Você conhece á Medalha Milagrosa?

Tempo de Leitura 5 Minutos

Nossa Senhora aparece a Santa Catarina Labouré em 27 de novembro de 1830 ainda quando ela era uma noviça e nos deixa esse sacramental poderoso contras as pestes que é a Medalha Milagrosa.

“Uma Senhora de mediana estatura, de rosto muito belo e formoso… Estava de pé, com um vestido de seda, cor de branco-aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul, que descia até os pésAs mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas.

A Santíssima Virgem disse-me: ‘Eis o símbolo das Graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem …’ Formou-se então, em volta de Nossa Senhora, um quadro oval, em que se liam, em letras de ouro, estas palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós”

Depois disso o quadro que eu via virou-se, e eu vi no seu reverso: a letra M, tendo uma cruz na parte de cima, com um traço na base. Por baixo: o Sagrado Coração de Jesus e o Sagrado Coração de Maria. O de Jesus, cercado por uma coroa de espinhos em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas.

Ao mesmo tempo, ouvi distintamente a voz da Senhora, a dizer-me: ‘Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram, com devoção, hão de receber muitas graças”.

Os sinais contidos na Medalha

Na parte frontal da Medalha Milagrosa encontramos a imagem de de Nossa Senhora esmagando a cabeça da serpente que tenta perder o mundo inteiro pois sabe que pouco tempo lhe resta. O globo terrestre representa a realeza e autoridade de Maria Santíssima, Ela é a Rainha do Céu e da terra.

“15.Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

Gênesis,3

As estrelas em volta da medalha:

As dozes estrelas, fazem referencia aos doze apóstolos em volta de Cristo e de Nossa Senhora a Rainha dos Apóstolos, Ela é a Mulher do Apocalipse vista por São João na ilha de Patmos.

“1.Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.*”

Apocalipse 12,

Os anéis e os raios em suas mãos

Santa Cataria relata que nos dedos de Nossa Senhora haviam anéis e raios que saiam de suas Mãos Puríssimas. Encontramos várias referencias sobre o sentido do anel na própria Bíblia, e encontramos um indicativo de dignidade, realeza e/ou autoridade.

“42.E o faraó, tirando o anel de sua mão, pôs na mão de José; e o fez revestir-se de vestes de linho fino e meteu-lhe ao pescoço um colar de ouro.”

Gênesis, 41

Veja também:

“2. Tirando seu anel, que tinha retomado de Amã, o rei o presenteou a Mardoqueu, que foi colocado por Ester à frente da casa de Amã.

Ester, 8

Os raios representam as muitas Graças derramadas sobre nós pois Nossa Senhora é a Medianeira de todas as Graças, e assim como Ela intercedeu pelo primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná Ela continua a interceder por toda a humanidade, basta que peçamos a Sua poderosa intercessão.

23. Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as graças e chamou-as Maria…

24. Deus Filho comunicou a sua Mãe tudo que adquiriu por sua vida e morte: seus méritos infinitos e suas virtudes admiráveis. Fê-la tesoureira de tudo que seu Pai lhe deu em herança…

25. Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que ele possui. Deste modo ela distribui seus dons e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é concedido aos homens, que não passe por suas mãos virginais…

Tratado da Verdadeira Devoção á Virgem Maria, São Luiz M. G. de Montfort

A Imaculada Conceição

Embora o dogma da Imaculada Conceição tenha sido proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX, 24 anos antes em 1830 Nossa Senhora já havia revelado este titulo á Santa Catarina Labouré, naquela época a expressão “concebida sem pecado ainda não era conhecida como dogma de fé, o que prova autenticidade desta aparição, tanto que encontramos essa expressão na parte da frente em torno da Virgem Santíssima.

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós”.

Mas tarde Nossa Senhora também apareceu a Santa Bernadete em Lurdes, o fato é que quando a santa pergunta: “Quem sois Senhora?” Ela respondeu: “-Eu sou a Imaculada Conceição! confirmando assim o titulo proclamado pelo Papa em 8 de dezembro de 1854.

Na parte de trás da Medalha encontramos a letra “M” que simboliza o próprio nome de Maria Santíssima e a sua maternidade espiritual, perceba que a letra “M” está sustentada por um “-“ travessão e a Cruz “+” representando o calvário.

Alguns estudiosos dizem ainda que este travessão na verdade é a letra “I” fazendo referencia ao nome de Jesus Ieshuá”.

“25.Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe”

São João, 19
Sagrado Coração de Jesus, Imaculado Coração de Maria

O coração coroado de espinhos é o Sagrado Coração de Jesus, revelado pelo próprio Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque em 27 de dezembro de 1673, que não por acaso também é utilizado como escudo contras as pestes “-Alto o Coração de Jesus está comigo!“. Este coração que queima de amor por cada um de nós.

O coração transpassado pela espada é o Coração Imaculado de Maria, este coração transpassado pela dor da perda de seu filho, e que ainda sofre pela humanidade e nos chama a conversão e nos voltarmos ao seu Filho Jesus.

“34.Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35.a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpas­sa­rá a tua alma”.*”

São Lucas, 2

Peçamos neste dia a intercessão de Nossa Senhora das Graças sobre todas as nossas necessidades, sobre todo o mundo para que Ela esmague a cabeça da serpente.

Oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Graças

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, do poder ilimitado que vos deu o vosso Divino Filho sobre o seu coração adorável. Cheio de confiança na vossa intercessão, venho implorar o vosso auxílio. Tendes, em vossas mãos, a fonte de todas as graças que brotam do coração amantíssimo de Jesus Cristo; abri-a em meu favor, concedendo-me a graça que ardentemente vos peço. Não quero ser o único por vós rejeitado, sois minha Mãe, sois a soberana do coração de vosso Divino Filho.

Sim, ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra; lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, aos que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida. Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam, e dai a todos o conforto, a esperança e a paz! Atendei, pois, à minha humilde súplica e alcançai-me as graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa!

Amém.

Confira a história de Stª Catarina de Labouré nesse lindo filme produzido pela Canção Nova:

Se você gostou desse artigo compartilhe com sua família.

Salve Maria Imaculada!

Leia também: Quem é esta que avança como aurora?