Sexta-feira 13 preciso ter medo?

Tempo de Leitura 3 Minutos

Muito se fala sobre a sexta-feira 13 mas na prática, o cristão precisa temê-la? A resposta clara e direta é: -Não! Não precisamos temer! Porem precisamos ficar atentos.

A verdade é que todo esse simbolismo e marketing em volta da sexta-feira 13 não passam de pura superstição, e engano de satanás, como diz  o papa emérito Bento XVIquando a fé diminui, aumenta a superstição”.

O primeiro mandamento proíbe prestar honra a outros afora o único Senhor que se revelou a seu povo. Proscreve a superstição e a irreligião. A superstição representa de certo modo um excesso perverso da religião; a irreligião é um vicio oposto por deficiência á virtude da religião

Catecismo da Igreja Católica, 2110

Mas e se um gato preto atravessar no meu caminho, terei azar? Não meu irmão(ã) pode ficar tranquilo(a) pois o gato preto não tem poder algum de trazer azar, muito menos o número 13 é amaldiçoado como dizem por ai.

Cremos no nome que está acima de todos os nomes: Jesus Cristo!

“10 Ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. 11.E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor”

Filipenses 2

O termo superstição vem do latimsuperstitio, que indica alguma coisa que se sobrepõe à outra, invertendo o sentido original.

A grande verdade é que de forma disfarçada existe uma estratégia diabólica para esvaziar o sentido de tudo aquilo que é belo e santo.

A sexta-feira sempre foi um dia penitencial para nós católicos, pois, foi exatamente numa sexta-feira que nosso Senhor Jesus Cristo se entregou na Cruz por nós.

Ocultismo e Sexta-feira 13

Pelo contrário, em um mundo paganizado como o nosso, coisas como a sexta-feira 13 ganham força sobretudo com os mais jovens.

Muitas vezes levados pela força da mídia, e dos filmes são animados por curiosidade a adentrarem no desconhecido.

O grande risco é que muitos acabam caindo na armadilha do inimigo que é o ocultismo e adentram no “território do inimigo”.

O professor de História e Estudos Religiosos Richard Kyle da Universidade de Tabor, Kansas nos EUA nos dá uma definição sobre o ocultismo:

Primeiro, o ocultismo é misterioso, vai além do alcance do conhecimento comum. Segundo, é secreto e comunicado apenas para os iniciados. Terceiro, o oculto se refere ao mágico, à astrologia e a outras supostas ciências que alegam o conhecimento do secreto, do misterioso ou do sobrenatural”.

O Pe. Gabriel Amorth grande exorcista de Roma, falecido em 16 de setembro de 2016 diz mais:

Em outros termos, o ocultismo é um grande “guarda-chuvas”, sob o qual se abrigam todas as sequelas da adoração a satanás, tendo como objetivo conquistar benefícios. As mais significativas formas de ocultismo são: magia, astrologia, cartomancia e espiritismo

Livro: O Exorcista explica o mal e suas armadilhas, Ed. Petra 2016.

Todavia, a internet está recheada de sites e canais do Youtube que ensinam fórmulas de consagração ao príncipe das trevas, magias, feitiços, invocação de espíritos malignos e desafios.

Definitivamente, não é preciso procurar muito para encontrar, porem mesmo que feito de brincadeira ou como desafio, em muitos casos poderá levar a possessão diabólica ou sérios distúrbios diabólicos.

O que devemos fazer neste dia?

Sobretudo, a resposta é muito simples, a Santa Igreja nos dá o caminho seguro:

Cân. 1249 – Todos os fiéis, cada qual a seu modo, estão obrigados por lei divina a fazer penitência; mas, para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitenciais, em que os fiéis se dediquem de modo especial à oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo ainda mais fielmente as próprias obrigações e observando principalmente o jejum e a abstinência, de acordo com os cânones seguintes.

Cân. 1250 – Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas feiras do ano e o tempo da quaresma.

Cân. 1251 – Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Código de Direito Canônico

Logo, para nós católicos a sexta-feira 13 será um dia de intensificarmos a oração e buscarmos a intimidade com Deus como em todas as outras sextas-feiras do ano.

Oração do Escudo do Sagrado Coração de Jesus

Alto! Detenha-te, demônio; detenha-se toda maldade, todo perigo, todo desastre. Detenham-se todos os assaltos, todas as balas de bandidos, todas as tentações. Detenha-se todo inimigo, toda enfermidade, e detenham-se nossas paixões desordenadas, pois o Sagrado Coração de Jesus está comigo!

Alto! O coração de Jesus está Comigo. Venha a nós o Vosso Reino (3X),

Créditos da imagem: Pinterest