Você conhece a Melodia de Nossa Senhora de Guadalupe?

Tempo de Leitura 4 Minutos

Neste 12 de dezembro comemoraremos o dia de Nossa Senhora de Guadalupe a padroeira da América Latina. Conta a história que Nossa Senhora apareceu a várias vezes á San Juan Diego, um índio asteca na colina de Tepeyac em 1531, e ali Ela pediu que fosse construída uma igreja.

Por prudência, o bispo local não acreditou de imediato em San Juan Diego e pediu um sinal concreto de que a Virgem Santíssima realmente estava aparecendo naquela colina.

Sem respostas, ao voltar para o campo, Nossa Senhora aparece novamente a Juan Diego, e ele conta a Ela sobre o ocorrido com o bispo.

Milagres de Nossa Senhora de Guadalupe

Maria Santíssima com seu jeito de Mãe, sorri para ele e pede para que suba o monte e encha seu poncho com flores. Detalhe, era inverno e a neve cobria os campos. Naquela época seria impossível colher flores naquela região do México e Juan Diego sabia disso, mas confiando na palavra da Virgem ele sobre o monte.

Chegando no alto do monte em meio à neve, ele encontrou uma grande quantidade de belas flores e apanhou-as enchendo seu poncho e foi correndo levá-las ao Bispo.

Após ser recebido pelo bispo, San Juan Diego abre o seu poncho e as flores caem no chão, este foi o primeiro sinal pois como seria possível colher aquelas flores em pleno inverno?

Porem o bispo não acreditou, mas para o espanto de todos os presentes, ao olharem novamente para o poncho de Juan Diego onde as flores foram trazidas, ali estava estampada a imagem de Nossa Senhora como que uma fotografia instantânea.

Desse momento em diante todos acreditaram que era mesmo Nossa Senhora quem havia aparecido naquela colina, e o fato tornou-se conhecido.

Estudos sobre o poncho de San Juan Diego

Estudos científicos realizados sobre o poncho de San Juan Diego, demonstram que na pintura da imagem de Guadalupe não foram utilizados materiais existentes na natureza nem fabricados pelo homem.

Richard Kuhn, prêmio Nobel de química, descobriu que a imagem não possui corantes e que após 470 anos (idade da imagem no ato do estudo) continuam com seu brilho. O pano de um poncho não costuma durar mais do que 20 anos pois começa a se desfazer, no entanto isso não acontece com o poncho do milagre, que já dura quase 500 anos. E além disso, não existe esboço ou marcas de pincel na pintura, é como se ela tivesse sido impressa no tecido o que não seria possível naquela época.

Nos olhos da Virgem Santíssima dentro da Iris e da pupila, existe como que o reflexo da cena, onde vemos o índio na presença do bispo e das testemunhas.

O engenheiro peruano José Aste Tonsmman em janeiro de 2001, revelou este resultado após uma pesquisa de 20 anos, este estudo também contou com a ajuda da NASA.

Afirma José Aste que, ampliando a imagem dos olhos da imagem 2,500 vezes é possível ver 13 pessoas, crianças, mulheres, o Bispo e o próprio índio Juan Diego, no momento da entrega do poncho ao Bispo como se fosse uma fotografia real do exato momento.

A melodia de Nossa Senhora de Guadalupe

Guadalupe

A imagem de Nossa de Guadalupe possui muitos sinais visiveis da presença de Deus. O matemático Fernando Ojeda fez uma descoberta onde tomando as flores e estrelas na imagem como se fossem notas musicais é possível extrair uma melodia.

“Os estudos anteriores realizados na imagem da Virgem de Guadalupe mostram que as estrelas do manto são as constelações do céu no momento da sua aparição, assim como a posição de Júpiter naquela manhã e a simetria das flores do manto guadalupano representam proporcionalmente as principais colinas e vulcões da orografia do México; se toda a imagem guarda a proporção áurea, então tem simetria perfeita, por isso, tem música“,

Fernando Ojeda.

Pe. Chávez afirma que repetiram o experimento com cópias da imagem dos séculos XVI e XVII, “nas quais as estrelas e as flores estão a critério do pintor”, ou seja mãos humanas reproduziram aquelas obras, mas a única coisa que obtiveram foram “ruídos, não harmonia”. Existem mistérios que estão reservamos somente a Deus e por mais que o homem tente reproduzir não conseguirá.

Somente com a original sai a harmonia perfeita e atualmente já tem um arranjo sinfônico. É verdade, surge música da imagem da Virgem de Guadalupe”,

Pe. Eduardo Chávez é cônego da Basílica de Guadalupe e diretor do Instituto Superior de Estudos Guadalupanos, foi o postulador da causa de canonização de São Juan Diego e é um dos maiores especialistas na aparição de Nossa Senhora de Guadalupe.

Ficou curioso para ouvir a melodia né? Deixaremos abaixo o link do vídeo contendo a melodia original.

Veja abaixo de forma resumida o que significa cada parte da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe:

Guadalupe

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

Peçamos a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe nesse momento decisivo da história da humanidade.

Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas,
Tu és nossa mãe compassiva,
Curai nossas penas,
Nossas misérias e dores,
Acolhei-nos no aconchego do Teu manto,
Escutai mãe as nossas preces.

(Faça o seu pedido com fé)

Amparai os doentes e desempregados,
Abençoai nossas casas e as nossas famílias,
Protegei nossos filhos,
Livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo,
Guardai nossos lares,
Escondendo-os dos olhos dos maus,
Que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor,
Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade,
Que Vosso bendito nome, ó Mãe querida,
Seja sempre lembrado com muita devoção,
Que a palavra de Deus seja sempre meditada,
E seguida todos os dias da nossa vida.
Que a nossa obediência a Teu Filho Jesus,
Exale tal qual rosa um perfume de santidade. Amém.

Leia também: Acaso não sabeis que eu sou da Imaculada?

Créditos da imagem: Franciscanas.org