorcistas

Os combates eram tão intensos e tamanho era o incômodo que São Padre Pio causava aos demônios que certa vez um demônio gritou pela boca de um possesso:

Padre Pio você nos dá mais preocupação que São Miguel”

“Padre Pio, não aliene as almas de nós e nós não o molestaremos”

Embora São Padre Pio não tenha sido delegado exorcista pelo bispo, devido sua santidade os demônios o temiam, conforme afirma o padre exorcista Piero Catalano, discípulo espiritual do Pe. Gabriele Amorth, considerado um dos maiores exorcistas do mundo.

De acordo com o testemunho do sacerdote, muitas vezes São Pio se faz presente durante as celebrações dos exorcismos, a ponto do possesso revelar medo e fazer afirmações como “O homem da barba está aqui!“. O exorcista então pergunta: “E por acaso ele se chama São Pio de Pietrelcina?“. O possuído responde sem nomeá-lo: “Não! Ele se chama Francesco Forgione“.

O próprio Padre Gabriel Amorth acompanhou durante 26 anos o Padre Pio, de 1942 á 1968 encontrava-se regularmente com ele em San Giovanni Rotondo, tanto que destinou um livro chamado Padre Pio. Breve Historia De Um Santo para contar a história do santo.

Sendo assim, nós leigos também podemos e devemos pedir a intercessão de São Padre Pio, sobretudo nos momentos de combate espiritual que enfrentamos. –Fica Comigo Senhor!

A Santa Missa é todo o Calvário!

“Veja que fama ele alcançou! Que clientela mundial reuniu em torno de si! Mas por quê? Por que era um filósofo? Por que era um sábio? Por que dispunha de meios? Não, mas porque rezava a Missa humildemente, confessava de manhã à noite; era, difícil de dizer, representante estampado dos estigmas de Jesus. Era um homem de oração e de sofrimento.”

Papa Paulo VI

Como todos os santos, São Padre Pio tinha grande amor e respeito pela Santa Missa e afirmava que durante a Missa vivemos a Paixão de Cristo. Ele mesmo vivia a Santa Missa de forma devota pois tinha de forma clara e sobrenatural o seu real sentido, além de sentir na própria pele a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas e nós, como estamos vivendo a Santa Missa?

A Missa é Cristo no Calvário, com Maria e João aos pés da cruz, e os anjos em permanente adoração… Choremos de amor e de adoração nessa contemplação!

Abaixo um pequeno trecho de “Assim Falou o Padre Pio”:

Senhor Padre, ama o Sacrifício da Missa? Sim, porque Ela regenera o mundo.

Que glória dá a Deus a Missa? Uma glória infinita.

Que devemos fazer durante a Missa? Compadecer-nos e amar.

Senhor Padre, como devemos assistir à Santa Missa? Como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu S. João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz.

O que é que devo procurar na sua Santa Missa? Todo o Calvário.

Senhor Padre, diga-me tudo o que sofre durante a Santa Missa. Sofro tudo o que Jesus sofreu na sua Paixão, embora sem proporção, só o que pode fazê-lo uma criatura humana. E isto apesar de cada uma de minhas faltas e só por Sua bondade.

Em que momento da Missa é que sofre mais? Na Consagração e na Comunhão.

Senhor Padre, porque é que chora quase sempre que lê o Evangelho na Missa? A nós parece-nos que não tem importância que um Deus fale às suas criaturas e elas O contradigam e O ofendam continuamente com a sua ingratidão e incredulidade.

Senhor Padre, porque é que chora no Ofertório? Queres saber o segredo? Pois bem: porque é o momento em que a alma se separa das coisas profanas.

A Santíssima Virgem assiste à sua Missa? Julgas que a Mãe não se interessa pelo seu Filho?

E os Anjos? Em multidões.

Senhor Padre, quem é que está mais perto do Altar? Todo o Paraíso.

Fonte: in Tradition Catolica, nº 141, nov. 98 citando “Assim Falou o Padre Pio” (S. Giovanni Rotondo, Foggia, Itália, 1974) com o Imprimatur de D. Fanton, Bispo Auxiliar de Vicenza.

Coroinha ao Sagrado Coração de Jesus

São Padre Pio tinha uma vida de oração de alto nível, além de todas as práticas espirituais ainda rezava todos os dias esta pequena oração por aqueles que pediam sua ajuda. Muitos irmãos receberam grandes graças a partir desta simples oração feita com fé.

Vamos rezar juntos?

I. Ó meu Jesus que dissestes: “Em verdade eu vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e vos será aberto!”, eu bato, procuro e peço a graça…

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós.

II. Ó meu Jesus que dissestes: “Em verdade eu vos digo, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá!”, ao vosso Pai, em vosso nome, eu peço a graça…

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós

III. Ó meu Jesus que dissestes: “Em verdade eu vos digo, passará o Céu e a Terra, mas minhas palavras não passarão!”, apoiado na infalibilidade de vossas palavras, eu peço a graça…

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós.

Ó Sagrado Coração de Jesus, a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, pobres pecadores, e concedei-nos as graças que vos pedimos, por meio do Imaculado Coração de Maria, vossa e nossa terna Mãe.

São José, Amigo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.

Rezar uma Salve Rainha.

“Padre Pio é um daqueles homens extraordinários que Deus envia de vez em quando à terra para converter os homens”.

Papa Bento XV

Sobre o aborto:

“O dia em que as pessoas perderem o horror pelo aborto será o dia mais terrível para a humanidade. O aborto não é apenas um homicídio, é também um suicídio. Não deveríamos ter a coragem de manifestar nossa fé diante daqueles que cometem dois crimes em um só ato?”.

São Padre Pio

São Padre Pio, rogai por nós!